CRIA logo

O que acontece se passar das 30 linhas da redação?

Compartilhe

O ENEM determina um limite máximo de linhas em sua redação, mas você sabe o que acontece se você ultrapassar? Descubra aqui!

Já parou para pensar o que acontece se passar das 30 linhas da redação? Essa pode ser uma dúvida comum entre os candidatos que ultrapassam os limites estabelecidos pelo ENEM ou outras provas vestibulares.

Cada vez mais os estudantes estão se esforçando para obter bons resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que se tornou o principal meio acesso à universidade. Assim, a redação do ENEM possui um grande peso na nota final.

Considerando o crescimento do ENEM e o peso da nota da redação, aprender e dominar o tipo textual dissertativo-argumentativo, exigido na prova dissertativa, tornou-se uma grande urgência para os estudantes.

Mas e se as suas ideias não couberem em 30 linhas? Com tantas exigências, pode parecer impossível escrever uma redação com essa limitação. Entretanto, as consequências para isso devem ser consideradas.

Assim, o CRIA te responde o que acontece se passar das 30 linhas da redação. Continue conosco e boa leitura.

o que acontece se passar das 30 linhas da redacao
Não sabe o que acontece se passar das 30 linha da redação? Certifique-se de que cada parte contribui para o desenvolvimento do seu argumento – Foto: Pexels.

O que acontece se passar das 30 linhas da redação?

Segundo o INEP, 129.827 participantes tiveram seus textos anulados no ENEM 2022, enquanto apenas 32 redações conseguiram a nota máxima (1000). Esses números parecem alarmantes, certo?

A verdade é que existem muitas maneiras de zerar uma redação no ENEM. Entretanto, somente ultrapassar algumas linhas do limite máximo não levará a nota zero.

Assim, o texto escrito fora das linhas destinadas para redação será ignorado, ou seja, não avaliado pela banca corretora. Então, se apenas poucas palavras estiverem ultrapassando, provavelmente não terá um grande impacto no resultado.

Entretanto, se a redação estiver inconclusiva, sem fechamento ou que não seja possível a sua compreensão sem esse excedente, será altamente impactada.

Você também pode se interessar por:

Qual o número ideal de linhas para cada parágrafo?

Ter um planejamento do que será escrito, ou seja, um projeto de texto, é uma boa saída para evitar esse erro. Assim, esquematize as informações que serão inseridas em sua redação.

Além disso, seguir algumas dicas como número de linhas para cada um dos parágrafos é essencial, sendo a organização ideal:

Introdução: 1 parágrafo com cerca de 6 linhas;
Desenvolvimento: 2 parágrafos com cerca de 7 linhas cada;
Conclusão: 1 parágrafo com cerca de 6 linhas.

Dicas para não ultrapassar as 30 linhas da redação:

  1. Evite redundâncias: certifique-se de que cada linha contribui para o desenvolvimento do seu argumento. Assim, evite repetições desnecessárias.
  2. Use frases diretas: opte por frases curtas e diretas para evitar redundâncias e melhorar a clareza.
  3. Evite detalhes excessivos: não se aprofunde em detalhes irrelevantes. Então, mantenha-se focado nos pontos essenciais.
  4. Escolha palavras-chave: utilize palavras-chave que transmitam com precisão suas ideias, maximizando o impacto em um espaço limitado.
  5. Cuidado com a coesão: garanta que as transições entre as ideias sejam suaves para manter a fluidez da redação.

Quantas linhas a redação do ENEM deve ter?

Segundo a cartilha de orientações do INEP, o candidato precisa apresentar pelo menos 8 linhas para não zerar a redação.

Entretanto, pergunte-se: 8 linhas são suficientes para apresentar o tema, repertórios, argumentos, conclusão, e etc? Parece impossível, certo?

Assim, o ideal é que a redação tenha pelo menos 20 linhas, mas grande parte das redações nota máxima utilizam todo o espaço disponível.

Aprimore sua escrita com o CRIA

Agora que você já sabe o que acontece se passar das 30 linhas da redação, o CRIA pode ser a ferramenta ideal para esse processo. Mas o que é o CRIA?

Projetado para ser um corretor de redações baseado em inteligência artificial e processamento de linguagem natural, o CRIA é uma ferramenta útil e simples de utilizar.

Assim, ele utiliza modelos de aprendizado de máquina gerados por meio de redações escritas por alunos reais e corrigidas por professores.

Através do modelo, o CRIA realiza previsões de notas por competência, análise de contexto na introdução, previsão de defesa de tese, previsão de fuga ao tema, previsão de intervenção, uso de parônimas e homônimas, etc.

Quais são as funcionalidades do CRIA?

  • Análise instantânea da redação;
  • Simulação da sua nota do ENEM por competência;
  • Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
  • Traz correções detalhadas por competência;
  • Histórico de progresso;
  • Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
  • Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
  • Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.
O CRIA, uma ferramenta de correção de redações com inteligência artificial, te ajuda a praticar para o ENEM — Vídeo: Reprodução.

Qual o passo a passo para utilizar o CRIA?

Após escolher o plano, seu acesso à plataforma será liberado. Então, você pode escolher um tema disponível no site ou enviar outro tema desejado.

Em seguida, escreva o texto na área indica e submeta para correção. Em até 2 minutos sua redação do ENEM estará corrigida conforme as 5 competências do ENEM.

Por fim, após realizar as correções indicadas, atualize a análise para obter um novo resultado.

inteligencia artificial para corrigir redacao
CRIA: corretor de redação por inteligência artificial — Foto: CRIA.

Acompanhe seu progresso

Após enviar as redações, é possível acessar outra ferramenta disponível para os alunos do CRIA: o gráfico com histórico de pontuação.

Assim, por meio dele, é possível visualizar de maneira clara as competências que precisam de mais atenção.

grafico de correcao de redacao interativo
Gráfico de correção de redação interativo — Foto: CRIA.

A quem o CRIA se destina?

  • Para os professores, visamos diminuir a sobrecarga e otimizar a gestão da turma;
  • Para os alunos, tornarmos o processo mais ágil, divertido, incentivando a prática constante.

Vamos começar? Então acesse aqui.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

como e a redacao da uft

Como é a redação da UFT 2024/2?

A redação da UFT segue o padrão comum de muitos vestibulares, solicitando aos candidatos que produzam um texto dissertativo-argumentativo. A avaliação é baseada em cinco competências específicas, conforme detalhado no edital da instituição.

Leia mais »