Como se preparar para o vestibular da FUVEST 2025?

Compartilhe

Como se preparar para o vestibular da FUVEST 2025? Algumas dicas podem fazer toda a diferença na sua preparação para qualquer vestibular. Assim, revisitar provas anteriores e treinar muita redação faz parte desse processo.

A FUVEST, abreviação de Fundação Universitária para o Vestibular, é uma instituição responsável pela organização do vestibular da Universidade de São Paulo (USP), uma das mais prestigiadas universidades do Brasil.

Além disso, o vestibular da FUVEST é reconhecido por sua abrangência e rigor, abordando uma variedade de disciplinas e exigindo um alto nível de conhecimento dos candidatos.

Assim, é uma das principais formas de acesso aos cursos de graduação da USP e atrai milhares de estudantes todos os anos.

Então, se você quer mandar bem e entender como se preparar para o vestibular da FUVEST 2025 continue com o CRIA. Boa leitura.

5 dicas de como se preparar para o vestibular da FUVEST:

Uma vez que milhares de concorrem anualmente a vagas na Universidade de São Paulo (USP), é essencial implementar métodos de estudo eficientes e manter um foco constante nos objetivos.

Assim, para ajudá-lo nesse processo, reunimos cinco conselhos importantes que podem mudar sua preparação, desde como organizar seus estudos até fazer exercícios regulares.

Você também pode se interessar por:

1. Conheça a estrutura da prova:

Os candidatos que desejam ingressar na Universidade de São Paulo (USP) devem ter uma preparação cuidadosa devido à complexidade da prova. Assim, a FUVEST avalia os conhecimentos gerais e a capacidade de interpretação e argumentação dos estudantes em duas fases.

Na primeira fase, os alunos fazem uma prova de múltipla escolha com noventa questões que incluem tópicos do ensino médio, como Inglês, Português, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia e questões interdisciplinares.

Já a segunda etapa é composta por questões dissertativas e requer que os candidatos demonstrem uma compreensão profunda do conteúdo.

Além disso, a prova envolve a redação, o qual é um dos momentos mais importantes porque avalia a capacidade de argumentar.

2. Leia o Manual do Candidato:

O manual do candidato fornece detalhes sobre a estrutura das provas, o conteúdo exigido e os critérios de correção, ajudando a orientar melhor seus estudos.

Além disso, lendo o manual ajudará você a evitar imprevistos e garantir que você cumpra todos os requisitos necessários para uma participação tranquila e eficaz.

4. Leia as obras solicitadas:

A leitura das obras solicitadas pode ser mais um desafio na rotina de estudos de qualquer candidato. Entretanto, ter essa bagagem de conhecimento pode permitir maior repertório sociocultural, principalmente na hora de escrever a redação.

Assim, a familiaridade com os textos literários necessários não apenas melhora a capacidade de análise crítica, mas também facilita a localização de referências e intertextualidades, essenciais para produzir uma redação de alta qualidade.

Além disso, as questões colocadas nas provas podem ser inspiradas nas obras literárias, tornando-se uma ferramenta essencial para compreender com propriedade e criatividade as nuances dos temas discutidos.

5. Treine muito a redação:

A redação de qualquer vestibular precisa de uma boa preparação. Assim, a melhor maneira de estar bem preparado é treinar e muito a redação da FUVEST.

Esse desenvolvimento contínuo de habilidades de escrita, a familiarização com temas possíveis e a análise criteriosa de textos deve fazer parte da rotina do estudante.

O ideal é escrever pelo menos uma redação com todas as instruções que o vestibular estabelece. Então, opte por sempre utilizar o gênero textual dissertação-argumentativa.

Uma dica importante é analisar os temas das redações da FUVEST em anos anteriores para identificar padrões e compreender o tipo de abordagem esperado. Nesse sentido, isso também permite que você se familiarize com o estilo da prova e com os tópicos mais recorrentes.

Você também pode se interessar por:

Calendário vestibular FUVEST 2025

Milhares de candidatos concorrem ao vestibular FUVEST, um dos mais aguardados e difíceis do país. As datas importantes do processo seletivo devem ser lembradas para se destacar nessa concorrência.

Então, veja o que acontece desde a inscrição até a aplicação da prova:

Agosto

  • 19 de Agosto de 2024 — às 12:00: divulgação do resultado do recurso ao resultado da redução de taxa de inscrição (área do candidato).
  • 19 de Agosto de 2024 — a partir das 12:00: divulgação do Guia de Provas.
  • 19 de Agosto de 2024 — às 12:00: início do período de inscrição para o vestibular.

Outubro

  • 8 de Outubro de 2024 — às 12:00: fim do período de inscrição para o vestibular.
  • 8 de Outubro de 2024: data-limite para pagamento da taxa de inscrição.

Novembro

  • 1º de Novembro de 2024: divulgação dos locais de prova da 1ª Fase.
  • 17 de Novembro de 2024 — às 13:00: Prova da 1ª Fase: Conhecimentos Gerais.

Dezembro

  • 2 de Dezembro de 2024: divulgação dos locais de prova da 2ª Fase e da lista de convocados para a 2ª Fase.
  • 9 a 12 de Dezembro de 2024: provas de Competências Específicas — Música (São Paulo e Ribeirão Preto).
  • 15 de Dezembro de 2024 — às 13:00: provas da 2ª Fase (Português e Redação).
  • 16 de Dezembro de 2024 — às 13:00: provas da 2ª Fase (disciplinas específicas conforme a carreira escolhida).

Janeiro

  • 6 a 10 de Janeiro de 2025: provas de Competências Específicas (Artes Cênicas — São Paulo).
  • 9 de Janeiro de 2025: provas de Competências Específicas (Artes Visuais — São Paulo).
  • 24 de Janeiro de 2025: divulgação da 1ª Chamada.

Leituras para o vestibular FUVEST 2025

Para se preparar para o vestibular da FUVEST, você deve dar muita atenção às leituras obrigatórias. A cada ano, a banca examinadora seleciona obras cujos títulos são essenciais para a compreensão do conteúdo literário exigido no exame.

Além de serem clássicos da literatura, essas obras oferecem uma ampla gama de temas e estilos, essenciais para a formação crítica e analítica dos candidatos.

Então, confira a seguir as leituras para o vestibular FUVEST 2025:

  • Marília de Dirceu — Tomás Antônio Gonzaga
  • Quincas Borba — Machado de Assis
  • Os ratos — Dyonélio Machado
  • Alguma Poesia — Carlos Drummond de Andrade
  • A Ilustre Casa de Ramires — Eça de Queirós
  • Nós matamos o cão tinhoso! — Luís Bernardo Honwana
  • Água Funda — Ruth Guimarães
  • Romanceiro da Inconfidência — Cecília Meireles
  • Dois irmãos – Milton Hatoum

Como se preparar para fazer o ENEM 2024?

Agora que você já sabe como se preparar para o vestibular da FUVEST, o CRIA pode ser a ferramenta ideal para esse processo. Mas o que é o CRIA?

O CRIA é um corretor de redação por inteligência artificial que utiliza modelos de aprendizado de máquina gerados por meio de redações escritas por alunos reais e corrigidas por professores.

Além disso, o CRIA realiza previsões de notas por competência, análise de contexto na introdução, previsão de defesa de tese, previsão de fuga ao tema, previsão de intervenção, uso de parônimas e homônimas, etc.

Mas o que o CRIA faz por você?

  • Análise instantânea da redação;
  • Simulação da sua nota do ENEM por competência;
  • Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
  • Traz correções detalhadas por competência;
  • Histórico de progresso;
  • Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
  • Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
  • Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.

Vamos começar? Então acesse aqui.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes