Body
CRIA logo

Como é a redação da UFT 2024/2?

Compartilhe

A redação da UFT segue o padrão comum de muitos vestibulares, solicitando aos candidatos que produzam um texto dissertativo-argumentativo.

Como é a redação da UFT? Assim como muitos vestibulares, solicita-se aos candidatos uma redação do gênero textual dissertativo-argumentativo. O texto é avaliado seguindo cinco competências, disponibilizadas pelo edital da instituição.

A redação é uma das etapas mais importantes e desafiadoras do processo seletivo para ingresso na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Na edição do vestibular 2024/2, a instituição busca não apenas avaliar a habilidade dos candidatos em expressar suas ideias de forma clara e coesa, mas também estimular a reflexão crítica sobre temas relevantes.

Assim, se você quer saber como é a redação da UFT, continue com o CRIA e boa leitura.

como e a redacao da uft
A redação da UFT segue o padrão comum de muitos vestibulares, solicitando aos candidatos que produzam um texto dissertativo-argumentativo – Foto: Freepik.

O que é a UFT?

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) é uma instituição de ensino superior pública localizada no estado do Tocantins, Brasil.

Fundada em 2000, a UFT tem como missão principal promover o desenvolvimento educacional, científico, cultural e social da região, contribuindo para o progresso do estado e do país como um todo.

Assim, a UFT oferece uma ampla variedade de cursos de graduação, pós-graduação e extensão, abrangendo diversas áreas do conhecimento, como ciências humanas, ciências exatas, ciências da saúde, ciências agrárias, entre outras.

Além disso, seus campi estão distribuídos em várias cidades do estado, incluindo Palmas (a capital), Araguaína, Porto Nacional, Gurupi e Miracema.

Você também pode se interessar por:

Como é o vestibular da UFT?

Segundo o edital, as provas do Concurso Seletivo Vestibular UFT/UFNT 2024.2 serão realizadas em etapa única, dividida em dois turnos distintos. Aplicadas a todos os cursos, abordarão conhecimentos compatíveis com o nível de complexidade do Ensino Médio.

Além disso, as provas terão caráter classificatório e eliminatório e serão divididas em:

  • I. Prova de Conhecimentos;
  • II. Prova de Redação

Prova de Conhecimentos:

A Prova de Conhecimentos será constituída de 76 questões objetivas, no formato de múltipla escolha, sobre os conteúdos de Ensino Médio.

Então, confira a estruturação da prova:

Área de ConhecimentoTotal de Questões Por
Área de Conhecimento
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias24
Matemática e suas Tecnologias 8
Ciências Humanas e suas Tecnologias20
Ciências da Natureza e suas Tecnologias24
Total76

Cada questão de Conhecimentos terá o valor correspondente a 1 (um) ponto, no formato de múltipla escolha, com 4 (quatro) alternativas das quais apenas 1 (uma) será correta.

Além disso, as provas poderão ter formatos diferentes, mas serão iguais em conteúdo para todos os candidatos, exceto as de Língua Estrangeira.

Como é a redação da UFT?

A Prova de Redação em Língua Portuguesa é de caráter eliminatório e classificatório, feita à mão, com letra legível e, obrigatoriamente, com caneta esferográfica de tinta preta ou azul, fabricada em material transparente. Sua aplicação considera todos os candidatos inscritos.

Além disso, vale lembrar, que caso opte por fazer sua redação em letra de forma, o candidato deverá distinguir claramente as letras maiúsculas das minúsculas.

Como é avaliada a redação da UFT?

A redação será avaliada com base nos seguintes critérios de adequação relacionados:

  • Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
  • Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  • Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
  • Observação importante: A fuga total ao tema, a cópia total ou parcial da coletânea dos textos apresentados (quando for apresentado) ou o desenvolvimento de outro tipo de texto, que não o proposto, ANULAM a redação.

O que pode zerar a redação da UFT?

A ocorrência em geral de clichês, frases feitas e o uso inadequado de vocábulos são aspectos, em princípio, negativos da redação, e implicam na perda de pontos.

Além disso, rasuras e letra ilegível acarretam perda de pontuação em modalidade, com prejuízos também na avaliação dos demais itens.

Vale lembrar que a Prova de Redação em Língua Portuguesa deverá apresentar no mínimo 7 (sete) linhas e no máximo 30 (trinta) linhas.

Assim, a banca avaliadora atribuirá nota 0 (zero) à redação que apresente menos que 7 linhas, qualquer que seja o conteúdo, configurará como “Texto insuficiente”.

Por fim, no caso de textos com mais de 30 (trinta) linhas, as linhas excedentes não serão consideradas pela banca avaliadora.

Cronograma UFT/UFNT 2024/2

  • Solicitações de isenção: 31/01 a 08/02/2024;
  • Inscrições: das 9h de 01/03 às 17h de 27/03/2024;
  • Pagamento da taxa: até 28/03/2024;
  • Locais de prova: 17h de 03/05/2024
  • Relação candidato/vaga: 03/05/2024;
  • Provas: 19/05/2024;
  • Divulgação dos gabaritos provisórios e provas: 17h de 20/05/2024;
  • Divulgação dos gabaritos definitivos: 17h de 03/06/2024;
  • Resultado: 17h de 08/06/2024;
  • Matrículas 1ª chamada: 15,16 e 17/06/2024.

Quais foram os temas anteriores da prova de redação UFT?

  • Vestibular 2024/1: Os impactos do envelhecimento na economia brasileira.
  • Vestibular 2023/2: Individualismo e seus reflexos nas relações interpessoais na sociedade brasileira.
  • Vestibular 2023/1: A biotecnologia e seus impactos na vida humana.
  • Vestibular 2022/1: Desafios das mulheres na ciência brasileira.
  • Vestibular 2020/1: A fome e seus impactos no contexto brasileiro.
  • Vestibular 2019/2: Efeitos da ausência de empatia nas relações sociais.
  • Vestibular 2019/1: Os desafios do encontro de gerações no mercado.

Qual tema pode cair na prova de redação da UFT?

As temáticas sociais são as mais cobradas em provas de redação, tanto dos vestibulares, quanto do ENEM. Desse modo, construir um bom repertório sociocultural permite uma argumentação mais potente e convincente.

Então, pensar em temas como pobreza menstrual, automedicação, desaparecimento de pessoas, isto é, questões emergentes de saúde e sociais, é extremamente relevante.

Assim, estude temas como:

Quais são os livros indicados para o vestibular UFT?

A preparação para o vestibular é um momento crucial na vida de qualquer estudante que almeja ingressar em uma instituição de ensino superior.

Assim, além do domínio dos conteúdos específicos das disciplinas cobradas nas provas, é fundamental estar familiarizado com a leitura de obras literárias, frequentemente exigidas nos processos seletivos.

Para os candidatos que almejam uma vaga na Universidade Federal do Tocantins (UFT), é importante conhecer as obras indicadas pela instituição, que não apenas enriquecem o repertório cultural do estudante, mas também proporcionam uma base sólida para a compreensão de questões sociais, históricas e humanas.

ObraAutorGênero
Insubmissas Lágrimas de MulheresConceição Evaristo Conto
A Pena e a Lei Ariano SuassunaTeatro
Contos EscolhidosMachado de AssisConto
O Canto da Carpideira Lita MariaRomance

Qual a diferença entre a redação da UFT e do ENEM?

A redação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) compartilham algumas semelhanças em relação às competências avaliadas, mas apresentam diferenças importantes:

1. Competências similares:

Ambas as redações são avaliadas com base em competências similares, como domínio da norma culta da língua, coesão textual, coerência argumentativa e, por fim, capacidade de apresentar argumentos consistentes.

2. Restrição a estrangeirismos:

Tanto na UFT quanto no ENEM, é desencorajado o uso de estrangeirismos na redação, ou seja, priorizando o uso adequado da língua portuguesa.

3. Proposta de Intervenção:

Enquanto no ENEM é comum exigir duas propostas de intervenção para os problemas abordados, na UFT isso não é uma obrigatoriedade, podendo a redação focar mais na argumentação dos pontos de vista apresentados.

4. Ênfase na argumentação:

A UFT costuma enfatizar mais a argumentação do que o repertório sociocultural, assim, incentivando os candidatos a aprofundarem seus argumentos e apresentarem uma análise crítica mais detalhada.

5. Temas mais amplos:

Os temas da UFT tendem a ser mais amplos e abrangentes, ou seja, permitindo uma maior variedade de abordagens e perspectivas em comparação com os temas do ENEM. Então, podem ser mais específicos e direcionados para grupos sociais ou questões pontuais.

6. Textos motivadores:

Tanto na UFT quanto no ENEM, os textos motivadores fornecem informações adicionais sobre o tema, nesse sentido, ajudando os candidatos a especificarem os afetados e aprofundarem sua compreensão da questão apresentada.

Entretanto, jamais copie nenhuma informação desses textos, já que pode levar a nota zero (0).

7. Textos mais específicos na UFT:

Os textos motivadores da UFT tendem a ser mais específicos e detalhados, isto é, fornecendo informações adicionais e contexto relevante para a elaboração da redação.

8. Evitar cópia direta dos textos motivadores:

Embora os textos motivadores sejam importantes para embasar a argumentação, tanto na UFT quanto no ENEM, é importante evitar a cópia direta desses textos na redação, priorizando a reescrita e a interpretação crítica das informações apresentadas.

Como mandar bem na redação da UFT?

Agora que você já conferiu como é a redação da UFT, o CRIA pode ser a ferramenta ideal para esse processo. Mas o que é o CRIA?

O CRIA é um corretor de redação por inteligência artificial que utiliza modelos de aprendizado de máquina gerados por meio de redações escritas por alunos reais e corrigidas por professores.

Além disso, o CRIA realiza previsões de notas por competência, análise de contexto na introdução, previsão de defesa de tese, previsão de fuga ao tema, previsão de intervenção, uso de parônimas e homônimas, etc.

Mas o que o CRIA faz por você?

  • Análise instantânea da redação;
  • Simulação da sua nota do ENEM por competência;
  • Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
  • Traz correções detalhadas por competência;
  • Histórico de progresso;
  • Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
  • Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
  • Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.

Vamos começar? Então acesse aqui.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes