CRIA logo

Filmes sobre democracia para citar no ENEM: essenciais!

Compartilhe

Citar filmes na redação do ENEM é uma estratégia de demonstrar um bom domínio de repertório sociocultural. Então, se você deseja estar bem preparado, é importante se atentar a uma diversidade de conteúdos. Sendo assim, um repertório curinga sobre filmes sobre democracia para citar no ENEM pode fazer toda diferença.

O momento decisivo do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) se aproxima, e como consequência, surgem a ansiedade e a apreensão antes da prova. Então, este é o momento para revisar todo o conteúdo estudado e avaliar seu o progresso ao longo do ano, alé de considerar quais temas podem ser abordados na redação do exame.

Para ter alguns curingas na manga, vale a pena se debruçar em conteúdos de rápido acesso e que trazem uma sensação de lazer, já que é muito comum estar cansado do ritmo frenético de estudos. Além disso, a inclusão de referências a obras audiovisuais na redação do ENEM, isto é, repertório sociocultural, contribui para atender aos critérios das competências 2 e 3 presentes na matriz de referência utilizada para a correção do exame.

Desse modo, confira a lista completa de filmes sobre democracia para citar no ENEM que o CRIA preparou para te ajudar na preparação para o exame. Boa leitura.

filmes sobre democracia para citar no enem
Filmes sobre democracia para citar no ENEM: confira! – Fonte: Pexels

Qual a importância do repertório sociocultural?

O repertório sociocultural desempenha um papel fundamental na construção de uma redação consistente. Desse modo, ele diz respeito ao conjunto de conhecimentos, referências e vivências que uma pessoa possui sobre diferentes aspectos da sociedade, como história, cultura, política, economia, artes, ciências, entre outros.

Para o ENEM, especificamente, a importância do repertório sociocultural na redação está relacionada a 3 aspectos principais:

  1. Fundamentação;
  2. Coerência e contextualização;
  3. Criatividade e originalidade.

Você também pode gostar de:

7 filmes sobre democracia para citar no ENEM:

Os filmes têm o poder de transportar o espectador para diferentes realidades e proporcionar reflexões profundas sobre a sociedade em que vivemos. Desse modo, ao longo da história do cinema, diversas produções trataram sobre o tema da democracia.

Confira agora essa lista com os filmes essenciais para entender um pouco mais sobre essa temática:

1. “Democracia em vertigem”

O filme apresenta uma visão crítica e reflexiva sobre a crise política e as transformações na democracia brasileira. Em suma, aborda os eventos políticos e sociais recentes no Brasil, especialmente durante o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Onde assistir? Netflix

2. “Legalidade”

O filme retrata a história do movimento social de igual nome, sob a liderança de Leonel Brizola, com o propósito de assegurar a posse de João Goulart após a renúncia de Jânio Quadros.

Onde assistir? Vivo Play

3. “Argentina”

Baseado em eventos reais, retrata a história de Julio Strassera, um promotor que encabeçou o processo contra 9 líderes militares que governaram a Argentina após o golpe de 1976. Nesse sentido, eles foram acusados de crimes e violações dos direitos humanos.

Onde assistir? Prime Video

4. “Sementes: Mulheres Pretas no Poder”

Nesse documentário, as cineastas Éthel Oliveira e Júlia Mariano documentaram a campanha de 6 mulheres negras que concorreram a cargos legislativos em 2018, cada uma com plataformas políticas únicas, mas que compartilhavam a conexão com o legado de Marielle Franco (1979-2018).

Nesse sentido, o filme oferece um olhar íntimo sobre suas jornadas e o impacto da figura inspiradora de Marielle Franco em suas vidas e lutas políticas.

Onde assistir? GloboPlay

5. “Torre de donzelas”

É um documentário lançado em 2018, dirigido por Susanna Lira. O filme baseia-se no livro escrito por Drauzio Varella. Então, retrata a história das mulheres que estiveram presas na Penitenciária Feminina da Capital, localizada em São Paulo, durante a ditadura militar no Brasil.

Onde assistir? Globo

6. “O que é isso companheiro?”

É um filme brasileiro, dirigido por Bruno Barreto. Em suma, el conta a história do sequestro do embaixador estadunidense no Brasil, Charles Elbrick. O fato aconteceu em 1969 e foi planejado por militantes contrários à Ditadura Militar.

Onde assistir? GloboPlay

7. “Bacurau”

O filme narra a história de uma comunidade que se vê ameaçada por uma série de eventos misteriosos e violentos. Assim, a tranquilidade de Bacurau é abalada quando o povoado desaparece dos mapas e passa a ser alvo de estranhos acontecimentos.

Onde assistir? GloboPlay

Explore seu repertório sociocultural com o CRIA

Ainda não está seguro sobre a prova de redação do ENEM? Assim, o CRIA pode te ajudar com isso.

CRIA é um corretor de redação por inteligência artificial que garante uma correção com grande precisão, baseando-se nas 5 competências do ENEM. Além de entregar essa precisão, tudo isso é feito em até 2 minutos.

Além disso, o CRIA dispõe um banco de dados com centenas de milhares de redações. Então, desde zeradas até aquelas com nota mil, que são utilizadas como base para IA entregar ao aluno uma descrição detalhada de onde errou, como pode arrumar e o porquê tal erro gera desconto de pontos no ENEM. 

Então, para quem é o CRIA:

  • Para os professores, visamos diminuir a sobrecarga e otimizar a gestão da turma;
  • Para os alunos, tornarmos o processo mais ágil, divertido, incentivando a prática constante.

Vamos começar? Então acesse aqui.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

como e a redacao da uft

Como é a redação da UFT 2024/2?

A redação da UFT segue o padrão comum de muitos vestibulares, solicitando aos candidatos que produzam um texto dissertativo-argumentativo. A avaliação é baseada em cinco competências específicas, conforme detalhado no edital da instituição.

Leia mais »