Como corrigir uma redação? Guia especial!

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Para corrigir uma redação, use o Método Invertido das 5 Competências do ENEM: primeiramente, avalie o conteúdo (C3-Argumentação e C2-Repertório); depois, a Proposta de Intervenção (C5-os 5 elementos); finalmente, corrija a coesão (C4) e a gramática (C1). Ler em voz alta ajuda a identificar erros.

Uma jovem de cabelo encaracolado e moletom amarelo está escrevendo concentradamente em um caderno, sentada à mesa com outras pessoas em um ambiente de estudo bem iluminado.

Todo estudante sabe que escrever uma redação é apenas metade do trabalho. A outra metade, e talvez a mais importante, é saber Como corrigir uma redação? de forma eficaz. Afinal, a autocorreção é a chave para transformar um texto mediano em uma peça de nota 1000.

No entanto, corrigir a própria redação é um desafio, pois nossos olhos tendem a ignorar os próprios erros. Portanto, você precisa de um método sistemático que simule a avaliação dos corretores oficiais do ENEM.

Neste guia completo, você aprenderá a aplicar o método das 5 Competências do ENEM para autoavaliar seu texto com rigor, transformando você no seu melhor corretor!

O método invertido: 5 passos para corrigir sua redação

Para descobrir Como corrigir uma redação? de forma profissional, você deve usar o método invertido. Em vez de começar pela gramática (C1), comece pela estrutura do seu argumento (C3), visto que este é o erro que mais derruba a nota.

1: avalie a competência 3 (Argumentação e Projeto de Texto)

  • Verificação: Seu texto tem um Projeto de Texto claro? (Introdução, 2 Desenvolvimentos e Conclusão)
  • Ação: Leia apenas as frases principais de cada parágrafo de desenvolvimento. Elas apresentam os argumentos centrais? Eles estão interligados?
  • Erro Crítico: Se seus argumentos não sustentarem a tese, sua nota C3 cai drasticamente (chegando a 120 pontos ou menos).

2: avalie a competência 2 (Compreensão e Repertório Sociocultural)

  • Verificação: Você compreendeu todo o tema proposto? Sua redação incluiu um repertório sociocultural legítimo (filosofia, história, citação, lei)?
  • Ação: Circule a frase-tema. Seu texto se manteve 100% focado nela?
  • Erro Crítico: Fuga parcial ao tema (tangenciamento) anula a C2, portanto, a nota fica em 40 pontos. Certifique-se de que o repertório é produtivo e está ligado ao seu argumento.

3: avalie a competência 5 (Proposta de Intervenção)

  • Verificação: Sua conclusão tem os 5 Elementos Detalhados?
    1. Agente (Quem faz?)
    2. Ação (O que faz?)
    3. Meio/Modo (Como faz?)
    4. Efeito (Para que faz?)
    5. Detalhamento (Informação extra sobre 1 dos 4 itens anteriores)
  • Ação: Crie uma lista ao lado da conclusão e marque check nos 5 elementos. Se faltar um item, a nota não passa de 160 pontos.

4: avalie a competência 4 (Coerência e Coesão)

  • Verificação: Você usou conectivos variados no início de todos os parágrafos de desenvolvimento?
  • Ação: Passe o marca-texto sobre os conectivos. Se você repetir “Ademais” ou “Portanto”, sua nota C4 é penalizada. Utilize sinônimos como “Nesse sentido”, “Outrossim”, “Em primeiro plano”.

5: avalie a competência 1 (Domínio da Norma Padrão)

  • Verificação: Este é o único passo que exige a leitura lenta. Leia o texto em voz alta. Seu ouvido pega erros que o olho ignora (como vírgulas, regência verbal ou concordância).
  • Ação: Foco na vírgula. Se você colocou vírgula entre o sujeito e o verbo, sua nota C1 é penalizada em 40 pontos. Além disso, verifique a acentuação e a ortografia.

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Checklist de autocorreção rápida (Simulador de Notas)

Use esta tabela para autoavaliar sua nota em cada competência. Lembre-se que 160 pontos é a meta mínima para uma boa pontuação.

CompetênciaAutoavaliação (Sim/Não)Pontos Perdidos (Estimativa)
C1 (Gramática)Menos de 2 erros graves?Se Sim: 0-40
C2 (Tema e Repertório)Foco 100% no tema E Repertório produtivo?Se Sim: 0-40
C3 (Argumentação)Tese clara e argumentos sustentados?Se Sim: 0-40
C4 (Coesão)Conectivos variados e sem repetição?Se Sim: 0-40
C5 (Proposta)5 Elementos totalmente detalhados?Se Sim: 0-40

Dica de Ouro: Depois de fazer a autocorreção, entregue o texto para um amigo ou professor corrigirem apenas um dos erros que você não viu. Isso prova que o olhar de um segundo corretor sempre aprimora o seu texto.

Excelente solicitação! A melhor forma de entender Como corrigir uma redação? é vendo o método aplicado na prática.

Vou usar um exemplo de redação (Nota 920, com erros estratégicos) e aplicar o Método Invertido de 5 Passos (focando em C3, C2 e C5, os erros mais graves), conforme detalhado no artigo.

Exemplo de Redação Corrigida (Método Invertido)

Tema: Os desafios para a valorização da herança africana no Brasil. Nota Final (Estimada): 920

Redação Exemplo (Com Erros Estratégicos)

A herança africana no Brasil é inegável, e isso é um fato histórico. Não se pode falar em sociedade brasileira sem citar a contribuição que o povo negro trouxe para nossa cultura. Entretanto, persistem desafios na valorização dessa cultura, principalmente por causa de um racismo que é estrutural na sociedade. A falta de conhecimento sobre o tema é a causa principal desse problema no país. (Introdução – 92 palavras)

Primeiramente, a ausência de um ensino adequado nas escolas faz com que o aluno não aprenda sobre as religiões de matriz africana, como o Candomblé, criando um preconceito grande. O governo deve promover a educação como forma de combater a intolerância, e isso deve ser feito pelo Ministério da Educação. A lei 10.639 é uma lei que não é seguida, e precisa ser aplicada de forma séria. Ademais, a mídia também não ajuda. Os filmes e séries mostram o negro em um papel inferior. (Desenvolvimento 1 – 96 palavras)

Outrossim, a falta de representatividade do povo negro na mídia e na política reforça a visão deturpada da herança africana. Isto perpetua a exclusão social. Sendo assim, a sociedade civil deve se mobilizar para cobrar ações do Estado. O Brasil precisa de mais negros em posição de liderança. É um desafio, e o tema é importante para o país. É necessário mudar a cultura e o modo de pensar. (Desenvolvimento 2 – 80 palavras)

Portanto, para atenuar os desafios da valorização da herança africana, o Estado deve atuar. O Ministério da Cultura precisa criar campanhas de valorização e reconhecimento da cultura e história afro-brasileira. Isso deve ser feito através de propagandas em rádio e televisão, para promover o conhecimento. Espera-se, com isso, uma maior conscientização da população. Os desafios diminuem quando se tem informação e representatividade. (Conclusão – 78 palavras)

Correção aplicada: Método Invertido

Aplicaremos o método focando do mais grave (C3/C2/C5) para o menos grave (C4/C1).

1. Competência 3 (Argumentação e Projeto de Texto)

Análise:

  • Tese: A tese (“A falta de conhecimento sobre o tema é a causa principal…”) é clara, mas simplifica demais um problema complexo como o racismo estrutural.
  • Projeto: O projeto é visível: Argumento 1 (Educação/Lei 10.639) e Argumento 2 (Representatividade/Mídia).
  • Coerência Interna: O D1 e D2 sustentam a tese de “falta de conhecimento”. Contudo, o D2 é fraco, pois mistura representatividade com o papel da sociedade civil.
CritérioCorreção / Ponto Perdido
C3 – Projeto de TextoRisco de 160 pontos. O D2 não é forte nem profundo. A argumentação é superficial (o que o ENEM chama de “discurso de senso comum”).

2. Competência 2 (Compreensão do Tema e Repertório)

Análise:

  • Compreensão: O tema foi totalmente compreendido (“valorização da herança africana no Brasil”). Não houve tangenciamento. (Ponto positivo)
  • Repertório: O texto cita a Lei 10.639 (educação). Entretanto, o repertório é único e não muito aprofundado, limitando-se ao campo educacional/legal.
CritérioCorreção / Ponto Perdido
C2 – RepertórioRisco de 160 pontos. O repertório é usado de forma produtiva, porém é insuficiente em termos de variedade (deveria ter incluído sociologia ou filosofia).

3. Competência 5 (Proposta de Intervenção)

Análise:

  • Proposta:
    1. Agente: Estado (Ministério da Cultura). (OK)
    2. Ação: Criar campanhas de valorização e reconhecimento. (OK)
    3. Meio/Modo: Através de propagandas em rádio e televisão. (OK)
    4. Efeito: Uma maior conscientização da população. (OK)
    5. Detalhamento: FALHA CRÍTICA. O detalhamento é muito genérico (“para promover o conhecimento”). Ele detalha o meio, mas de forma redundante. O Detalhamento precisa ser uma informação extra e precisa.
CritérioCorreção / Ponto Perdido
C5 – DetalhamentoNota máxima de 160 pontos. A ausência de um detalhamento forte e específico impede o máximo (200).

4. Competência 4 (Coerência e Coesão)

Análise:

  • Conectivos: Uso de “Entretanto”, “Primeiramente”, “Ademais”, “Outrossim”, “Sendo assim”, “Portanto”.
  • Coesão Interna: O conectivo “Sendo assim” no D2 está mal empregado, pois a frase anterior (“Isto perpetua a exclusão social”) é uma consequência, não uma premissa. O “Ademais” no D1 está ok.
CritérioCorreção / Ponto Perdido
C4 – ConectoresNota 160-200. O erro de uso do “Sendo assim” é pontual. A diversidade é boa.

5. Competência 1 (Domínio da Norma Padrão)

Análise:

  • Erros Graves:
    • Falta de vírgula em aposto: “e isso é um fato histórico” (deslocado).
    • Erro de regência: “precisa ser aplicada de forma séria” (melhor seria “precisa de aplicação séria”).
    • Acento: Não há erros críticos de ortografia ou acentuação.
CritérioCorreção / Ponto Perdido
C1 – GramáticaNota 160-200. Com 1-2 erros (desvios) por bloco, a nota fica em 160.

Resultado da autoavaliação:

  • C1: 160
  • C2: 160 (Repertório Único)
  • C3: 160 (Argumentação Superficial)
  • C4: 180 (Coesão aceitável)
  • C5: 160 (Falta de Detalhamento)

NOTA ESTIMADA: $160 + 160 + 160 + 180 + 160 = **820 pontos.**$

Como se preparar para qualquer redação com o CRIA?

Agora que você já sabe mais sobre como corrigir uma redação, o CRIA pode ser a ferramenta ideal para esse processo. Mas o que é o CRIA?

O CRIA é um corretor de redação por inteligência artificial que utiliza modelos de aprendizado de máquina gerados por meio de redações escritas por alunos reais e corrigidas por professores.

Além disso, o CRIA realiza previsões de notas por competência, análise de contexto na introdução, previsão de defesa de tese, previsão de fuga ao tema, previsão de intervenção, uso de parônimas e homônimas, etc.

Mas o que o CRIA faz por você?

  • Análise instantânea da redação;
  • Simulação da sua nota do ENEM por competência;
  • Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
  • Traz correções detalhadas por competência;
  • Histórico de progresso;
  • Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
  • Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
  • Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.

Vamos começar? Então acesse aqui.

Perguntas frequentes:

Onde posso corrigir uma redação online e de graça?

Diversas plataformas oferecem correção de redação gratuita. Geralmente, a primeira correção é gratuita em sites como Guga ou Redação Nota 1000. Contudo, para correções contínuas, será necessário assinar um plano pago.

Qual é o erro de redação mais comum que derruba a nota?

O erro mais comum que derruba a nota não é a vírgula, mas o Tangenciamento do Tema (C2) ou a ausência do Detalhamento na Proposta de Intervenção (C5). Portanto, comece corrigindo o conteúdo, não a forma.

Devo ler a redação em voz alta para corrigi-la?

Sim. Ler a redação em voz alta é uma técnica fundamental, pois força seu cérebro a processar as pausas, a sintaxe e o ritmo da frase. Nesse sentido, você identifica erros de fluidez e de pontuação que o olho ignora.

A correção de redação por IA (Inteligência Artificial) é confiável?

A correção por IA é excelente para a Competência 1 (Gramática e Ortografia), mas ainda é limitada na avaliação da Competência 3 (Argumentação) e da Competência 5 (Detalhamento), que exigem interpretação humana e julgamento de valor.

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