CRIA logo

Leituras de férias para ENEM: 10 melhores livros!

Compartilhe

Fazer leituras de férias para ENEM ajuda o candidato se preparar cada vez mais para a avaliação, além de ser uma ótima maneira de criar repertório sociocultural. Contudo, elas não são limitadas a livros e autores clássicos, além de serem ótimas maneiras de descontração e relaxamento.

O ENEM é o Exame Nacional do Ensino Médio, que visa avaliar os egressos do Ensino Médio e candidatos a variados cursos de graduação no ensino superior. Bom, já sabemos que conseguir uma boa pontuação na prova não é uma tarefa tão simples. Então, manter uma rotina de estudos e leituras facilitará o processo.

Pode parecer difícil, porém destinar pelo menos 10 minutos todos os dias para ler algumas páginas já pode fazer uma grande diferença. Então, se você se sente entediado durante as férias de julho, você pode despender todo esse tempo fazendo leituras interessantes que com certeza irão te manter entretido.

Pensando nisso, o CRIA preparou esse artigo completo para te guiar nas leituras. Então, veja agora algumas dicas de leituras de férias para ENEM. Boa leitura.

leituras de ferias para enem
Lista de leituras de férias para o ENEM 2023 – Fonte: Pexels

Qual a importância de manter uma rotina de leitura de férias para ENEM?

Ler é uma atividade essencial e benéfica por várias razões. Por isso, manter uma rotina de leitura regular é fundamental para se preparar de forma adequada para o ENEM. Confira alguns motivos:

1. Desenvolvimento da habilidade de interpretação de texto:

O ENEM é conhecido por exigir uma boa compreensão e interpretação de textos em suas questões. Então, ao ler regularmente, você aprimora sua capacidade de entender e extrair informações de diferentes tipos de texto.

2. Expansão do vocabulário:

A leitura constante te expõe a uma variedade de palavras, termos e expressões. Isso ajuda a ampliar seu vocabulário e melhora sua habilidade de expressão escrita e oral, além de ajudar a compreender textos mais complexos.

3. Melhoria na escrita:

A leitura frequente ajuda a desenvolver sua habilidade de escrita. Com isso, é possível observar diferentes estruturas de texto, estilos de escrita, técnicas de argumentação e como os autores organizam suas ideias. Assim, ter acesso à escrita de qualidade pode influenciar positivamente na escrita, principalmente na ortografia.

4. Conhecimento de diferentes temas:

A leitura expande uma gama de assuntos e temas que você pode acessar. Desse modo, ela aumenta o conhecimento geral e te familiariza com diferentes áreas do conhecimento, culturas, histórias e questões sociais.

5. Conhecimento de diferentes temas:

A leitura expande uma gama de assuntos e temas que você pode acessar. Desse modo, ela aumenta o conhecimento geral e te familiariza com diferentes áreas do conhecimento, culturas, histórias e questões sociais.

6. Estímulo ao pensamento crítico:

A leitura regular de textos diversos estimula o pensamento crítico e a reflexão. Com essa diversidade de leitura, você pode entrar em contato com diferentes perspectivas, argumentos e ideias que o desafiam a analisar, questionar e formar suas próprias opiniões.

7. Preparação para a redação:

A leitura constante oferece uma base sólida para a escrita da redação do ENEM. Nesse sentido, ajuda a desenvolver e aumentar o repertório de exemplos, referências culturais e embasamento teórico, o que melhora sua argumentação e torna seus textos mais consistentes e embasados.

leituras de ferias para enem
A leitura é direito básico do ser humano, capaz de causar grandes transformações nos indivíduos e na sociedade. – Fonte: Pexels

10 Leituras de férias para ENEM

As férias são um momento perfeito para relaxar, descansar e aproveitar o tempo livre. Então, para os candidatos que estão se preparando para o ENEM, as férias também podem ser uma oportunidade para aprimorar seus conhecimentos e se preparar de forma descontraída.

Assim, confira agora uma lista com 10 leituras de férias para ENEM:

1. Cem anos de solidão – Gabriel Garcia Márquez

Possui um enredo rico e complexo, repleto de elementos mágicos e realismo fantástico. A história começa com José Arcadio Buendía e Úrsula Iguarán, que fundam a cidade de Macondo e dão origem a uma linhagem que será marcada por tragédias, amores proibidos e destinos interligados.

2. Macunaíma – Mário de Andrade

O livro acompanha as aventuras de Macunaíma enquanto ele viaja por diferentes regiões do Brasil, encontrando diversos personagens mitológicos e folclóricos pelo caminho. Além disso, Macunaíma é retratado como um metamorfo e um trapaceiro, constantemente navegando entre diferentes identidades e se envolvendo em situações absurdas e humorísticas.

3. O Processo – Franz Kafka

Publicado postumamente em 1925, a história acompanha o protagonista Joseph K., um funcionário de um banco que acorda certa manhã e descobre que está sendo processado por um crime desconhecido. Então, todo o enredo é desenvolvido para gerar esse suspense sobre o motivo que levou o personagem a ser preso.

4. Uma breve história do tempo – Stephen Hawking

É um livro escrito pelo físico e teórico Stephen Hawking, publicado originalmente em 1988. O livro busca explicar de forma acessível os conceitos complexos da física teórica e da cosmologia para o público em leigo.

5. Terra sonâmbula – Mia Couto

O livro retrata a história de Moçambique durante a Guerra Civil que ocorreu após a independência do país. Desse modo, a narrativa se desenrola em torno de dois personagens principais: Tuahir, um velho camponês que busca refúgio em um ônibus abandonado, e Muidinga, um jovem rapaz que encontra Tuahir e decide acompanhá-lo em sua jornada.

7. Com amor, Simon – Becky Albertalli 

Esse livro conta a história de Simon Spier, um adolescente de 16 anos que tem um grande segredo: ele é gay, Mas Simon ainda não se sente pronto para se assumir para sua família e amigos, mas a história é marcada por reviravoltas e emoções.

8. Pequeno manual antirracista – Djamila Ribeiro

Publicado em 2019, o livro oferece uma análise crítica do racismo estrutural presente na sociedade brasileira e apresenta ferramentas e reflexões para combater o racismo no dia a dia.

9. Maíra – Darcy Ribeiro

O livro foi escrito pelo antropólogo, escritor e político brasileiro Darcy Ribeiro, publicado em 1976. Desse modo, o livro narra a história de Maíra, uma indígena da tribo dos Tapirapés, que vive na região do Xingu, no Brasil. Por isso, o enredo trata do contato entre os povos indígenas e a sociedade não indígena.

10. Quarto de despejo – Carolina Maria de Jesus

O livro é baseado em um diário que a autora escreveu ao longo de vários anos, registrando e documentando sua vida como catadora de papel em uma favela em São Paulo. Além disso, trata-se de uma narrativa de sua rotina de pobreza extrema, discriminada e marginalizada.

Além disso, nesse livro, ela descreve as dificuldades enfrentadas no dia a dia, como a falta de moradia adequada, a escassez de alimentos, a violência e a falta de oportunidades.

Você também pode gostar de:

Onde encontrar livros gratuitos para a sua leitura de férias ENEM?

Em um mundo digital, falar de livros físicos pode até parecer algo meio antiquado. Por isso, existem maneiras de acessar ebooks mais facilmente. Esse tipo de livro digital possui o benefício de ser mais fácil e prático para aquelas pessoas que viajam e não querem carregar livros na mala.

Entretanto, eles podem auxiliar no dia a dia de todos. Então, acessar livros de maneira gratuita e prática pode facilitar e muito a vida dos estudantes, sobretudo sem sair de casa. Confira agora onde você pode baixar ebooks de maneira gratuita:

Domínio Público

Criado pelo Governo Federal do Brasil em parceria com a Biblioteca Nacional, o site Domínio Público possui um extenso acervo de livros, documentos, músicas, imagens e vídeos que podem ser acessados e baixados livremente.

Além disso, as obras presentes no site abrangem diversos temas, épocas e estilos, desde clássicos da literatura mundial até documentos históricos importantes.

Projeto Gutenberg

O Projeto Gutenberg é uma iniciativa pioneira e colaborativa que busca disponibilizar livros e textos de domínio público de forma gratuita. Foi fundado em 1971 por Michael S. Hart com o objetivo de criar uma biblioteca digital acessível a todos.

Machado de Assis

Essa plaatforma nasceu com objetivo de homenagear o maior autor de literatura brasileira. No site, estão disponíveis a obra completa, além de diversos materiais sobre a vida de Machado.

Open Library

É um projeto on-line que possui o objetivo de criar uma biblioteca digital aberta e acessível a todos. Nesse sentido, foi lançada em 2006 pela Internet Archive, uma organização sem fins lucrativos dedicada à preservação de conteúdo digital.

Bibliotecas

As bibliotecas são um ótimo lugar para emprestar livros físicos, filmes, revistas. Andar pelas estantes e olhar todas as obras disponíveis, escolher algum título que pareça interessante é um hábito que pode expandir muito o conhecimento.

Confira na sua cidade qual a biblioteca mais próxima e faça um cadastro. É claro que não é tão prático quanto baixar um e-book, mas é uma alternativa principalmente para aqueles que não se adaptam com livros digitais.

O que é repertório sociocultural?

O repertório sociocultural é o conjunto de informações que um candidato do exame deve ter sobre cultura, história, sociedade, literatura e atualidades, entre outras áreas de conhecimento.

Portanto, o repertório é nossa experiência do mundo. Como resultado, ele não se limita apenas a dados e estatísticas; a experiência do candidato e outros conhecimentos interdisciplinares também são relevantes.

Como o CRIA pode te ajudar na preparação para o ENEM?

Bom, sabemos que só seguir essa lista de leituras de férias para ENEM não é suficiente para mandar bem na redação do ENEM. Desse modo, é muito importante estabelecer uma rotina de estudos, um bom planejamento e muita prática.

Com isso, o CRIA pode te ajudar! Mas o que é o CRIA?

CRIA é um corretor de redação por inteligência artificial que garante uma correção com grande precisão, baseando-se nas 5 competências do ENEM. E para a praticidade do estudante, a correção é entregue até 2 minutos.

Além disso, centenas de milhares de redações estão disponíveis no banco de dados do CRIA. Portanto, oferecemos ao aluno uma explicação detalhada de quais foram seus erros, como corrigi-los e porquê esse erro reduz os pontos no ENEM, com notas de zero a mil, utilizando-se como base para IA.

Após enviar sua redação para correção, o CRIA verifica se os conectivos foram usados ou não no texto. Assim, você pode ver se existe uma diversidade de elementos linguísticos e a frequência.

correcao cria
Coesão e coerência na redação do ENEM — Fonte: CRIA.

Mas, afinal, para quem é o CRIA:

  • Para os professores, visamos diminuir a sobrecarga e otimizar a gestão da turma;
  • Para os alunos, tornarmos o processo mais ágil, divertido, incentivando a prática constante.

Vamos começar? Então acesse aqui.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

como e a redacao da uft

Como é a redação da UFT 2024/2?

A redação da UFT segue o padrão comum de muitos vestibulares, solicitando aos candidatos que produzam um texto dissertativo-argumentativo. A avaliação é baseada em cinco competências específicas, conforme detalhado no edital da instituição.

Leia mais »