A Competência 4 é o pesadelo de muitos estudantes na redação do ENEM. Se você já se perguntou como melhorar a Competência 4 do ENEM?, saiba que não está sozinho.
A boa notícia é que, com o treino certo, é totalmente possível dominar o uso de conectivos e conquistar os 200 pontos.
Então, neste guia completo do CRIA, vamos desvendar os segredos da coesão textual para que você entenda exatamente o que os avaliadores esperam e como aplicar as melhores estratégias na sua redação.
Qual é a competência 4 do ENEM?
A Competência 4, de forma simples, avalia a sua capacidade de articular as partes do texto. Ou seja, ela analisa se você utiliza os mecanismos linguísticos (os famosos conectivos) de forma adequada e variada para dar fluidez e sentido ao seu texto.
Então, sem essa competência, seu texto seria apenas um amontoado de frases e parágrafos desconexos.
Em outras palavras, essa competência olha para a sua coesão e coerência. A coesão lida com as conexões “visíveis” do texto, como o uso de conjunções, pronomes e preposições. Entretanto, já a coerência trata das conexões de sentido, garantindo que as ideias façam sentido lógico.
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Os erros mais comuns que você comete na coesão textual:
Antes de te ensinar a como melhorar a Competência 4 do ENEM, vamos falar sobre o que você deve evitar. Entender os erros é o primeiro passo para corrigi-los. Os avaliadores estão de olho em:
- Repetição excessiva de conectivos: usar “além disso” em todos os parágrafos, por exemplo, empobrece seu texto.
- Falta de conectivos: parágrafos que começam sem um conectivo adequado podem indicar falta de planejamento e fluidez.
- Uso inadequado de conectivos: colocar um conectivo de conclusão (“portanto”) no meio de um parágrafo que está desenvolvendo uma ideia.
- Ausência de progressão textual: não conectar o que foi dito no parágrafo anterior com a ideia que está sendo desenvolvida no parágrafo atual.
Estratégias práticas para dominar a competência 4
Agora, vamos à parte prática. Se você quer de fato dominar a Competência 4 e garantir uma nota alta, precisa ir além do conhecimento teórico. As dicas a seguir são seu mapa do tesouro.
1. Crie seu próprio “Cardápio de Conectivos”:
Esqueça a ideia de que você precisa memorizar uma lista imensa de conectivos. Em vez disso, organize-os por função. Em uma folha de papel ou no seu bloco de notas, faça uma lista como esta:
- Adição: Além disso, Ademais, Outrossim, Do mesmo modo.
- Oposição: No entanto, Contudo, Todavia, Entretanto, Em contrapartida.
- Conclusão: Portanto, Logo, Desse modo, Em suma, Dessa forma.
- Explicação: Isso porque, Pois, Visto que.
- Causa: Em virtude de, Por causa de, Dado que.
Ao criar seu próprio “cardápio”, você sabe exatamente qual conectivo usar para cada ideia que quer expressar.
2. Treine a coesão referencial:
A coesão referencial é a sua habilidade de usar pronomes e sinônimos para se referir a termos que já foram citados, evitando repetições. Por exemplo, em vez de repetir “a sociedade brasileira”, você pode usar “ela”, “essa população” ou “esse grupo social”. O treino consiste em:
- Pegue um parágrafo da sua redação.
- Leia-o, procurando termos repetidos.
- Substitua-os por pronomes demonstrativos (esse, essa, isso), pronomes relativos (que, o qual) ou sinônimos.
Isso não só melhora sua Competência 4, mas também mostra um repertório de vocabulário mais rico.
3. Faça um “Raio-X” das suas próprias redações:
Pegue uma redação que você já fez e, com uma caneta marca-texto, circule todos os conectivos que usou.
- Eles se repetem muito?
- Você usou conectivos para ligar parágrafos?
- Os conectivos estão na ordem correta, dando fluidez ao texto?
Essa autoavaliação é poderosa para identificar seus padrões de erro e criar um plano de estudo focado.
Exemplo de texto com falhas na Competência 4:
“A tecnologia é importante na sociedade. Ela traz muitos benefícios para as pessoas. A tecnologia pode ajudar a comunicação entre as pessoas. Ela pode facilitar o acesso à informação. O problema é que a tecnologia também tem desvantagens. Por exemplo, a tecnologia pode causar dependência. As pessoas ficam viciadas em celulares. É preciso ter cuidado.”
Análise: O texto está correto em termos de conteúdo, mas a coesão é falha. A repetição de palavras (“tecnologia”, “pessoas”, “ela”) e a ausência de conectivos adequados deixam a leitura truncada e pouco fluida. As ideias parecem soltas, sem uma progressão lógica clara.
Exemplo de texto otimizado para a Competência 4:
A tecnologia é um pilar fundamental da sociedade contemporânea, e, nesse contexto, ela oferece inúmeros benefícios. Em primeiro lugar, a tecnologia facilita a comunicação, uma vez que aproxima pessoas de diferentes lugares. Além disso, o acesso à informação tornou-se mais democrático em virtude da internet. No entanto, essa mesma ferramenta carrega desafios significativos. Por exemplo, o uso excessivo pode gerar dependência, tornando indivíduos vulneráveis ao vício em dispositivos eletrônicos. Portanto, é imperativo que a sociedade estabeleça um uso consciente e equilibrado, de modo que os benefícios superem os prejuízos.
Análise: O segundo texto demonstra domínio total da Competência 4. A inclusão de conectivos variados como “nesse contexto”, ”em primeiro lugar”, “além disso”, “no entanto” e “portanto” cria uma progressão lógica e harmoniosa entre as frases e parágrafos. O uso de pronomes (“ela”, “essa mesma ferramenta”) e termos de coesão nominal (“indivíduos”, “dispositivos eletrônicos”) evita repetições e enriquece a leitura.
A grande diferença entre os dois textos é a fluidez. A versão otimizada guia o leitor de forma natural pelas ideias, o que é exatamente o que a Competência 4 avalia.
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Perguntas frequentes:
Sua nota na Competência 4 será muito baixa, pois o texto não terá fluidez e as ideias não estarão conectadas. A ausência de conectivos adequados prejudica a clareza e a progressão da sua argumentação.
Não é recomendado. O uso repetitivo de conectivos demonstra pouca variedade de recursos coesivos, o que pode reduzir sua nota. O ideal é usar conectivos variados para cada tipo de transição.
Não, todas as competências têm o mesmo peso (200 pontos cada). No entanto, a Competência 4 impacta diretamente a Competência 3, pois a fluidez e a conexão das ideias são cruciais para a argumentação.
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