CRIA logo

Como é a redação da UFRR? Escreva a melhor

Compartilhe

Você sabe como é a redação da UFRR? Conheça o formato, critérios de avaliação e principais orientações para garantir um bom desempenho no vestibular da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) está localizada em Boa Vista, capital do estado de Roraima. Assim, foi fundada em 1989 visando fomentar a educação, a pesquisa e a extensão, contribuindo para o desenvolvimento regional e nacional.

Pensando nisso, muitos desejam ingressar na instituição e, para isso, é preciso passar pelo processo vestibular. Então, entender como se preparar da melhor maneira é fundamental para mandar bem e alcançar uma boa nota, principalmente na redação.

Nesse sentido, venha com o CRIA aprender como é a redação da UFRR. Então, continue conosco e boa leitura.

como e a redacao da ufrr
Você sabe como é a redação da UFRR? Assim como muitos vestibulares, a prova exige a produção de um texto dissertativo-argumentativo – Foto: Freepik.

Como é a redação da UFRR?

Conforme o edital oficial, a redação deverá ser um texto dissertativo-argumentativo, elaborado em Língua Portuguesa, apresentado sem rasuras, seguindo a Norma Padrão Culta e o Novo Acordo Ortográfico, conforme as seguintes orientações:

  • A maioria dos parágrafos deve possuir, no mínimo, 2 (dois) dois períodos;
  • Cada parágrafo deve expressar uma ideia completa;
  • Deve ocorrer o encadeamento entre as partes do texto;
  • Devem ser evitados clichês, estereótipos, frases feitas, afirmações sobre o óbvio;
  • A redação deve apresentar dados suficientes para a interpretação do texto;
  • As informações não devem ser redundantes;
  • O texto deve atender ao que foi anunciado na apresentação do ponto de vista;
  • O texto deve girar em torno da posição manifestada, sem contradições;
  • Deve ocorrer o emprego adequado das classes gramaticais;
  • Os argumentos devem ser efetivamente desenvolvidos;
  • Os exemplos devem estar relacionados aos argumentos; e estes, ao ponto de vista principal;
  • As palavras estrangeiras utilizadas no texto devem estar destacadas com aspas ou sublinhadas.

Você também pode se interessar por:

Como é corrigida a redação do vestibular UFRR?

A correção da prova de redação será feita considerando um texto dissertativo-argumentativo, então, com uma extensão mínima de 15 (quinze) e máxima de 25 (vinte e cinco) linhas.

Então, textos com menos de 15 linhas receberão nota 0 (zero), enquanto textos com mais de 25 linhas terão o conteúdo excedente desconsiderado.

Então, para a correção e pontuação, serão considerados os seguintes critérios estruturais:

Tipo textual:

  1. Organização: margens e legibilidade serão avaliadas, com uma pontuação de 1,0 (um) ponto.
  2. Introdução: a delimitação do tema e sua abordagem serão avaliadas, com uma pontuação de 1,5 (um vírgula cinco) ponto.
  3. Desenvolvimento: o texto deve conter 2 ou 3 parágrafos desenvolvendo as ideias propostas de forma genérica na introdução, com uma pontuação de 2,0 (dois) pontos.
  4. Conclusão: a retomada dos argumentos apresentados no desenvolvimento, segundo o ponto de vista do candidato, será avaliada, com uma pontuação de 1,5 (um vírgula cinco) ponto.

Assim, a pontuação total para a estrutura do texto será de 6,0 (seis) pontos.

Ortografia:

A ortografia será avaliada com base nos seguintes critérios:

  1. Ortografia: Cada erro ortográfico resultará em uma perda de 0,5 (zero vírgula cinco) ponto, até um total de 5,0 (cinco) pontos. O candidato não será penalizado duas vezes pelo mesmo erro, seja ortográfico ou de acentuação. Esta regra se aplica a palavras iguais e não à natureza do erro.

Assim, a pontuação total para ortografia será de 5,00 (cinco) pontos.

Sintaxe:

A sintaxe será avaliada com base nos seguintes critérios:

  1. Sintaxe: Cada erro de concordância, colocação pronominal e/ou regência resultará na perda de 1,0 (um) ponto, até o total de 5,0 (cinco) pontos.

A pontuação total para sintaxe será de 5,00 (cinco) pontos.

Coesão, pontuação e coerência:

A avaliação de coesão, pontuação e coerência será feita com base nos seguintes critérios:

  1. Coesão, Pontuação e Coerência: Serão penalizados erros relacionados a conectivos inadequados e/ou ausência de conectivos, ideias inacabadas ou contraditórias, pontuação incorreta que altera o sentido do texto, ideias descontextualizadas, redundantes ou repetitivas, repetição de palavras, uso inadequado de elementos anafóricos e catafóricos, e progressão textual prejudicada pelo uso incorreto de recursos coesivos. Também serão considerados problemas lógico-semânticos, como tautologia, contradição, ambiguidade, generalização indevida e ambiguidade não-intencional. Cada erro resultará na perda de 0,5 (zero vírgula cinco) ponto, até o total de 6,0 (seis) pontos.

Assim, a pontuação total para coesão, pontuação e coerência será de 6,00 (seis) pontos.

Conteúdo, profundidade e reflexão:

A avaliação de conteúdo, profundidade e reflexão será baseada nos seguintes critérios:

  1. Conteúdo, Profundidade e Reflexão: O candidato deve elaborar um texto com alta complexidade de argumentação, explorando as diversas possibilidades de ideias que o tema permite, conforme a proposta escolhida. É necessário fazer uso crítico das informações textuais, extratextuais e intertextuais, extrapolando o recorte temático e demonstrando excelência no trabalho de autoria, o que inclui a capacidade de organizar e mobilizar diferentes vozes e pontos de vista na construção do texto.

Entretanto, para textos que não atenderem a essas competências, serão aplicados os seguintes descontos, até o total de 8,0 (oito) pontos:

  • Texto fora do padrão culto, sem complexidade de argumentação e falta de clareza de ideias: desconto de 8,00 (oito) pontos.

O que pode zerar a redação vestibular da UFRR?

Depois das informações a respeito da composição da redação e quais são os critérios de correção, é então, importante saber o que pode zerar a redação vestibular da UFRR.

Assim, as penalidades para a redação serão aplicadas conforme os seguintes critérios:

  1. Ausência de Título: desconto de 1,0 (um) ponto.
  2. Incoerência entre Título e Texto: desconto de 1,0 (um) ponto.
  3. Identificação Equivocada do Tema: desconto de 1,0 (um) ponto.
  4. Ausência de Marcação do Tema: desconto de 1,0 (um) ponto.
  5. Fuga Parcial ao Tema: desconto de 6,0 (seis) pontos.
  6. Fuga Parcial ao Tipo Textual Dissertativo-Argumentativo: desconto de 6,0 (seis) pontos.
  7. Cópia Parcial do Texto Base ou de Qualquer Questão da Prova Objetiva: desconto de 6,0 (seis) pontos.
  8. Texto Fora do Tipo Textual Dissertativo-Argumentativo: atribuída nota 0 (zero).
  9. Cópia do Texto Base ou de Qualquer Questão da Prova Objetiva: atribuída nota 0 (zero).
  10. Fuga Total ao Tema: atribuída nota 0 (zero).
  11. Redação com Qualquer Tipo de Identificação: o candidato será desclassificado.
  12. Texto com Menos de 15 Linhas: atribuída nota 0 (zero).
  13. Texto que Exceda 25 Linhas: as linhas excedentes serão desconsideradas.
  14. Texto com Legibilidade Comprometida: atribuída nota 0 (zero).
  15. Desrespeito aos Direitos Humanos: desconto de 6,0 (seis) pontos.
  16. Direcionamento Direto à Banca Corretora ou Citação dela: desconto de 6,0 (seis) pontos.
  17. Citação Sem Aspas e/ou Créditos de Autoria: desconto de 6,0 (seis) pontos.

Como é o vestibular da UFRR?

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) está com inscrições abertas para o Vestibular 2025 até o dia 30 de agosto. Assim, os interessados podem se inscrever na página de Seletivos da Comissão Permanente de Vestibular (CPV/UFRR).

Estão sendo oferecidas 760 vagas distribuídas em 38 cursos de graduação, com ingresso previsto para o primeiro e o segundo semestres do ano de 2025.

Nesse sentido, o processo seletivo ocorre em duas modalidades: Prova Integral (PI), com ingresso no ano de 2025, e Processo Seletivo Seriado (PSS), composto por três etapas. A 1ª etapa (E1) seleciona candidatos para ingresso em 2027, a 2ª etapa (E2) para ingresso em 2026, e a 3ª etapa (E3) para ingresso em 2025.

Conforme o Edital oficial, a Prova Integral (PI) será composta por uma prova objetiva, contendo nove questões de cada disciplina, além de uma redação, realizadas na mesma oportunidade.

O que cai no vestibular UFRR 2025?

A aplicação da prova terá uma única fase, consistindo em duas provas: uma objetiva e uma de redação. Assim, a prova objetiva, de conhecimentos gerais, abrangerá as disciplinas de Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa, Matemática e Química.

Além disso, as questões da prova objetiva serão de múltipla escolha, cada uma com cinco alternativas, contendo apenas uma opção correta.

Qual a diferença entre a Prova Integral e o Processo Seletivo Seriado?

A Prova Integral (PI) será composta por uma prova objetiva com nove questões de cada uma das oito disciplinas que os candidatos devem estudar, além disso, uma redação.

Entretanto, o Processo Seletivo Seriado (PSS) é dividido em três etapas: 1ª etapa (E1), 2ª etapa (E2) e 3ª etapa (E3). Além disso, nas etapas E1 e E2, a seleção consiste em uma prova objetiva com três questões de cada disciplina, sem redação.

Conheça o corretor de redação por inteligência artificial CRIA

Agora que você já sabe sobre as como é a redação da UFRR, o CRIA pode ser a ferramenta ideal para esse processo. Mas o que é o CRIA?

O CRIA é um corretor de redação por inteligência artificial que utiliza modelos de aprendizado de máquina gerados por meio de redações escritas por alunos reais e corrigidas por professores.

Além disso, o CRIA realiza previsões de notas por competência, análise de contexto na introdução, previsão de defesa de tese, previsão de fuga ao tema, previsão de intervenção, uso de parônimas e homônimas, etc.

Mas o que o CRIA faz por você?

  • Análise instantânea da redação;
  • Simulação da sua nota do ENEM por competência;
  • Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
  • Traz correções detalhadas por competência;
  • Histórico de progresso;
  • Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
  • Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
  • Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.

Vamos começar? Então acesse aqui.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes