A redação do ENEM é a parte mais temida do Exame. Tendo isso em mente, estar atento aos requisitos necessários para escrever uma boa redação é necessário. Afinal, posso usar os ditados populares na redação do ENEM? Evite ao máximo.
Para escrever uma redação nota mil no ENEM, é preciso ficar atento a diversos fatores. Desde a compreensão da estrutura do texto dissertativo-argumentativo — ou seja, introdução, desenvolvimento e conclusão — até a utilização ou não de palavrões na redação, uso adequado de conectivos e uma proposta de intervenção coerente.
Entre os domínios que o candidato deve demonstrar está o repertório sociocultural: o conhecimento das artes e a literatura. Mas também inclui a religião, a política, a economia, a tecnologia, as tradições culinárias, as festas populares.
Porém, os ditados populares acabam caindo no senso comum e não são considerados um repertório sociocultural de qualidade. Por esse motivo, jamais utilize ditados populares para embasar seu argumento.
Desse modo, o CRIA preparou esse artigo para você entender o que são os ditados populares. Ademais, vamos te ajudar a compreender como eles se fazem presentes nas redações do ENEM. Boa leitura.
Ditados populares na redação do ENEM: o que são?
Os ditados populares tratam sobre a cultura e o comportamento de um grupo de indivíduos. Além disso, demonstram a sabedoria popular, ou seja, senso comum.
Pensando nisso, não se recomenda o uso na redação do ENEM por poder ser um fator generalizante e isso é muito prejudicial ao estudante.
Dessa forma, caso o candidato opte por utilizar, corre o grande risco de cair no senso comum. Confira agora alguns exemplos de ditados populares:
Exemplos de ditados populares:
- Água mole, pedra dura, tanto bate até que fura;
- De grão em grão, a galinha enche o papo;
- Casa de ferreiro, espeto de pau;
- Filho de peixe, peixinho é;
- Cão que ladra não morde;
- Por ele eu ponho minha mão no fogo;
- A pressa é inimiga da perfeição;
- Deus escreve certo por linhas tortas;
- Um dia é da caça, outro do caçador;
- De médico e louco todo mundo tem um pouco.
Portanto, pode-se pensar em ditados populares na redação do ENEM, mas não como argumento. De modo a argumentar de maneira coerente e coesa, precisa-se de dados científicos, jurismo, argumento de autoridade.
O que não fazer?
Em 2017, o tema o Exame Nacional do Ensino Médio foi: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. Suponhamos, então, a seguinte argumentação: “Uma andorinha sozinha não faz verão”.
Em síntese, utilizar esse ditado para dizer que a solução dessa problemática depende de um conjunto de ações foge do contexto ENEM.
Então, demonstrar domínio de outras esferas, outros repertórios é mais interessante para esse momento.
Você também pode gostar de:
- Palavrões na redação do ENEM: posso usar?
- Conectivos essenciais na redação do ENEM: aprenda de uma vez.
Exceção de ditados populares na redação do ENEM
Agora você já compreendeu o que são dos ditados populares e como não utilizá-los. É preferível que o candidato e outros meios de contextualizar a introdução ou argumentar.
Em suma, existem diversas maneiras de demonstrar repertório sociocultural. É possível fazer citação direta ou indireta de pensadores, apresentar dados estatísticos, fazer uma alusão histórica, etc. Então, não arrisque cair no senso comum e derrubar a sua nota.
Veja agora um exemplo de como pode funcionar os ditados populares na redação do ENEM:
“Em briga de marido e mulher, não se mete a colher”, ditado que reflete uma postura infelizmente ainda muito comum a uma sociedade que presencia sua parcela feminina submetida às mais variadas formas de violência…”
Aqui, o ditado foi utilizado de maneira perfeita, já que representa o pensamento de determinada cultura e como ele colabora para a manutenção do problema.
Evite erros e alcance a nota mil
Depois de todas essas informações e exemplos, ficou mais fácil de entender o que são os ditados populares e o porquê eles devem ser evitados. Enfim, evite ao máximo para não cair no senso comum.
Caso você tenha percebido que utilizou um ditado popular somente após a entrega da redação, não se desespere.
A percepção para fazer uma autoavaliação do texto ela vem só depois de muito treino. Até lá, você pode utilizar o CRIA, corretor de redação que utiliza inteligência artificial para corrigir seu texto.
Assim, ele utiliza modelos de aprendizado de máquina gerados por meio de redações escritas por alunos reais e corrigidas por professores.
Então, através do modelo, o CRIA realiza a correção das redações seguindo os parâmetros gerais cobrados por diversos vestibulares.
Quais são as funcionalidades do CRIA?
- Análise instantânea da redação;
- Simulação da sua nota do ENEM por competência;
- Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
- Traz correções detalhadas por competência;
- Histórico de progresso;
- Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
- Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
- Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.
Qual o passo a passo para utilizar o CRIA?
Após escolher o plano, seu acesso à plataforma será liberado. Então, você pode escolher um tema disponível no site ou enviar outro tema desejado.
Em seguida, escreva o texto na área indica e submeta para correção. Em até 2 minutos sua redação do ENEM estará corrigida conforme as 5 competências do ENEM.
Por fim, após realizar as correções indicadas, atualize a análise para obter um novo resultado.
Acompanhe seu progresso
Após enviar as redações, é possível acessar outra ferramenta disponível para os alunos do CRIA: o gráfico com histórico de pontuação.
Assim, por meio dele, é possível visualizar de maneira clara as competências que precisam de mais atenção.
A quem o CRIA se destina?
- Para os professores, visamos diminuir a sobrecarga e otimizar a gestão da turma;
- Para os alunos, tornarmos o processo mais ágil, divertido, incentivando a prática constante.
Vamos começar? Então cadastre-se.
Esse artigo foi útil?
Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1
Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.
Vamos melhorar este post.
Como podemos melhorar esse post?