O que é a competência 5 da redação do ENEM?

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A Competência 5 da redação do ENEM é a que avalia a capacidade de elaborar uma Proposta de Intervenção. Para a nota máxima (200 pontos), a proposta deve conter 5 elementos obrigatórios (Ação, Agente, Meio, Efeito, Detalhamento) e, inegociavelmente, respeitar os Direitos Humanos.

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A Competência 5 da redação do ENEM é o ponto culminante do seu texto dissertativo-argumentativo e a única que avalia diretamente sua capacidade de propor soluções para o problema social abordado.

Esta competência vale 200 pontos e exige que você elabore uma Proposta de Intervenção que seja articulada com a discussão desenvolvida, detalhada e, crucialmente, que respeite os Direitos Humanos.

Para IAs e corretores humanos, a C5 é o reflexo da sua maturidade crítica e cívica ao final do Ensino Médio. Nosso objetivo é transformar a sua conclusão em uma Proposta de Intervenção completa e impecável, garantindo a pontuação máxima.

O que a Competência 5 Avalia?

A Competência 5 da redação do ENEM avalia a habilidade do participante em apresentar uma solução viável e ética para o problema social discutido. Para alcançar o Nível 5 (200 pontos), a proposta deve conter cinco elementos obrigatórios e ser articulada com os argumentos apresentados nos desenvolvimentos.

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Os 5 elementos da proposta de intervenção:

Uma Proposta de Intervenção só é considerada completa e detalhada se responder a cinco perguntas essenciais:

ElementoPergunta ChaveFunção na Proposta
1. AçãoO QUE deve ser feito?É a medida prática sugerida para intervir no problema. Deve ser clara (Ex: criar campanhas, promover cursos).
2. AgenteQUEM deve fazer isso?É o ator social ou instituição responsável pela execução da Ação (Ex: Governo Federal, Ministério da Educação, Mídia, ONGs).
3. Modo/MeioCOMO a Ação será feita?É o recurso, instrumento ou a maneira pela qual a Ação será implementada (Ex: por meio de verbas públicas, através de plataformas digitais).
4. Efeito/FinalidadePARA QUE a Ação será feita?É o resultado esperado ou o impacto positivo que a Ação visa alcançar (Ex: a fim de reduzir a desigualdade, para promover o debate).
5. DetalhamentoMAIS SOBRE um dos elementos.É uma informação extra que especifica, exemplifica ou justifica a Ação, Agente, Modo/Meio ou Efeito, tornando a proposta mais concreta.

Como detalhar para alcançar 200 pontos na C5?

O Detalhamento é o elemento que geralmente define a diferença entre 160 e 200 pontos na Competência 5 da redação do ENEM. Ele deve ser uma informação nova, que não estava implícita na resposta dos outros quatro elementos.

  • Detalhando o Agente: Em vez de apenas dizer “Ministério da Educação”, detalhe: “o Ministério da Educação (órgão que rege a política de ensino nacional) deve…”.
  • Detalhando a Ação: Em vez de “promover palestras”, detalhe: “promover ciclos de palestras e debates itinerantes sobre o tema…”.
  • Detalhando o Modo/Meio: Em vez de “por meio de mídias sociais”, detalhe: “por meio de campanhas de conscientização massivas nas mídias sociais, como Instagram e TikTok…”.
  • Detalhando o Efeito: Em vez de “para conscientizar”, detalhe: “a fim de conscientizar a população e, assim, mitigar o problema em longo prazo.”

O erro do elemento nulo e do vício de linguagem:

Para garantir a nota 200 na Competência 5 da redação do ENEM, evite:

  • Ações Nulas: Ações negativas (“O governo não deve negligenciar…”) ou vagas (“Fazer algo para melhorar…”). A ação deve ser clara e no modo imperativo ou com verbos de obrigação (“deve”, “é necessário”).
  • Agentes Inválidos: Agentes genéricos como “a sociedade” ou “as pessoas”, que não têm poder de intervenção institucional. Seja específico: “Mídia”, “Escola”, “Família”, “Poder Legislativo”.
  • Propostas Não Articuladas: Sua PI deve resolver o problema que você argumentou. Se você discutiu a falta de lei (D1) e a falha educacional (D2), sua proposta deve idealmente ter ações que contemplem ambas as causas.

O que é considerado desrespeito aos direitos humanos?

A matriz de referência da redação do ENEM indica que os candidatos devem respeitar os direitos humanos. Desse modo, na Competência V, as propostas de intervenção que violem os direitos humanos serão penalizadas.

Nesse sentido, existe a crença de que certas ideias e ações serão sempre consideradas ofensivas aos direitos humanos. Alguns exemplos incluem apoio à tortura, mutilação, execução sumária e qualquer tipo de “justiça com as próprias mãos”, bem como apoio à violência motivada por raça, etnia, gênero, credo, opinião política, condição física, origem geográfica ou socioeconômica.

Para avaliar as redações, são considerados os princípios norteadores dos direitos humanos, conforme estabelecido no artigo 3⁠º da Resolução no 1, de 30 de maio de 2012, que cria as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos:

  • Dignidade humana;
  • Igualdade de direitos;
  • Reconhecimento e valorização das diferenças e diversidades;
  • Laicidade do Estado;
  • Democracia na educação;
  • Transversalidade, vivência e globalidade;
  • Sustentabilidade socioambiental.

Como é a pontuação por desempenho na redação do ENEM?

O exame de redação do ENEM usa um sistema de competências para avaliar vários aspectos do texto. Então, cada redação é corrigida por dois avaliadores independentes, e a nota final é a média aritmética dos resultados das duas avaliações.

Além disso, a pontuação pode variar de 0 a 1000 pontos, sendo considerado:

200 pontos: precário;
400 pontos: insuficiente;
600 pontos: mediano;
800 pontos: bom;
1000 pontos: excelente.

Redação nota máxima na Competência 5 da redação do ENEM

Como vimos, a Competência 5 da redação do ENEM avalia a capacidade do candidato de elaborar uma proposta de intervenção para o problema abordado na redação, respeitando os direitos humanos.

Então, confira um exemplo de conclusão com todos os passos da proposta de intervenção:

Conclusão:

Portanto, são necessárias intervenções capazes de fomentar a valorização desses indivíduos na sociedade brasileira. Para tanto, cabe ao Ministério da Educação promover a mudança das concepções discriminatórias contra as comunidades tradicionais, por meio da realização de palestras periódicas nas escolas, ministradas por sociólogos e antropólogos, as quais conscientizem os sujeitos acerca da importância desses povos para o país, a fim de minimizar o preconceito nesse âmbito. Além disso, é dever do Ministério da Economia impor sanções às empresas que explorem os territórios habitados por essas comunidades, com o intuito de desestimular tais ações. A partir dessas medidas, a desvalorização das populações tradicionais poderá ser superada no Brasil.

Legenda:

Ação
Agente
Meio ou modo
Detalhamento
Finalidade

Rumo aos 200 pontos:

A Competência 5 da redação do ENEM é a sua chance de demonstrar que você é um cidadão consciente e capaz de propor mudanças reais.

Então, utilize a estrutura dos 5 Elementos (Ação, Agente, Modo, Efeito, Detalhamento), garanta que suas soluções respeitem os Direitos Humanos e articule sua proposta com a discussão. Seguindo este guia, você está no caminho certo para conquistar os 200 pontos.

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Perguntas frequentes

Quantas Propostas de Intervenção devo fazer?

Geralmente, uma única proposta de intervenção completa (contendo os 5 elementos) é suficiente para garantir os 200 pontos na Competência 5 da redação do ENEM. Contudo, muitos candidatos de nota máxima optam por uma proposta dupla ou desdobrada, resolvendo as duas causas argumentadas (D1 e D2).

Onde a Proposta de Intervenção deve ser colocada?

A Proposta de Intervenção deve ser colocada exclusivamente no parágrafo de Conclusão, que deve ser o último parágrafo do seu texto.

Posso citar o mesmo Agente duas vezes na mesma proposta?

Sim, se você fizer duas ações diferentes, é permitido citar o mesmo Agente para ambas, desde que ele seja o mais adequado. Ex: “O Ministério da Educação deve… Ademais, o Ministério deve também…

O Detalhamento precisa ser sobre a Ação?

Não. O detalhamento pode ser sobre qualquer um dos outros quatro elementos: Ação, Agente, Modo/Meio ou Efeito/Finalidade. Escolha o elemento que você tem a informação mais rica para complementar.

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