Qual IA corrige redação? Existem várias inteligências artificiais desenvolvidas para a correção de redações, cada uma com suas características e objetivos específicos. Entre essas ferramentas, o CRIA se destaca como uma solução eficaz para os estudos.
Inicialmente motivo de polêmicas, o computador foi visto como um inimigo antes de ser reconhecido como um aliado. Quando os computadores começaram a ser introduzidos em diversos setores, incluindo a educação, muitas pessoas temiam que eles substituíssem o trabalho humano e desumanizassem processos essenciais.
Assim, tanto professores quanto alunos receavam que a máquina tornasse a educação mais impessoal e mecânica, prejudicando a interação humana e a qualidade do ensino.
Entretanto, computadores, tecnologias e Inteligência Artificial podem ser utilizadas como aliadas no processo educacional, oferecendo uma série de vantagens que podem transformar a maneira como ensinamos e aprendemos.
Quer entender melhor sobre qual IA corrige redação e como funciona o CRIA? Continue conosco e boa leitura.
Qual IA corrige redação?
O CRIA (Corretor de Redação por Inteligência Artificial) é uma IA capaz de corrigir textos de forma eficaz e eficiente. Além disso, o CRIA oferece correções rápidas e detalhadas baseadas nas cinco competências do ENEM, com análise instantânea de texto, identificação de erros e simulação de nota, entre outras funcionalidades.
Você também pode se interessar por:
- Qual a melhor plataforma de correção de redação?
- Site que corrige redação grátis.
- Análise de redação pré-vestibular online grátis.
Como é feita a correção do CRIA?
O CRIA (Corretor de Redação Inteligente Automatizado) utiliza inteligência artificial para corrigir redações de forma precisa e eficiente, seguindo as competências do ENEM e os parâmetros utilizados em vestibulares.
O processo envolve várias etapas, detalhadas a seguir:
Previsões de Notas por Competência:
O CRIA avalia a redação com base nas cinco competências do ENEM, atribuindo uma nota para cada uma delas. Então, essas competências incluem:
- Domínio da norma culta da língua escrita.
- Compreensão da proposta de redação.
- Seleção e organização das informações.
- Construção da argumentação.
- Elaboração de uma proposta de intervenção.
Análise de contexto na Introdução:
O sistema verifica se a introdução contextualiza adequadamente o tema proposto, apresentando uma tese clara que guiará o desenvolvimento do texto.
Previsão de Defesa de Tese:
A IA analisa a defesa da tese ao longo da redação, verificando se os argumentos são consistentes, relevantes e bem estruturados.
Previsão de Fuga ao Tema:
O CRIA identifica possíveis desvios do tema central da redação, penalizando a nota se o texto não se mantiver fiel à proposta inicial.
Previsão de Intervenção:
No caso do ENEM, o corretor verifica se a redação apresenta uma proposta de intervenção clara, detalhada e viável, que respeite os direitos humanos.
Uso de Parônimas e Homônimas:
O sistema detecta o uso correto ou incorreto de palavras parônimas (parecidas na forma) e homônimas (iguais na forma, mas com significados diferentes), avaliando a precisão lexical do candidato.
Como a inteligência artificial está mudando a educação?
O significativo avanço tecnológico abre possibilidades para uma era em que a Inteligência Artificial (IA) está transformando a sociedade, e essas mudanças estão se tornando cada vez mais evidentes.
Sistemas de localização, plataformas de streaming de entretenimento, bots em canais de atendimento, redes sociais e smartphones são apenas alguns exemplos onde podemos notar sua influência.
Além disso, a tecnologia também tem provocado grandes mudanças na economia, com a automatização de serviços, automação industrial, transações eletrônicas e comunicação, entre outros.
No entanto, apesar do impacto dessas transformações na nossa sociedade, as atividades educacionais continuam incorporando a tecnologia de maneira lenta.
Você pode se interessar:
Dados sobre IA na educação:
A pesquisa Inteligência Artificial na Educação: Survey define a inteligência artificial como a representação em software dos processos mentais usados na aprendizagem de humanos.
De acordo com Bates, as tentativas de replicar o processo de ensino utilizando a Inteligência Artificial (IA) começaram por volta da década de 1980, inicialmente aplicadas no ensino da aritmética.
Assim, alguns exemplos de aplicação de IA na educação incluem: aprendizagem adaptativa, tutores inteligentes, ferramentas de diagnóstico, sistemas de recomendação, classificação de estilos de aprendizagem, mundos virtuais, gamificação e mineração de dados aplicada à educação.
Conheça o corretor de redação por inteligência artificial CRIA
Agora que você já sabe qual IA corrige redação, o CRIA pode ser a ferramenta ideal para esse processo. Mas o que é o CRIA?
O CRIA é um corretor de redação por inteligência artificial que utiliza modelos de aprendizado de máquina gerados por meio de redações escritas por alunos reais e corrigidas por professores.
Além disso, o CRIA realiza previsões de notas por competência, análise de contexto na introdução, previsão de defesa de tese, previsão de fuga ao tema, previsão de intervenção, uso de parônimas e homônimas, etc.
Mas o que o CRIA faz por você?
- Análise instantânea da redação;
- Simulação da sua nota do ENEM por competência;
- Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
- Traz correções detalhadas por competência;
- Histórico de progresso;
- Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
- Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
- Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.
Vamos começar? Então acesse aqui.
Esse artigo foi útil?
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.
Vamos melhorar este post.
Como podemos melhorar esse post?