As férias chegaram e, com elas, a dúvida: como descansar sem perder o ritmo dos estudos? Para quem busca a nota 1000, o segredo não está em resolver fórmulas complexas sob o sol, mas em expandir o repertório sociocultural.
Ler livros estratégicos durante o recesso é a maneira mais prazerosa de acumular argumentos, fatos históricos e conceitos filosóficos que farão sua redação se destacar para a banca corretora.
Seja através de clássicos do realismo fantástico ou manuais contemporâneos sobre questões sociais, cada página lida é uma ferramenta a mais para a sua argumentação.
Para ajudar você a aproveitar esse tempo livre de forma produtiva e leve, o CRIA preparou uma lista exclusiva com 10 indicações de leitura.
10 Leituras de férias para ENEM
As férias são um momento perfeito para relaxar, descansar e aproveitar o tempo livre. Então, para os candidatos que estão se preparando para o ENEM, as férias também podem ser uma oportunidade para aprimorar seus conhecimentos e se preparar de forma descontraída.
Assim, confira agora uma lista com 10 leituras de férias para ENEM:
1. Cem anos de solidão – Gabriel Garcia Márquez
Possui um enredo rico e complexo, repleto de elementos mágicos e realismo fantástico. A história começa com José Arcadio Buendía e Úrsula Iguarán, que fundam a cidade de Macondo e dão origem a uma linhagem que será marcada por tragédias, amores proibidos e destinos interligados.
2. Macunaíma – Mário de Andrade
O livro acompanha as aventuras de Macunaíma enquanto ele viaja por diferentes regiões do Brasil, encontrando diversos personagens mitológicos e folclóricos pelo caminho. Além disso, Macunaíma é retratado como um metamorfo e um trapaceiro, constantemente navegando entre diferentes identidades e se envolvendo em situações absurdas e humorísticas.
3. O Processo – Franz Kafka
Publicado postumamente em 1925, a história acompanha o protagonista Joseph K., um funcionário de um banco que acorda certa manhã e descobre que está sendo processado por um crime desconhecido. Então, todo o enredo é desenvolvido para gerar esse suspense sobre o motivo que levou o personagem a ser preso.
4. Uma breve história do tempo – Stephen Hawking
É um livro escrito pelo físico e teórico Stephen Hawking, publicado originalmente em 1988. O livro busca explicar de forma acessível os conceitos complexos da física teórica e da cosmologia para o público em leigo.
5. Terra sonâmbula – Mia Couto
O livro retrata a história de Moçambique durante a Guerra Civil que ocorreu após a independência do país. Desse modo, a narrativa se desenrola em torno de dois personagens principais: Tuahir, um velho camponês que busca refúgio em um ônibus abandonado, e Muidinga, um jovem rapaz que encontra Tuahir e decide acompanhá-lo em sua jornada.
7. Com amor, Simon – Becky Albertalli
Esse livro conta a história de Simon Spier, um adolescente de 16 anos que tem um grande segredo: ele é gay, Mas Simon ainda não se sente pronto para se assumir para sua família e amigos, mas a história é marcada por reviravoltas e emoções.
8. Pequeno manual antirracista – Djamila Ribeiro
Publicado em 2019, o livro oferece uma análise crítica do racismo estrutural presente na sociedade brasileira e apresenta ferramentas e reflexões para combater o racismo no dia a dia.
9. Maíra – Darcy Ribeiro
O livro foi escrito pelo antropólogo, escritor e político brasileiro Darcy Ribeiro, publicado em 1976. Desse modo, o livro narra a história de Maíra, uma indígena da tribo dos Tapirapés, que vive na região do Xingu, no Brasil. Por isso, o enredo trata do contato entre os povos indígenas e a sociedade não indígena.
10. Quarto de despejo – Carolina Maria de Jesus
O livro é baseado em um diário que a autora escreveu ao longo de vários anos, registrando e documentando sua vida como catadora de papel em uma favela em São Paulo. Além disso, trata-se de uma narrativa de sua rotina de pobreza extrema, discriminada e marginalizada.
Além disso, nesse livro, ela descreve as dificuldades enfrentadas no dia a dia, como a falta de moradia adequada, a escassez de alimentos, a violência e a falta de oportunidades.
Você também pode gostar de:
- O que estudar para o ENEM 2023? Tudo o que você precisa saber!
- Como tirar 1000 na redação do ENEM? 7 dicas para te ajudar!
- Repertório sociocultural para redação do ENEM: como ter?
Onde encontrar livros gratuitos para a sua leitura de férias ENEM?
Em um mundo digital, falar de livros físicos pode até parecer algo meio antiquado. Por isso, existem maneiras de acessar ebooks mais facilmente. Esse tipo de livro digital possui o benefício de ser mais fácil e prático para aquelas pessoas que viajam e não querem carregar livros na mala.
Entretanto, eles podem auxiliar no dia a dia de todos. Então, acessar livros de maneira gratuita e prática pode facilitar e muito a vida dos estudantes, sobretudo sem sair de casa. Confira agora onde você pode baixar ebooks de maneira gratuita:
Domínio Público
Criado pelo Governo Federal do Brasil em parceria com a Biblioteca Nacional, o site Domínio Público possui um extenso acervo de livros, documentos, músicas, imagens e vídeos que podem ser acessados e baixados livremente.
Além disso, as obras presentes no site abrangem diversos temas, épocas e estilos, desde clássicos da literatura mundial até documentos históricos importantes.
Projeto Gutenberg
O Projeto Gutenberg é uma iniciativa pioneira e colaborativa que busca disponibilizar livros e textos de domínio público de forma gratuita. Foi fundado em 1971 por Michael S. Hart com o objetivo de criar uma biblioteca digital acessível a todos.
Machado de Assis
Essa plaatforma nasceu com objetivo de homenagear o maior autor de literatura brasileira. No site, estão disponíveis a obra completa, além de diversos materiais sobre a vida de Machado.
Open Library
É um projeto on-line que possui o objetivo de criar uma biblioteca digital aberta e acessível a todos. Nesse sentido, foi lançada em 2006 pela Internet Archive, uma organização sem fins lucrativos dedicada à preservação de conteúdo digital.
Bibliotecas
As bibliotecas são um ótimo lugar para emprestar livros físicos, filmes, revistas. Andar pelas estantes e olhar todas as obras disponíveis, escolher algum título que pareça interessante é um hábito que pode expandir muito o conhecimento.
Confira na sua cidade qual a biblioteca mais próxima e faça um cadastro. É claro que não é tão prático quanto baixar um e-book, mas é uma alternativa principalmente para aqueles que não se adaptam com livros digitais.
Perguntas frequentes:
Você pode utilizá-los como repertório sociocultural legitimado. Ao citar uma obra como Quarto de Despejo ou Maíra, você demonstra conhecimento de áreas como sociologia e antropologia para sustentar sua tese.
Não! O ENEM valoriza o repertório diversificado. Obras contemporâneas como Pequeno Manual Antirracista ou ficções juvenis como Com Amor, Simon são excelentes para discutir temas atuais como racismo e diversidade.
A recomendação é visitar bibliotecas públicas em sua cidade. Elas permitem o empréstimo de livros físicos, revistas e filmes, oferecendo uma experiência de imersão que ajuda muito quem não se adapta às telas.
Esse artigo foi útil?
Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 5
Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.
Vamos melhorar este post.
Como podemos melhorar esse post?




