CRIA logo

Letra maiúscula na redação do ENEM: confira todas as regras!

Compartilhe

Na redação do ENEM, o uso de letra maiúscula deve seguir as regras da norma padrão da língua portuguesa. Mas afinal, quando utilizar a letra maiúscula na redação do ENEM? O candidato deve usar em nomes próprios, inícios de frases, nomes de instituições e outros.

Com o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 2006, a utilização de letras maiúsculas sofreu algumas mudanças. Pode até parecer que essa é uma alteração antiga, mas somente em 2016 ele se tornou obrigatório.

Como toda mudança linguística, é comum que ela demore para ser incorporada. Com frequência, nos questionamos: “como escreve essa palavra mesmo?”. Por isso, é muito importante desenvolver o hábito da leitura. Com isso, é possível memorizar a grafia das palavras, além de sempre praticar a escrita.

Pensando nisso, o CRIA elaborou esse artigo para que você tire todas as duas dúvidas sobre como e quando utilizar letras maiúsculas na redação do ENEM. Boa leitura.

Letra maiuscula redacao do enem
Como utilizar de maneira correta as letras maiúsculas na redação do ENEM? – Fonte: Pexels

Quando utilizar letra maiúscula na redação do ENEM?

É importante utilizar letras maiúsculas de maneira adequada para transmitir uma mensagem clara e coerente ao leitor. Então, atente-se para a ortografia das palavras. Além disso, a redação também é avaliada de acordo com critérios específicos, incluindo o uso correto de letras maiúsculas.

Portanto, ao seguir as regras básicas de gramática, os candidatos têm a chance de garantir uma boa nota na redação. Isto é, demonstrar domínio na sua habilidade de escrita é crucial para o participante. Veja agora os momentos corretos para utilizar as letra maiúsculas na redação do ENEM:

Maiúscula inicial

  • Em nomes próprios, sendo antropônimos e antropônimos, isto é, para seres reais ou
    fictícios. Assim, são exemplos: Joaquim Nabuco; Cinderela, Odisseu;
  • Em nomes de cidades, estados e países. Então, são exemplos: São Paulo, Galileia, África do Sul;
  • Nos nomes de seres antropomorfizados ou mitológicos. Desse modo, são eles: Zeus, Iemanjá, Adamstor;
  • Nos nomes de instituições, como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Ministério da Educação (MEC);
  • Em nomes de festas e festividades, assim como Natal, Ramadão, Páscoa;
  • Nos títulos de periódicos, que retêm o itálico, por exemplo, O Estados de São Paulo, O Primeiro de Janeiro;
  • Nos pontos cardeais ou equivalentes, por exemplo, Nordeste, Ocidente, Oriente;
  • Em siglas, símbolos ou abreviaturas internacionais, ou nacionalmente reguladas com maiúsculas, iniciais ou mediais, ou finais, ou o todo em maiúsculas, assim como, UnB, ONU, H2O.

Execções na utilização de letra maiúscula na redação do ENEM

Como toda regra possui uma exceção, não seria diferente com o uso de letras maiúsculas. Então, existem alguns momentos que as utilizar pode ser opcional. São eles:

  • Palavras usadas reverencialmente, aulicamente ou hierarquicamente,
  • Início de versos;
  • Em categorizações de logradouros públicos, isto é, rua ou Rua da Liberdade, largo ou Largo da Ordem;
  • Templos, assim como igreja ou Igreja do Bonfim, tempo ou Templo de Partenon;
  • Edifícios (palácio ou Palácio do alvorada, edifício ou Copan.

Como praticar a redação do ENEM com o CRIA e tirar nota mil?

A redação do ENEM 20% da nota total, o que significa que um bom desempenho na redação pode fazer uma grande diferença no resultado. Portanto, entender as regras gramaticais da língua portuguesa, é essencial.

E como dominar de vez o uso de letras maiúsculas na redação do ENEM? Praticando. De modo geral, a ortografia das palavras são memorizadas por meio da memória visual e muscular, por isso quanto mais vezes escrevê-las, mais fácil será de lembrar a escrita correta.

Pensando nisso, o CRIA, corretor de redação por inteligência artificial faz a leitura da redação para identificar possíveis erros ortográficos. Além disso, informa quais aspectos precisam ser melhorados na redação na totalidade.

E tudo isso em até dois minutos. Gostou? Então cadastre-se agora.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 7

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

como e a redacao da uft

Como é a redação da UFT 2024/2?

A redação da UFT segue o padrão comum de muitos vestibulares, solicitando aos candidatos que produzam um texto dissertativo-argumentativo. A avaliação é baseada em cinco competências específicas, conforme detalhado no edital da instituição.

Leia mais »