Proposta de intervenção do ENEM: como fazer?

Compartilhe

Um dos elementos da conclusão é a proposta de intervenção do ENEM. É por meio dela que o candidato vai propor uma solução à frase-tema do ENEM. Veja como produzir uma proposta de intervenção e conquistar o corretor do seu texto.

Fazer uma proposta de intervenção coerente bem provavelmente garantirá a pontuação máxima nessa competência. Garantir que todos os argumentos sejam arrematados no final e ainda propor uma solução, é cumprir com os requisitos solicitados.

É muito comum ter dúvidas sobre como fazer uma redação do zero, então o CRIA preparou esse conteúdo completo. Entenda como funciona a proposta de intervenção do ENEM e veja seus elementos.

Estrutura da Proposta de Intervenção do ENEM

Entender a estrutura da proposta de intervenção é fundamental para garantir uma redação nota 1000 no ENEM. A proposta deve apresentar uma solução completa, viável e coerente com o tema.

Então, veja a seguir os elementos essenciais da proposta de intervenção do ENEM:

Ação:

A ação é o que será feito para solucionar ou amenizar o problema apresentado na proposta de redação. Assim, trata-se da medida prática que precisa ser implementada para transformar a realidade discutida no texto.

Agente:

O agente é quem vai realizar a ação proposta. Pode ser um órgão governamental, uma instituição pública ou privada, organizações não governamentais, escolas ou a própria sociedade civil. Então, é essencial que o agente seja compatível com a solução sugerida.

Meio ou Modo:

O meio (ou modo) corresponde à forma como a ação será colocada em prática. Como essa proposta será executada na realidade? Pode envolver campanhas, leis, projetos sociais, parcerias, entre outros mecanismos de implementação.

Detalhamento:

O detalhamento aprofunda a proposta, explicando como o agente atuará, quais etapas ou estratégias serão adotadas e trazendo especificações que tornam a intervenção mais concreta e plausível. É o momento de reforçar a viabilidade da proposta.

Finalidade:

A finalidade da proposta de intervenção é o resultado esperado com a sua implementação. Em outras palavras, é o efeito positivo que se espera alcançar na sociedade, como a diminuição de um problema ou a promoção de melhorias sociais.

Você também pode se interessar por:

Proposta de Intervenção do ENEM: quem deve ser o agente?

Na proposta de intervenção do ENEM, é fundamental indicar quem será o responsável por executar a ação proposta — esse é o papel do agente. No entanto, o agente precisa fazer sentido dentro do contexto do tema abordado na redação.

Por exemplo, na prova do ENEM de 2019, o tema foi: “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. Nesse caso, o mais adequado seria sugerir uma política pública de caráter cultural e econômico, cabendo a órgãos como o Ministério da Cultura ou secretarias municipais de cultura.

Apontar agentes como a família ou até mesmo o Ministério da Fazenda, nesse contexto, não seria coerente com a proposta.

Para não errar na escolha do agente, uma dica prática é usar o acrônimo GOMIFES, que representa os principais possíveis agentes sociais:

  • Governo
  • ONGs
  • Mídia
  • Iniciativas Privadas
  • Família
  • Escola
  • Sociedade

Com os GOMIFES, fica mais fácil lembrar quem pode ser responsável por cada tipo de intervenção e garantir mais consistência à sua redação no ENEM.

Exemplos de intervenção do ENEM com nota máxima

Para entender como aplicar corretamente os elementos da proposta de intervenção do ENEM, nada melhor do que analisar exemplos que alcançaram a nota máxima.

A seguir, você confere modelos bem elaborados das redações de 2021 e 2020, que se destacaram pela clareza, coerência e detalhamento das soluções apresentadas.

ENEM 2021 – “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil” – Fernanda Quaresma

“Portanto, ao entender que a falta de cidadania gerada pela invisibilidade do não registro está diretamente ligada à exclusão social, é tempo de combater esse grave problema. Assim, cabe ao Poder Executivo Federal, mais especificamente o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, ampliar o acesso aos cartórios de registro civil. Tal ação deverá ocorrer por meio da implantação de um Projeto Nacional de Incentivo à Identidade Civil, o qual irá articular, junto aos gestores dos municípios brasileiros, campanhas, divulgadas pela mídia socialmente engajada, que expliquem sobre a importância do registro oficial para garantia da cidadania, além de instruções para realizar o processo, a fim de mitigar as desigualdades geradas pela falta dessa documentação. Afinal, assim como os meninos em “Vidas secas”, toda a população merece ter a garantia e o reconhecimento do seu nome e identidade.”

Então, de maneira mais detalhada:

  • Ação: combater a exclusão social que os indivíduos sem registro de nascimento enfrentam.
  • Agente: Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
  • Meio ou modo: implantação de um Projeto Nacional de Incentivo à Identidade Civil.
  • Detalhamento: “o qual irá articular, junto aos gestores dos municípios brasileiros, campanhas, divulgadas pela mídia socialmente engajada, que expliquem sobre a importância do registro oficial para garantia da cidadania, além de instruções para realizar o processo”.
  • Finalidade: “mitigar as desigualdades geradas pela falta dessa documentação”.

ENEM 2020 – O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira – (Isabella Gadelha)

“Portanto, faz-se imprescindível que a mídia – instrumento de ampla abrangência – informe a sociedade a respeito dessas doenças e sobre como conviver com pessoas portadoras, por meio de comerciais periódicos nas redes sociais e debates televisivos, a fim de formar cidadãos informados. Paralelamente, o Estado – principal promotor da harmonia social – deve promover a representatividade de pessoas com transtornos mentais nas artes, por intermédio de incentivos monetários para produzir obras sobre o tema, com o fato de amenizar o problema. Assim, o corpo civil será mais educado e os estigmas contra indivíduos com patologias mentais não serão uma realidade do Brasil.”

  • Ação: informar a sociedade a respeito dessas doenças e sobre como conviver com pessoas portadoras.
  • Agente: mídia e o Estado.
  • Meio ou modo: “por intermédio de incentivos monetários para produzir obras sobre o tema”
  • Detalhamento: “deve promover a representatividade de pessoas com transtornos mentais nas artes, por intermédio de incentivos monetários para produzir obras sobre o tema, com o fato de amenizar o problema.”
  • Finalidade: informar os cidadãos sobre o assunto.

Conte com o CRIA para alcançar a nota 1000 na redação do ENEM!  

Agora que você já entendeu como fazer a proposta de intervenção do ENEM, conte com o CRIA para corrigir a sua redação. Mas o que é o CRIA

Projetado para auxiliar professores e estudantes no processo de produção textual, o CRIA não apenas corrige textos, mas oferece devolutivas personalizadas, sugestões de melhoria e estimula a autonomia dos alunos. 

Além disso, o CRIA realiza previsões de notas por competência, análise de contexto na introdução, previsão de defesa de tese, previsão de fuga ao tema, previsão de intervenção, uso de parônimas e homônimas, etc. 

Mas o que o CRIA faz por você? 

  • Análise instantânea da redação. 
  • Simulação da sua nota do ENEM por competência. 
  • Identificação de desvios, todos marcados no seu texto. 
  • Traz correções detalhadas por competência. 
  • Histórico de progresso. 
  • Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo. 
  • Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens. 
  • Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles. 

Vamos começar? Então acesse aqui. 

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 8

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

Proposta de intervenção do ENEM: como fazer?

Compartilhe
Mais recentes

Para alunos
pré-vestibular

Receba dicas gratuitas que transformam notas em aprovação. Com o CRIA você aprimora sua habilidade
de escrita e redação rapidamente.

Para instituições
de ensino

Potencialize os resultados dos seus alunos na redação dos principais vestibulares do Brasil. Com a inteligência artificial do CRIA, você otimiza análises e correções facilmente.

© 2022- CRIA. Todos os direitos reservados. CNPJ 07.879.742/0001-88.

Botão Personalizado

Para alunos
pré-vestibular

Receba dicas gratuitas que transformam notas em aprovação. Com o CRIA você aprimora sua habilidade de escrita e redação rapidamente.

Para instituições
de ensino

Potencialize os resultados dos seus alunos na redação do ENEM. Conte com a inteligência artificial do CRIA para otimizar análises e correções facilmente.

© 2022-2025 CRIA. Todos os direitos reservados. CNPJ 07.879.742/0001-88.