Sequência didática com fábulas para 5º ano

Compartilhe

A sequência didática com fábulas para o 5º ano é uma estratégia para desenvolver a interpretação de texto, a reflexão crítica e a produção escrita. Segundo a BNCC, o trabalho com fábulas faz parte do Campo artístico-literário, que prevê a leitura e produção de textos literários e artístico.

No ensino de língua portuguesa, as fábulas são um dos gêneros mais ricos para trabalhar com os alunos. Elas não só desenvolvem habilidades de leitura, escrita e interpretação, mas também são ótimas para ensinar lições de vida importantes.

Se você é professor e está buscando uma maneira envolvente de ensinar fábulas para seus alunos do 5º ano, essa sequência didática elaborada pelo CRIA é o que você precisa.

O que é uma sequência didática?

A ideia central dessa sequência didática é proporcionar aos alunos uma experiência completa com as fábulas, indo além da simples leitura. A proposta envolve atividades de dramatização, reescrita, ilustração e até produção de novas fábulas.

Além disso, vamos descomplicar os conceitos, focando no desenvolvimento das habilidades dos alunos de maneira prática e criativa.

Você também pode se interessar por:

Por que ensinar fábulas no 5º ano?

As fábulas são narrativas curtas, geralmente protagonizadas por animais com características humanas, como esperteza, preguiça e generosidade.

O principal objetivo das fábulas é transmitir uma lição ou moral ao final da história. Para os alunos do 5º ano, esse gênero literário é ideal porque combina elementos lúdicos com reflexões sobre o comportamento em sociedade — contribuindo para o desenvolvimento moral e cognitivo.

Características das fábulas:

Antes de iniciar a sequência didática, é importante apresentar aos alunos as principais características das fábulas:

  • ✅ Uso de animais com características humanas (personificação).
  • ✅ Narração simples e direta.
  • ✅ Presença de um conflito e uma resolução clara.
  • ✅ Final com um ensinamento ou moral.
  • ✅ Possibilidade de diferentes versões da mesma história devido à tradição oral.

Sequência didática com fábulas para 5º ano

As fábulas são uma ferramenta poderosa para o ensino de valores, interpretação de texto e produção textual. Além de trabalharem habilidades de leitura e compreensão, elas permitem reflexões sobre comportamentos sociais e consequências das nossas ações.

1. Introdução ao gênero fábula:

Comece a sequência apresentando as características das fábulas. Explique que, geralmente, as fábulas envolvem animais que agem como seres humanos e transmitem uma moral no final.

Além disso, fale um pouco sobre Esopo, o famoso fabulista grego, e mencione que muitos autores, como Monteiro Lobato, adaptaram suas histórias para o público infantil brasileiro.

2. Conhecendo o autor: Monteiro Lobato

Ao longo da sequência, reserve um momento para apresentar aos alunos a biografia de Monteiro Lobato. Você pode usar vídeos, livros e outros materiais para abordar suas obras e seus personagens.

Pergunte aos alunos se eles conhecem personagens como o Sítio do Picapau Amarelo e explore a importância de Lobato na literatura infantil brasileira. Assim, essa parte pode ser bem interativa, com discussões e até desenhos dos personagens mais famosos.

3. Leitura e interpretação das fábulas:

Escolha algumas fábulas clássicas para ler em sala de aula, como “A Formiga e a Cigarra” e “O Leão e o Ratinho”. Então, realize uma leitura coletiva, discutindo o significado das palavras e destacando as lições que cada história transmite.

Em seguida, proponha atividades de interpretação, como perguntas sobre o comportamento dos personagens e a moral das fábulas. Além disso, não se esqueça de incentivar os alunos a expressarem suas opiniões e a desenharem as cenas que mais chamaram sua atenção.

4. Dramatização e reescrita:

Para tornar o aprendizado ainda mais dinâmico, organize dramatizações das fábulas. Os alunos poderão representar os personagens e recriar as cenas, permitindo a fixar o conteúdo de maneira divertida.

Além disso, proponha a reescrita das fábulas, incentivando os alunos a criarem suas próprias versões das histórias, seja mudando o final ou adicionando novos personagens.

5. Atividades de ortografia e gramática:

Durante a leitura das fábulas, aproveite para explorar aspectos da língua portuguesa, como a ortografia, divisão silábica e uso de letras maiúsculas e minúsculas.

A cada nova história, destaque palavras-chave que podem ser trabalhadas em atividades específicas de gramática e ortografia. Assim, a ideia é tornar a aprendizagem da língua algo mais lúdico e conectado ao conteúdo das fábulas.

6. Produção criativa: ilustrações e novas fábulas:

Após a leitura e dramatização, incentive os alunos a ilustrarem as fábulas ou até criarem suas próprias versões, com novos personagens e lições.

Esse exercício estimula a criatividade e a capacidade de escrita, além de ampliar o vocabulário. Se possível, organize uma exposição com as produções dos alunos, como o mural “Reescrevendo Fábulas”, para que eles possam compartilhar suas ideias com os colegas.

7. Finalizando a sequência:

Ao longo da semana, faça uma revisão das fábulas trabalhadas. Relembre as lições e destaque o quanto os alunos evoluíram em termos de leitura, escrita e interpretação. Por fim, se possível, organize uma “Hora do Conto”, onde cada aluno possa ler uma fábula que mais gostou para a turma.

Dicas extras para professores:

  • Variedade de fábulas: escolha fábulas de diferentes autores para ampliar o repertório dos alunos. Além de Esopo e Monteiro Lobato, você pode explorar fábulas de La Fontaine e Millôr Fernandes.
  • Tecnologia a seu favor: use vídeos e animações para tornar as fábulas mais atrativas e dinâmicas. Isso pode ser especialmente útil para alunos que têm mais afinidade com recursos audiovisuais.
  • Atividades interativas: não se limite a atividades escritas. Inclua debates, encenações e ilustrações para tornar o aprendizado mais vivencial e colaborativo.

Fábulas e a BNCC: como trabalhar esse gênero no ensino fundamental

Para o 1º ao 5º ano do ensino fundamental, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a importância de explorar o Campo artístico-literário. Esse campo envolve a participação dos alunos em situações de leitura, fruição e produção de textos literários e artísticos que reflitam a diversidade cultural e linguística, proporcionando experiências estéticas enriquecedoras.

Além disso, a BNCC sugere o trabalho com diversos gêneros textuais dentro desse campo, como lendas, mitos, fábulas, contos, crônicas, canções, poemas, cordéis, quadrinhos, tirinhas e charges.

As fábulas, em especial, são um excelente recurso para desenvolver a interpretação de texto, o senso crítico e a reflexão sobre valores e comportamentos sociais. Ao explorar esse gênero, os alunos não apenas compreendem a estrutura narrativa (começo, meio e fim), mas também assimilam ensinamentos morais que podem ser aplicados em situações do cotidiano.

Além disso, o trabalho com fábulas favorece o desenvolvimento da oralidade, da escrita e da criatividade, atendendo às diretrizes da BNCC para o ensino de língua portuguesa.

Como o CRIA pode ajudar no aprendizado?

A plataforma do CRIA é um recurso essencial para otimizar o tempo, melhorar o desempenho dos alunos e facilitar a rotina docente.

Agora que você já sabe mais sobre sequência didática com fábulas para 5º ano, o CRIA pode ser a ferramenta ideal para esse processo. Mas o que é o CRIA?

O CRIA é um corretor de redação por inteligência artificial que utiliza modelos de aprendizado de máquina gerados por meio de redações escritas por alunos reais e corrigidas por professores.

Além disso, o CRIA realiza previsões de notas por competência, análise de contexto na introdução, previsão de defesa de tese, previsão de fuga ao tema, previsão de intervenção, uso de parônimas e homônimas, etc.

Mas o que o CRIA faz por você?

  • Análise instantânea da redação;
  • Simulação da sua nota do ENEM por competência;
  • Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
  • Traz correções detalhadas por competência;
  • Histórico de progresso;
  • Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
  • Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
  • Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.

Vamos começar? Então acesse aqui.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

Sequência didática com fábulas para 5º ano

Compartilhe
Mais recentes

Para alunos
pré-vestibular

Receba dicas gratuitas que transformam notas em aprovação. Com o CRIA você aprimora sua habilidade
de escrita e redação rapidamente.

Para instituições
de ensino

Potencialize os resultados dos seus alunos na redação dos principais vestibulares do Brasil. Com a inteligência artificial do CRIA, você otimiza análises e correções facilmente.

© 2022- CRIA. Todos os direitos reservados. CNPJ 07.879.742/0001-88.

Botão Personalizado

Para alunos
pré-vestibular

Receba dicas gratuitas que transformam notas em aprovação. Com o CRIA você aprimora sua habilidade de escrita e redação rapidamente.

Para instituições
de ensino

Potencialize os resultados dos seus alunos na redação do ENEM. Conte com a inteligência artificial do CRIA para otimizar análises e correções facilmente.

© 2022-2025 CRIA. Todos os direitos reservados. CNPJ 07.879.742/0001-88.