Corretor online de redação do ENEM: como funciona?

Compartilhe

Está estudando para o Exame Nacional do Ensino Médio e se sentindo perdido na hora da redação? A melhor solução é utilizar um corretor online de redação do ENEM, que tem base nas 5 competências do exame.

Parece difícil negar que a educação digital é um fato inquestionável em nossos dias. A forma como as pessoas acessam, compartilham e adquirem informações está alterada por novos avanços tecnológicos e uma maior conectividade.

Essas transformações esbarram na realidade atual da educação, sendo essa interconectividade até mesmo um desafio. Entretanto, pensar que a tecnologias como corretor online de redação do ENEM é essencial.

O ENEM, criado em 1998, visa apresentar um diagnóstico do ensino médio brasileiro e contribuir para a melhoria da educação nacional. Além disso, o perfil dos alunos que participam do ENEM também vem se alterando desde seu início.

Atualmente o exame não prevê apenas esse diagnóstico, mas também pode ser uma ferramenta para entrar em um curso de instituições de ensino superior por meio de programas como FIES, ProUni e SiSU.

Para alcançar essa desejada vaga, estar bem preparado é essencial. Com auxílio de um corretor online de redação do ENEM, pode ser o diferencial na sua estratégia de estudos.

Assim, confira como funciona o corretor online de redação CRIA. Boa leitura.

corretor online de redacao do enem
Corretor online de redação do ENEM — Fonte: Pexels

O que é um corretor online de redação do ENEM?

Uma das partes mais importantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), é a redação. Assim, ela tem um impacto significativo nas notas finais e não deve ser ignorada para garantir acesso ao ensino superior para os candidatos.

Por isso, o corretor online de redação do ENEM, o CRIA, foi desenvolvido para atingir todos os estudantes, trazendo mais agilidade tanto para alunos quanto para professores. Desse modo, a proposta do corretor é entregar correções baseada em inteligência artificial (IA).

Milhares de redações corrigidas por professores reais ajudaram a treinar a IA. Além disso, ela utiliza o processamento de linguagem natural que se se concentra na interação entre computadores e linguagem humana.

Mas o processo não acaba aqui. Com o CRIA, é possível que o professor corrija a redação para avaliar questões mais complexas para a inteligência artificial identificar. Por exemplo, a criatividade na proposta de intervenção e o repertório sociocultural.

Quais as questões éticas?

Há uma grande discussão a respeito da propriedade intelectual dos textos escritos por inteligência artificial como o Chat GPT. Entretanto, o CRIA é um corretor de textos seguindo as 5 competências do ENEM.

Então, embora seja uma preocupação válida em se tratando de corretores online de redação, não é uma problemática.

Segundo os pesquisadores Seba e Costa, a internet vem transformando, e muito, as relações humanas — principalmente a linguagem:

“As tecnologias digitais, sobretudo pela profusão de acesso à internet, dispositivos móveis, etc, têm transformado as relações do homem com o mundo e a linguagem, colocando em questão não só os valores humanos sobre o público, o privado e a temporalidade das coisas ou eventos sociais, como também, afetado a comunicação, tanto no que se refere à velocidade, quanto à portabilidade e idoneidade das informações.”

Essas transformações nem sempre são negativas, e o corretor online de redação é uma ferramenta aliada no processo educacional. Nesse sentido, a IA pode mudar como os alunos aprendem, os professores ensinam e como as instituições educacionais funcionam.

Sendo assim, a plataforma possibilita o aprendizado colaborativo e global, recursos de aprendizado multimídia, análise de desempenho, etc.

A inteligência artificial aliada à educação já é uma grande realidade, fazendo parte do dia a dia de alunos e professores — Vídeo: YouTube.

Você também pode se interessar por:

Como funciona o CRIA?

O CRIA, corretor online de redação, disponibiliza diversos recursos para alunos e estudantes.

O CRIA é um corretor de redação por inteligência artificial que garante uma correção com grande precisão, baseando-se nas 5 competências do ENEM. E para a praticidade do estudante, a correção é entregue até 2 minutos.

Além disso, o CRIA dispõe um banco de dados com centenas de milhares de redações. Então, desde zeradas até aquelas com nota 1000, utilizadas como base para IA, nós entregamos ao aluno uma descrição detalhada de onde errou, como arrumar e o porquê tal erro gera desconto de pontos no ENEM. 

Quer ter a sua correção corrigida pelo CRIA? Confira o passo a passo:

inteligencia artificial para corrigir redacao
CRIA: corretor de redação por inteligência artificial que analisa seus textos em até 2 minutos — Foto: CRIA.

As principais funcionalidades disponibilizadas pelo CRIA são:

  • Análise instantânea da redação;
  • Simulação da sua nota do ENEM por competência;
  • Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
  • Traz correções detalhadas por competência;
  • Histórico de progresso;
  • Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
  • Plataforma gamificada, para você compartilhar com amigos e obter vantagens.

Assim, quando o aluno envia sua redação para a IA, ele recebe a nota instantaneamente e, depois, pode visualizar a correções detalhadas, a fim de corrigir os pontos indicados pelo CRIA e aprender com seus erros.

Ao final deste processo, o CRIA envia a redação para o professor responsável pelo componente curricular de Língua Portuguesa. O profissional irá validar as correções da IA ou alterar os desvios/notas, ou acrescentar erros na redação.

Desse modo, o objetivo é que o CRIA possa ser aprimorado baseado na interferência do docente: assim, um ponto essencial para esta parceria é os professores corrijam as redações depois da avaliação da IA.

O que o CRIA avalia na redação?

Por meio do processamento de linguagem natural, o CRIA avalia diversos desvios gramaticais e também as 5 competências do ENEM.

O primeiro passo do corretor online de redação é realizar a análise da introdução da redação do ENEM. Assim, pontos como análise de contexto, defesa de tesa e palavras relacionadas ao assunto são identificados.

Em seguida, são avaliadas as competências disponibilizadas pela cartilha de redação do INEP. A primeira competência diz respeito a erros ortográficos, nomes próprios, siglas, gírias, locução verbal, uso de voz passiva, etc.

Já a segunda competência identifica o gênero textual, uso de primeira pessoa, fuga ao tema e palavras mais aderentes à proposta. Na terceira competência, verifica-se a existência de cópia do texto motivador, uso de clichês, ditados populares, generalizações, opinião política, etc.

corretor online de redacao do enem
Corretor de redação por inteligência artificial — Fonte: CRIA.

A quarta competência corresponde a verificação de palavras repetidas, uso de conectivos, e artigos repetitivos. Por fim, a quinta competência do ENEM identifica termos preconceituosos, palavras de baixo calão, agentes de intervenção (GOMIFES) e proposta de intervenção.

Assim, esses são os pontos principais avaliados pelo corretor online de redação, o CRIA. Além disso, o aluno dispõe de conteúdos específicos para cada uma dos elementos das competências. Então, caso o estudante precise corrigir, terá uma ajuda extra.

O que o professor avalia na correção de redação do CRIA?

O professor responsável pode reavaliar os pontos citados na correção do CRIA. Assim, quando há algo que passou despercebido, é indicado pelo corretor.

Como tirar mil na reação do ENEM com o CRIA?

Com a inclusão das tecnologias digitais, houve um aumento significativo na utilização desses recursos por alunos e por instituições de ensino.

Segundo Seba e Costa:

“Somado a isso, o momento pandêmico em que vivemos — em função da proliferação da Covid-19 e das políticas de isolamento —, forçou-nos a darmos continuidade a nossas atividades. No que se refere ao contexto escolar, muitos professores e alunos passaram a utilizar as redes sociais em busca de materiais e ferramentas.”

Além das redes sociais, diversas tecnologias foram implementadas, mesmo que por obrigação, para dar continuidade nas atividades escolares.

Assim, se você deseja alcançar a nota máxima na redação do ENEM, o CRIA pode ser seu grande aliado. Para isso, é preciso uma abordagem cuidadosa e estratégica.

Com o CRIA, a sua redação será corrigida em até 2 minutos, poupando muito do tempo do seu planejamento de estudos. Sabemos que estudar para o exame não é tarefa fácil. Além de estudar todo o conteúdo, os alunos se concentram em aprender a escrever a redação que será exigida no exame.

Nesse sentido, essa preocupação com a redação se deve ao fato de que a nota da redação varia entre zero e mil pontos, sendo extremamente importante para o resultado do exame.

Assim, essas são algumas dicas básicas para aumentar a nota da redação:

  1. Entenda o tema e a proposta de redação;
  2. Estruture um bom planejamento;
  3. Elabore uma tese forte;
  4. Argumentação coerente;
  5. Diversidade de fontes;
  6. Domínio da linguagem.

Mas, afinal, para quem é o CRIA?

  • Para os professores, visamos diminuir a sobrecarga e otimizar a gestão da turma;
  • Para os alunos, tornarmos o processo mais ágil, divertido, incentivando a prática constante.

Vamos começar? Então acesse aqui.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes