CRIA logo

Como estudar para o ENEM online: melhores dicas!

Compartilhe

A prova do ENEM 2023 já tem data definida. Sabemos que não é uma prova fácil, então é preciso estar muito bem preparado para o dia do Exame. Com um maior acesso à internet, os candidatos podem aprender a como estudar para o ENEM online e gabaritar a prova.

O ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – é uma das provas mais esperadas por muitos estudantes. Desde alunos que vão fazer como treineiros até egressos do ensino médio, diversos candidatos estão se preparando para esse momento.

Então, para aqueles que desejam se preparar para a prova no conforto de casa, é muito importante se atentar a diversos fatores. O principal deles é ter um bom planejamento, isto é, saber tudo o que estudar para o ENEM 2023.

Por isso, o maior desafio para quem estuda em casa é ter disciplina para manter essa rotina de estudos. Nesse sentido, conheça todas as dicas que o CRIA preparou de como estudar para o ENEM online e gabaritar a prova. Boa leitura.

como estudar para o enem online
Como estudar para o ENEM online: confira todas as dicas – Fonte: Pexels

10 Dicas de como estudar para o ENEM online

Quer alcançar um aprendizado organizado, produtivo e de qualidade? Existem algumas etapas que você deve considerar para estudar para qualquer prova ou exame. Veja agora algumas dicas de como estudar para o ENEM online:

1. Se organize!

Para manter uma rotina de estudos eficiente, é necessário maximizar o tempo e o desempenho nos estudos. Em suma, uma boa organização é essencial tanto para atividades diárias, quanto para os estudos.

Pensando nisso, conheça alguns aplicativos que podem facilitar essa organização na palma das mãos:

  • Notion: esse aplicativo pode ser utilizado no seu smartphone ou no computador. A organização e produtividade pode ser mais simples, pois o aplicativo permite criar e gerenciar notas, tarefas, listas, calendários;
  • Trello: é uma plataforma de gerenciamento de projetos por meio de quadros virtuais. Assim, utiliza o conceito de kanban, uma técnica de gestão visual, para auxiliar a organização de tarefas e acompanhar o progresso;
  • Pomodoro: é um aplicativo que permite utilizar a técnica de gerenciamento de tempo. Então, você pode dividir os estudos em períodos curtos e focados, seguidos de pausas regulares.

2. Tenha um planejamento de estudos

Criar um planejamento de estudos envolve diversas etapas, desde a definição de metas claras e a avaliação do tempo disponível até a criação de um cronograma realista e a implementação de técnicas de gestão de tempo.

Para criar o planejamento ideal, é preciso entender seus objetivos. Além disso, é necessário compreender os pontos de melhoria aos quais você deve dar mais atenção. Por exemplo, se você não está com todas as fórmulas matemáticas na ponta da língua, dê mais atenção para estudos de cálculos.

Assim, ao entender em que ponto você está, ficará mais fácil delimitar quais disciplinas precisam de mais atenção do que outras.

3. Conheça bem a prova do ENEM

Bom, se seu objetivo é mandar bem na prova do ENEM, não deixe de conferir como o exame é organizado. Por isso, pesquise sobre as disciplina cobradas e até as 5 competências do ENEM que a banca de correção utiliza para avaliar a prova.

Desse modo, a organização da prova objetiva é:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;

4. Inclua simulados na sua rotina de estudos

Bom, é evidente que estudar a teoria de todos os assuntos que estão na programação do ENEM é imprescindível. Porém, articular esse conhecimento em exercícios práticos faz parte do processo.

Uma dica interessante é revisitar todas as provas do ENEM dos anos anteriores. Comece pela mais recente até as mais antigas, assim a discrepância da prova será menor, uma vez que a do ano passado é mais familiar que a mais velha.

Além disso, organize para simular não somente as questões da prova, mas todo o dia do exame. O ENEM é uma prova de conhecimento, mas também testa a resistência em que o candidato precisa passar horas sentado, lendo, escrevendo, resolvendo questões.

Então, se pergunte: qual foi a última vez que fiquei tantas horas ininterruptas estudando? A partir dessa resposta, treine seu corpo, além da mente.

Você também pode gostar:

5. Esteja sempre atualizado

O Exame Nacional do Ensino Médio é conhecido por tratar de assuntos bem atuais. Desse modo, estar atualizado dos acontecimentos do Brasil e do mundo é crucial para o estudante.

Então, não deixe de acompanhar os noticiários, canais de matérias online e colunas que tratam de atualidades. Assim, além de se manter atualizado, você ainda pode observar a argumentação e ter pensamento crítico sobre as notícias que está acompanhando.

Fique atento para fugir das fake news, já que acessar conteúdo que traz desinformação é muito prejudicial para qualquer objetivo. Ou seja, confira as fontes do conteúdo que você está acessando.

6. Seja criterioso nas redes sociais

Bom, não podemos dispensar as redes sociais, já que em mundo hiperconectado elas fazem parte da vida cotidiana de todos. Confira algumas dicas essenciais para utilizar as redes sociais:

  • Delimite seu tempo nas redes sociais;
  • Siga perfis de estudos;
  • Entre em comunidade de estudantes para o ENEM;
  • Salve posts com conteúdos interessantes, como mapas mentais e listas.

7. Utilize os recursos disponíveis

Existem diversos recursos disponíveis gratuitos para os estudantes. Então, após traçar um planejamento de estudos, verifique aulas online, sites e blogs educacionais, canais no YouTube e aplicativos de estudos.

8. Revise com frequência

Revisar é uma das tarefas mais importantes do estudante, já que manter o conteúdo fresco na memória é o melhor caminho para o dia da prova.

Isso é importante, pois estudar passivamente, isto é, apenas ler, sem revisar ou praticar por meio de exercícios, pode levar o nosso cérebro a ser “enganado”. Ou seja, apenas ler dá a ilusão que estamos aprendendo, quando a realidade pode ser um pouco diferente.

9. Crie uma rede de apoio com outros estudantes

Criar uma rede de apoio com outros estudantes contribui para uma melhor compreensão dos conteúdos. Além disso, também oferece suporte emocional e motivação. Então, estudando em grupo, você pode potencializar sua preparação para o ENEM e aumentar suas chances de alcançar um bom desempenho.

10. Treine a redação

Assim como treinar as questões objetivas, é importante treinar a redação. O volume ideal de treino é de 1 vez por semana. Então, reserve um momento da sua semana para redigir ao menos uma redação com a estrutura do ENEM.

Assim, treinar a sua habilidade de comunicação escrita é fundamental, já que a redação vale mil pontos. Além disso, essa parte da prova é desclassificatória caso o candidato zere.

Como estudar para o ENEM online com o CRIA?

Bom, agora que você já tem uma visão geral de como estudar para o ENEM online. Mas quer facilitar ainda mais esse processo? O CRIA pode te ajudar.

O CRIA é um corretor de redação por inteligência artificial.  Assim, é o resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento, para entregarmos o algoritmo ideal. Além disso, analisa em até 2 minutos a redação com grande precisão, baseando-se nas competências do ENEM.

Nosso banco de dados possui centenas de milhares de redações. Então, desde zeradas até aquelas com nota mil utilizadas pela IA para entregar ao aluno uma descrição detalhada de onde errou, como pode arrumar e o porquê tal erro gera desconto de pontos no exame.

Gostou? Então comece agora.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

como e a redacao da uft

Como é a redação da UFT 2024/2?

A redação da UFT segue o padrão comum de muitos vestibulares, solicitando aos candidatos que produzam um texto dissertativo-argumentativo. A avaliação é baseada em cinco competências específicas, conforme detalhado no edital da instituição.

Leia mais »