CRIA logo

Ócio criativo: como utilizar as férias para estudar?

Compartilhe

O ócio criativo é o estímulo da criatividade a partir de um tempo livre e/ou um bom equilíbrio entre trabalho, estudo e descanso. Veja seus benefícios!

A criatividade possui diversas formas e permeia, em maior ou menor extensão, as distintas atividades,
podendo se manifestar em diferentes níveis e contextos como os estudos. Desse modo, para alcançar essa habilidade, ócio criativo é o método ideal.

As férias podem ser uma ótima maneira de aproveitar o tempo livre para estudar, ao mesmo tempo, incentiva-se a criatividade e a aprendizagem.

Mas o que é ócio criativo? O conceito foi criado pelo sociólogo italiano Domenico de Masi, que transformou a maneira como a sociedade pensa sobre a relação entre a produção e o trabalho.

Assim, explorar uma variedade de atividades educativas para manter o interesse durante as férias pode ser uma maneira mais leve de estudar. Isso pode incluir leitura, cursos online, projetos práticos ou a participação em workshops.

Desse modo, encontre maneira de utilizar o ócio criativo como uma estratégia de estudos. Continue com o CRIA e boa leitura.

ocio criativo como utilizar as ferias para estudar
O ócio criativo durante as férias está em equilibrar atividades educativas com momentos de relaxamento e diversão – Foto: Pexels.

O que é ócio criativo?

Domenico de Masi, um sociólogo italiano, criou o conceito “ócio criativo” para explicar como a criatividade é estimulada por um tempo livre ou um bom equilíbrio entre trabalho, estudo e descanso.

De modo geral, ele afirma que a alegria e a satisfação melhoram o desempenho no trabalho e aumentam a criatividade e a adaptabilidade.

Mas não tem nada a ver com o que ele chama de preguiça, ou ócio alienante. É o ócio criativo, um esforço para encontrar prazer em tudo o que faz para se libertar e criar novas ideias.

Segundo De Mais:

“A criatividade, para mim, não é só ter ideias, mas saber realizá-las: é unir fantasia e concretude.”

Assim, o ócio criativo permite a criatividade fluir, mas esta, sem ser posta em prática, não faz muito sentido.

Você também pode se interessar por:

Ócio criativo: como utilizar as férias para estudar?

O ócio criativo é um método que permite que os pensamentos explorem, pensem e criem novas ideias sem ser pressionados por tarefas ou metas específicas.

Para cultivar esse momento, reserve períodos sem dispositivos eletrônicos. Afinal, isso permite que sua mente se desconecte das distrações digitais e encontre espaço para pensamentos mais livres e criativos.

Leia livros, artigos ou conteúdo sem um objetivo específico. Assim, a leitura exploratória pode gerar novas ideias e perspectivas.

Parece que ler não é bem “não fazer nada”, certo? Entretanto, em um mundo cada vez mais digital, trocar as telas por um livro de papel pode estimular essa sensação de ócio, dando espaço para acessar conhecimentos menos explorados por meio da leitura.

Como o ócio pode estimular a criatividade?

O ócio pode ser fundamental para estimular a criatividade. Então, muitas vezes, fazer uma pausa e relaxar permite que a mente divague, pense em novas ideias e encontre soluções inesperadas.

Assim, o ócio pode reduzir o estresse, dando uma pausa nas demandas diárias. Desse modo, quando a mente está relaxada, é mais fácil descobrir novas maneiras de pensar.

A rotina diária ajuda frequentemente a manter a mente em padrões normais. Nesse sentido, o ócio permite a exploração de novas perspectivas e métodos, rompendo esses padrões.

Então, o ócio permite que a criatividade se desenvolva, deixando a mente se mover livremente, explorando novos lugares e fazendo conexões inesperadas. Assim, o equilíbrio entre atividade e ócio é crucial para desenvolver uma mente criativa e saudável.

Ócio criativo e seus benefícios para a saúde mental

O ócio criativo, caracterizado pelo uso intencional de tempo ocioso para satisfazer os interesses pessoais, incentiva a criatividade e buscar atividades significativas e pode oferecer vários benefícios para a saúde mental.

Então, segue abaixo alguns desses benefícios:

1. Redução de estresse:

O ócio criativo permite uma pausa nas demandas do dia a dia, reduzindo os níveis de estresse. Assim, o tempo para explorar atividades prazerosas pode proporcionar relaxamento e restaurar a energia mental.

2. Estímulo da criatividade:

O ócio criativo é uma maneira eficaz de estimular a criatividade. Desse modo, a mente tem a oportunidade de divagar, explorar novas ideias e fazer conexões inovadoras durante períodos de inatividade.

3. Aprimoramento:

O ócio criativo proporciona um ambiente propício para a autoexploração e reflexão. Nesse sentido, isso pode levar a um maior entendimento de si e do que é verdadeiramente significativo.

4. Prevenção do esgotamento mental:

O ócio criativo atua como uma forma de prevenção contra o esgotamento mental, ou seja, oferecendo períodos regulares de descanso e recuperação mental.

Aprimore sua escrita com o CRIA

Agora que você já sabe o que é ócio criativo, é hora de praticar. Com isso, o CRIA pode te ajudar. Mas o que é o CRIA?

Projetado para ser um corretor de redações baseado em inteligência artificial e processamento de linguagem natural, o CRIA é uma ferramenta útil e simples de utilizar.

Assim, ele utiliza modelos de aprendizado de máquina gerados por meio de redações escritas por alunos reais e corrigidas por professores.

Então, através do modelo, o CRIA realiza a correção das redações seguindo os parâmetros gerais cobrados por diversos vestibulares.

correcao do cria
Agora o CRIA corrige suas redações de todos os vestibulares – Foto: CRIA.

Quais são as funcionalidades do CRIA?

  • Análise instantânea da redação;
  • Simulação da sua nota do ENEM por competência;
  • Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
  • Traz correções detalhadas por competência;
  • Histórico de progresso;
  • Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
  • Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
  • Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.
O CRIA, uma ferramenta de correção de redações com inteligência artificial, te ajuda a praticar para o ENEM — Vídeo: Reprodução.

Acompanhe seu progresso

Após enviar as redações, é possível acessar outra ferramenta disponível para os alunos do CRIA: o gráfico com histórico de pontuação.

Assim, por meio dele, é possível visualizar de maneira clara as competências que precisam de mais atenção.

grafico de correcao de redacao interativo
Gráfico de correção de redação interativo — Fonte: CRIA.

Vamos começar? Então acesse aqui.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

como e a redacao da uft

Como é a redação da UFT 2024/2?

A redação da UFT segue o padrão comum de muitos vestibulares, solicitando aos candidatos que produzam um texto dissertativo-argumentativo. A avaliação é baseada em cinco competências específicas, conforme detalhado no edital da instituição.

Leia mais »