O gênero textual carta de reclamação apresenta uma insatisfação, visa reclamar e solicitar, em busca de uma solução para o problema. Além disso, apresenta uma estrutura similar às demais cartas, como loca e data, vocativo, corpo da carta, despedida e assinatura.
Assim, a carta de reclamação, explicita ou implicitamente, gera uma solicitação. Dessa forma, a finalidade desta carta não é apenas denunciar um problema, mas também requerer que ele seja resolvido.
Desse modo, diante da reclamação, os argumentos precisam ser convincentes. Há um jogo hierárquico nesse gênero, pois o destinatário é aquele que detém o poder de resolução, e é quem você precisa persuadir a atender sua insatisfação.
Por isso, para ter chance de ser atendido, o autor da carta precisa elaborar bons argumentos para convencer o destinatário, aquele que, supostamente, pode solucionar o problema.
Quer entender mais sobre como é o gênero textual carta de reclamação? Venha com o CRIA e boa leitura.
O que é gênero textual carta de reclamação?
A carta de reclamação é um gênero textual comumente usado para expressar insatisfação ou indignação em relação a um determinado evento, produto ou serviço.
Além disso, é uma ferramenta útil para os clientes defenderem seus direitos e exigir soluções para seus problemas.
Por meio da carta de reclamação, os indivíduos podem comunicar suas preocupações de forma formal e documentada, buscando resolver questões que afetam sua experiência como consumidores.
Assim, para se reclamar de algo, é preciso ter posições distintas a respeito de um determinado tema e lançar mão de elementos argumentativos para convencer o outro de que a reclamação feita faz sentido.
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Estrutura e características da carta de reclamação
A carta de reclamação é um gênero textual comumente usado para expressar insatisfação ou protestar contra uma determinada situação, produto ou serviço.
Desse modo, sua estrutura e características são essenciais para garantir que a reclamação seja transmitida de forma clara, objetiva e respeitosa, visando encontrar uma solução satisfatória para o problema que o remetente enfrentou.
Assim, confira abaixo a estrutura e características da carta de reclamação:
Local e data:
O local e a data são informações essenciais que devem ser incluídas no cabeçalho, antes do início do corpo do texto.
Vocativo:
O vocativo é uma parte essencial para direcionar a mensagem ao destinatário de forma adequada e respeitosa.
Exemplos:
Prezado(a) [Nome do Responsável pela Empresa/Serviço]
Caro Departamento de Atendimento ao Cliente
Papel social:
Na carta de reclamação, o papel social desempenhado pelo remetente é o de um consumidor exercendo seu direito à manifestação de insatisfação e buscando uma solução para o problema enfrentado.
Corpo do texto:
O corpo do texto em uma carta de reclamação deve ser estruturado de forma clara, objetiva e detalhada, apresentando organizadamente os pontos que fundamentam a reclamação.
Despedida:
A despedida em uma carta de reclamação deve ser cortês e respeitosa, refletindo a expectativa do remetente por uma resposta satisfatória à reclamação apresentada.
Assim, aqui estão algumas opções comuns de despedida para uma carta de reclamação:
- Atenciosamente;
- Grato pela atenção;
- Cordialmente;
- Com os melhores cumprimentos.
Assinatura:
Na assinatura de uma carta de reclamação para um processo seletivo, como um vestibular, é importante indicar o nome indicado no comando. Jamais assine com o seu nome verdadeiro, já que isso pode levar a anulação da redação.
Estrutura simplificada da carta de reclamação:
Local e data (sem abreviação)
Vocativo, (senhor/a; prezado/a; ao responsável)
Apresentação do contexto (o problema que desencadeou a reclamação). Apresentação do objetivo (geralmente reclamar). + Objeto alvo (do que se reclama).
Justificar + comprovações que validem a reclamação (se possível apresentar os prejuízos relacionados ao papel social. = Diálogo com o interlocutor.
Apontar as providências que podem/devem ser tomadas para resolver o impasse e justificá-las. Reforçar o objetivo/reclamação. + possível ameaça (Procon, Boletim de Ocorrência, etc).
Agradecimento
Despedida,
Assinatura
Exemplo de carta de reclamação
A carta de reclamação é uma ferramenta importante utilizada pelos consumidores para expressar insatisfação ou preocupação em relação a produtos, serviços ou situações específicas.
Nesse sentido, sua elaboração requer atenção aos detalhes, clareza na exposição dos fatos e uma abordagem respeitosa para garantir que a reclamação seja efetivamente comunicada e receba a devida atenção das partes responsáveis.
Assim, confira um exemplo abaixo:
Campinas do Sul, 29 de Fevereiro de 2009.
Exmo(s). Senhor (es),
No último dia 05 de Fevereiro, dirigi-me ao seu estabelecimento, situado na Rua do equívoco, nº 2, como endereçado, a fim de comprar um computador. Após escolher o modelo que me interessou, solicitei que a mercadoria fosse entregue na minha casa. Para tanto, assinei a nota de encomenda e paguei a taxa para que fosse realizado o serviço. No dia 10 do mesmo mês, foi-me entregue o computador encomendado, no entanto, após ligar o aparelho na tomada constatei que o mesmo emitia mais de 8 apitos e não funcionava.
Diante deste fato, recusei o computador e solicitei que me fosse enviado outro exemplar em excelente estado, o que faria jus ao valor já pago. Entretanto, até a presente data continuo à espera.
O atraso na resolução do problema vem ocasionado vários transtornos ao meu cotidiano. Por este motivo, demando que outro computador de mesma marca e modelo seja entregue, sem falta, dentro de 3 dias úteis. Caso contrário, anularei a compra e exijo o dinheiro do pagamento de volta.
Sem mais,
João da Silva
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Agora que você já sabe mais sobre o gênero textual carta de reclamação, o CRIA pode ser a ferramenta ideal para esse processo. Mas o que é o CRIA?
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