CRIA logo

Gênero textual texto instrucional: como escrever?

Compartilhe

O gênero textual texto instrucional oferece instruções ao leitor. Ou seja, ele se baseia em como fazer e/ou como utilizar algo. Confira como fazer um.

O gênero textual texto instrucional possui uma estrutura específica. De modo geral, apresenta um título (marca do produto, nome do aparelho, mecanismo ou estágio), seguido de um subtítulo (manual de instruções, guia de instalação, recomendações gerais).

O texto instrucional é marcado pela presença de outros subtítulos destacados, como localização, instalação, precauções importantes, instruções de uso, guia de cuidados.

Desse modo, sua organização interna facilita a busca de informações pelo interlocutor e lhe oferece uma orientação clara e segura, que garante o sucesso na execução do processo.

Assim, confira abaixo mais informações sobre o gênero textual instrucional organizados pelo CRIA. Continue conosco e boa leitura.

genero textual texto instrucional
O texto instrucional parte do cotidiano do aluno e está presente nos diversos ambientes
discursivos de nossa sociedade – Foto: Freepik.

O que é gênero textual texto instrucional?

O texto instrucional é aquele que dá instruções ao leitor sobre como fazer algo ou como usar um produto. Assim, caracteriza-se pela ênfase na ação, sendo sempre detalhada, a fim de ensinar algo ao leitor.

Além disso, pode mostrar o funcionamento de um aparelho ou mecanismo, ou os estágios de um procedimento.

E o que isso quer dizer? De modo geral, o foco é em descrever ações, por verbalizar um processo linear de observação, e o olhar se detém no objeto.

Você também pode se interessar por:

Quais são as características dos textos instrucionais?

O texto instrucional caracteriza-se basicamente pelas uso de verbos no imperativo, por exemplo: leia, utilize, selecione, coloque, evite, mantenha.

Além disso, usam-se também os verbos no infinitivo, como: funcionar, apresentar, oferecer, observar e no futuro do presente, como estará, será, deverá.

Outro ponto, é a linguagem utilizada no gênero, sendo principalmente objetiva,, por transmitir ao leitor a instrução com clareza. Com uma sintaxe acessível ao leitor, com períodos simples, ou seja, frases curtas, evitando-se construções extensas e confusas.

E como é feita a progressão do texto instrucional? Normalmente por meio de itens, numerados ou não, iniciados por verbos operacionais, que expõem, em ordem cronológica, as instruções a serem entendidas e executadas pelo interlocutor.

As frases iniciam-se por verbos que conduzem a ação do leitor, indicando o que deve ou não ser feito: evite, mantenha, não exponha, limpe, instale, etc.

Outra característica é a presença de operadores argumentativos adequados ao encadeamento de ações (em seguida, após, em primeiro lugar, finalmente). Como resultado, favorece ao interlocutor o entendimento da direção nas ações a serem seguidas.

Quais são os tipos de texto instrucional?

Os textos instrucionais podem variar e muito. Assim, consideram-se textos instrucionais os manuais de instrução para montagem, instalação e uso de aparelhos, instrumentos, utensílios e softwares.

Também pertencem a esse gênero as regras de jogo, os regulamentos, os textos de orientação, como recomendações de trânsito e direção. Então, eles podem se dividir em:

Manuais de instrução:

São documentos detalhados que fornecem informações passo a passo sobre como usar um produto ou realizar uma tarefa específica. Além disso, eles geralmente acompanham produtos eletrônicos, eletrodomésticos, ferramentas, etc.

manual de instrucao
Guia de montagem suggar – Fonte: Suggar

Guias de montagem:

São textos que fornecem instruções sobre como montar algo, como móveis, brinquedos, modelos, kits de montagem, etc.

texto instrucional guia de montagem
Manual de instrução para montagem de móveis – Fonte: ISSUU

Receitas:

Embora não sejam tradicionalmente consideradas textos instrucionais, as receitas são, na verdade, um tipo de texto instrucional que fornece instruções sobre como preparar alimentos, incluindo ingredientes e procedimentos passo a passo.

receita
Texto instrucional de receita – Fonte: NDI (Núcleo de Desenvolvimento Infantil)

Tutoriais:

São textos ou vídeos que fornecem instruções sobre como fazer algo específico, como consertar um carro, criar um site, fazer artesanato, etc.

origami

Guias do usuário:

São textos que fornecem informações sobre como usar um software, aplicativo, dispositivo eletrônico, plataforma online, etc.

genero textual texto instrucional
Guia do usuário da biblioteca da Universidade Federal do Vale de São Francisco – Fonte: UNIVASP

Estrutura do gênero textual texto instrucional

Existem diversas maneiras de organizar a estrutura do gênero textual texto instrucional, isto é, organizado por tópicos ou por operadores que garantem a organização. Ficou confuso? Vamos lá.

Texto instrucional em tópicos:

Título

Introdução: marcação do tema + papel social + público-alvo + veículo de publicação + objetivo.

Corpo do texto: comando de instruções.

Etc

Conclusão: reforço do objetivo no modo imperativo.

Texto instrucional com operadores organizacionais:

Título

Introdução: marcação do tema + papel social + público-alvo + veículo de publicação + objetivo.

Corpo do texto: comando de instruções.

Em primeiro lugar,
A princípio,
A primeira dica,
Além disso,
Ademais,

Etc

Conclusão: reforço do objetivo no modo imperativo.

Exemplos de textos instrucionais

Os textos instrucionais desempenham um papel fundamental em nossa vida diária, fornecendo orientações claras e precisas sobre como realizar uma variedade de tarefas.

Então, confira abaixo alguns exemplos de textos instrucionais:

Exemplo 1:

Nesse exemplo, podemos observar as orientações acompanhadas por ilustrações que elucidam a parte escrita. Além disso, mensagens importantes ou avisos aparecem normalmente precedidos de expressões destacadas no texto, acompanhadas ou não por símbolos: Atenção! Cuidado! Importante!

genero textual texto instrucional
O gênero textual texto instrucional pode vir acompanhado por ilustrações que elucidam a parte escrita. – Fonte: Instituto PENSI

Exemplo 2: Manual de instruções de um eletrodoméstico

Liquidificador Philips série 5000

Funcionamento:

1. Colocar o jarro sobre o corpo do aparelho. Virar suavemente à esquerda.
2. Para ligar o aparelho, gire o botão para a velocidade desejada.
3. Para misturar os ingredientes em pausa, gire o botão para a posição “P”.

Fonte: Philips

Exemplo de texto instrucional UEM — 2023

O caminho para a aprovação

Olá, pessoal do grupo! Bom, com a data do vestibular chegando, percebo a ansiedade que os vestibulandos começam a demonstrar nos últimos dias que antecedem esse processo. Já que este grupo é de familiares de vestibulandos, passo dicas para vocês ajudá-los a controlar as emoções frente a este grande desafio.

Em primeiro lugar, desmistifiquem o conceito que muitos alunos acreditam: estudar mais na última semana é sinal de progresso. Pelo contrário, de acordo com pesquisas feitas, isso prejudica o raciocínio lógico no dia da prova e pode até agravar o quadro de ansiedade. Ademais, aconselhem o vestibulando a não exagerar em bebidas com excesso de cafeína, como o próprio café ou os “energéticos”, pois esses liberam uma grande quantidade de dopamina, dificultando o controle das emoções e a concentração. Então, sirvam comidas saudáveis, ricas em cálcio, por exemplo, que estimula o impulso nervoso e a memória.

Por último, convidem o vestibulando para fazer uma caminhada ao ar livre, ou até mesmo uma aula de yoga. Essas atividades auxiliam o controle emocional, canalizam a ansiedade e com simples técnicas de respiração o aluno, com certeza, sentirá uma grande diferença.

Sendo assim, acredito que seguindo as diretrizes acima, o controle das emoções frente ao vestibular será alcançável e deixará o vestibulando mais confiante e todos poderemos comemorar em breve.

(Rodrigo Abrão)

Exemplo texto instrucional: receita

Bolo de chocolate

Massa:

  • 4 ovos
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de fermento

Modo de preparado:

  1. Em um liquidificador adicione os ovos, o chocolate em pó, a manteiga, a farinha de trigo, o açúcar e o leite, depois bata por 5 minutos.
  2. Adicione o fermento e misture com uma espátula delicadamente.
  3. Em uma forma untada, despeje a massa e asse em forno médio (180 ºC) preaquecido por cerca de 40 minutos. Não se esqueça de usar uma forma alta para essa receita: como leva duas colheres de fermento, ela cresce bastante! Outra solução pode ser colocar apenas uma colher de fermento e manter a sua receita em uma forma pequena.

Fonte: Tudo Gostoso.

Como utilizar o CRIA na sua estratégia de estudos?

Agora que você compreendeu um pouco mais sobre o repertório sociocultural sobre Homofobia, o CRIA pode ser a ferramenta ideal para esse processo. Mas o que é o CRIA?

O CRIA é um corretor de redação por inteligência artificial que utiliza modelos de aprendizado de máquina gerados por meio de redações escritas por alunos reais e corrigidas por professores.

Além disso, o CRIA realiza previsões de notas por competência, análise de contexto na introdução, previsão de defesa de tese, previsão de fuga ao tema, previsão de intervenção, uso de parônimas e homônimas, etc.

O que o CRIA faz por você?

  • Análise instantânea da redação;
  • Simulação da sua nota do ENEM por competência;
  • Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
  • Traz correções detalhadas por competência;
  • Histórico de progresso;
  • Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
  • Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
  • Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.

Vamos começar? Então acesse aqui.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

como e a redacao da uft

Como é a redação da UFT 2024/2?

A redação da UFT segue o padrão comum de muitos vestibulares, solicitando aos candidatos que produzam um texto dissertativo-argumentativo. A avaliação é baseada em cinco competências específicas, conforme detalhado no edital da instituição.

Leia mais »