CRIA logo

Inteligência artificial para estudos: 5 ferramentas!

Compartilhe

Utilizar a inteligência artificial para estudos auxilia — e muito — o processo de aprendizado. Veja como utilizar da melhor maneira.

A inteligência artificial para estudos é um conjunto de ferramentas projetadas para melhorar a experiência de aprendizado e auxiliar os alunos a personalizar o ensino conforme as necessidades individuais. Além disso, facilita a criação, organização e acesso aos materiais educacionais.

Com os avanços na ciência e tecnologia, a aplicação da Inteligência Artificial tornou-se uma realidade em vários campos. Assim, sistemas de localização, entretenimento por stream, bots em canais de atendimento, redes sociais e smartphones são apenas alguns dos diversos exemplos.

Desse modo, existe muito potencial no uso de inteligência artificial como suporte para tarefas de aprendizagem, tanto na perspectiva do aluno como na dos professores.

Então, confira 5 ferramentas de Inteligência artificial para estudos organizadas pelo CRIA. Continue conosco e boa leitura.

inteligencia artificial para estudos
O real conceito e objetivo da AI é executar tarefas de forma inteligente. Ou seja, dado seu objetivo, o comportamento pode ser entendido ou encarado como aleatório, mas que será seu comportamento inteligente – Foto: Pexels.

O que é Inteligência Artificial?

De modo geral, podemos dizer que a inteligência está associada ao entendimento, raciocínio, interpretação e a utilização do conhecimento adquirido para resolver situações e problemas propostos.

Quando falamos ser artificial, nos referimos ao que não é natural, feito para imitar a natureza, produzido de forma artística ou industrial. A combinação desses dois conceitos permite nos aproximar mais do que é a Inteligência Artificial.

Para Damacesno e Vaconcelos, a AI, é a confecção de máquinas como capacidade de aprender sendo estas programadas previamente, recorrendo a algoritmos bem elaborados e complexos que proporcionem a tomada de decisões, especulações e até interações baseadas nos dados fornecidos.

Complexo, certo?

A verdade é que estamos rodeados por inteligências artificiais para além do Chat GPT, por mais que a temática seja resumida nessa ferramenta.

Um exemplo disso, são as ferramentas como a Siri, Alexa, e os atendentes virtuais usados por bancos e outras empresas. Você provavelmente já deve ter utilizado ou pelo menos ouvido sobre elas.

O ponto é, como essas ferramentas de Inteligência Artificial podem te auxiliar no dia a dia dos estudos?

Você também pode se interessar por:

5 ferramentas de inteligência artificial para estudos

A educação é um dos vários aspectos da vida que a inteligência artificial (IA) tem revolucionado. As ferramentas e aplicativos que usam a inteligência artificial para auxiliar os alunos a aprender surgiram como resultado dos avanços tecnológicos.

Então, confira cinco ferramentas de inteligência artificial projetadas para melhorar a aprendizagem:

1. CRIA:

O CRIA é projetado para ser um corretor de redações baseado em inteligência artificial e processamento de linguagem natural, o CRIA é uma ferramenta útil e simples de utilizar.

Utiliza modelos de aprendizado de máquina gerados por meio de redações escritas por alunos reais e corrigidas por professores.

Através do modelo, o CRIA realiza a correção das redações seguindo os parâmetros gerais cobrados por diversos vestibulares.

Suas funcionalidades são:

  • Análise instantânea da redação;
  • Simulação da sua nota do ENEM por competência;
  • Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
  • Traz correções detalhadas por competência;
  • Histórico de progresso;
  • Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
  • Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
  • Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.
correcao cria
Agora o CRIA corrige suas redações de todos os vestibulares – Foto: CRIA.

2. Chat GPT

Os estudantes podem usar o ChatGPT para obter explicações sobre conceitos difíceis em várias áreas, como matemática, ciências, história, entre outros. Desse modo, a ferramenta oferece definições claras e exemplos para facilitar a compreensão.

Pontos positivos do ChatGPT nos estudos:

  • Acessibilidade: o ChatGPT está disponível online 24/7, o que significa que os alunos podem acessá-lo a qualquer momento, em qualquer lugar, caso tenham uma conexão com a internet.
  • Variedade de conteúdo: o modelo pode ajudar em uma ampla gama de disciplinas e tópicos, tornando-o útil para estudantes de diferentes áreas de interesse.
  • Respostas rápidas: o ChatGPT oferece respostas instantâneas, o que pode ser útil quando os alunos precisam de ajuda imediata com uma dúvida ou problema.

Pontos negativos do ChatGPT nos estudos:

  • Limitações de compreensão: o ChatGPT pode ter dificuldade em compreender perguntas complexas ou contextos específicos, resultando em respostas imprecisas ou irrelevantes.
  • Feedback limitado: embora o modelo possa dar feedback básico, ele pode não oferecer a mesma qualidade e detalhamento de feedback que um tutor humano ou professor experiente.
inteligencia artificial para estudos
A interação com professores, colegas e materiais de estudo tradicionais ainda é fundamental para o aprendizado, mas as ferramentas de Inteligência artificial para estudos podem complementar nessa tarefa – Foto: Chat GPT.

3. Chat PDF

O Chat PDF permite que os usuários explorem os seus manuais escolares, além de fazer perguntas, esclareça dúvidas e melhore a sua experiência de aprendizagem. Também é facilitador na análise artigos acadêmicos, na discussão de hipóteses, metodologias e conclusões diretamente com o documento.

inteligencia artificial para estudos
Utilizando a mesma tecnologia do ChatGPT, o ChatPDF funciona em qualquer idioma, fornece citações, resumos, etc – Foto: Chat PDF

4. Google Gemini

Gemini é o resultado de esforços colaborativos em grande escala entre equipes do Google, incluindo o Google Research. Então, ele foi construído para ser multimodal, o que significa que pode generalizar e compreender, operar e combinar diferentes tipos de informação, incluindo texto, código, áudio, imagem e vídeo.

O Google Gemini é uma família de modelos de IA, assim como o GPT da OpenAI. A principal diferença é que, embora o Gemini possa compreender e gerar texto como outros LLMs, ele também pode entender, operar e combinar outros tipos de informações, como imagens, áudio, vídeos e código.

Por exemplo, você pode fornecer uma mensagem como “o que está acontecendo nesta imagem?” e anexar uma foto, e ele a descreverá e responderá a outras solicitações, utilizando informações mais complexas.

gemini
O Google Gemini foi pré-treinado em um conjunto de dados com trilhões de tokens de texto, bem como imagens (juntamente com descrições de texto), vídeos e áudio desde o início – Foto: Google Demini.

5 Studocu

O Studocu é uma plataforma para os estudantes partilharem seu material de estudo com outros estudantes ao redor do mundo. Assim, conta com mais de 20 milhões de recursos de estudo.

Além disso, conta com IA de modelo OpenAI do ChatGPT treinado com base nos dados da Studocu.

studocu
O Studocu é uma plataforma aberta onde estudantes e professores de todo o mundo podem discutir temas académicos, compartilhar perguntas, resumos e apontamentos de aulas de forma eficiente – Foto: Studocu.

Quais são as vantagens de Inteligência Artificial na educação?

Embora a IA esteja se tornando cada vez mais comum em toda a sociedade, é essencial que ela seja apropriada gradualmente na educação, com um foco maior em suporte em vez de robotização do ensino.

Diante dessa perspectiva, a AI pode ser muito vantajosa tanto para profissionais da educação, quanto para os estudantes.

Desse modo, pode ser uma ferramenta de auxílio na seleção de conteúdo e nas técnicas de avaliação dos alunos.

Além disso, com esse apoio inteligente de informações, é possível gerenciar estratégias para identificar padrões, fazer diagnósticos e intervir na comunicação entre professores e alunos. Isso ajudará a tomar decisões no processo de ensino-aprendizagem.

Como utilizar o Corretor de Redação por Inteligência Artificial?

Após escolher o plano, seu acesso à plataforma será liberado. Então, você pode escolher um tema disponível no site ou enviar outro tema desejado.

Em seguida, escreva o texto na área indica e submeta para correção. Em até 2 minutos sua redação do ENEM estará corrigida conforme as 5 competências do ENEM.

Por fim, após realizar as correções indicadas, atualize a análise para obter um novo resultado.

inteligencia artificial para corrigir redacao
CRIA: corretor de redação por inteligência artificial — Foto: CRIA.

Acompanhe seu progresso

Após enviar as redações, é possível acessar outra ferramenta disponível para os alunos do CRIA: o gráfico com histórico de pontuação.

Assim, por meio dele, é possível visualizar de maneira clara as competências que precisam de mais atenção.

grafico de correcao de redacao interativo
Gráfico de correção de redação interativo — Foto: CRIA.

A quem o CRIA se destina?

  • Para os professores, visamos diminuir a sobrecarga e otimizar a gestão da turma;
  • Para os alunos, tornarmos o processo mais ágil, divertido, incentivando a prática constante.

Vamos começar? Então acesse aqui.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

como e a redacao da uft

Como é a redação da UFT 2024/2?

A redação da UFT segue o padrão comum de muitos vestibulares, solicitando aos candidatos que produzam um texto dissertativo-argumentativo. A avaliação é baseada em cinco competências específicas, conforme detalhado no edital da instituição.

Leia mais »