Modelos de redação nota 1000

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Modelos de redação nota 1000 são exemplos de textos de pontuação máxima no ENEM. A análise dos modelos revela a aplicação das 5 competências, uso de repertório sociocultural e uma estrutura completa com introdução, desenvolvimento e uma proposta de intervenção detalhada.

Imagem de uma estudante, em uma mesa branca, focada na mão direita que segura uma caneta vermelha e escreve um texto em um caderno de espiral. A mão esquerda está posicionada na parte superior da folha. O ambiente sugere estudo, talvez para o ENEM ou outro exame.

Para que muitos estudantes conquistem a sonhada nota 1000 na redação do ENEM, a melhor forma de preparação é a análise dos modelos de redação que já foram aprovados.

Mais do que apenas ler, é preciso entender a estratégia por trás de cada parágrafo, a escolha de palavras e a articulação das ideias.

Então, este guia do CRIA explica os exemplos de sucesso e modelos de redação nota 1000. Vamos desvendar a estrutura, as cinco competências avaliadas e, mais importante, o que você pode fazer para aplicar essas técnicas na sua própria escrita.

O que rende uma redação nota 1000 no ENEM?

Uma redação nota 1000 é mais do que um texto bem escrito, ou seja, é a demonstração de domínio completo das cinco competências exigidas na matriz de avaliação do ENEM.

Cada uma vale 200 pontos e, para atingir a nota máxima, o candidato deve pontuar 200 em todas.

  1. Competência 1: Demonstra domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
  2. Competência 2: Compreende a proposta de redação e aplica conceitos de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema.
  3. Competência 3: Seleciona, relaciona, organiza e interpreta informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  4. Competência 4: Demonstra conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  5. Competência 5: Elabora proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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Estrutura essencial dos modelos de redação Nota 1000:

Todos os modelos de redação nota 1000 seguem uma estrutura clara e coesa. Se você dominar este formato, já estará à frente da maioria dos candidatos.

1. Introdução: apresente o tema e sua tese

A introdução é seu cartão de visitas. Nela, o autor contextualiza o tema e apresenta a tese, que é o seu ponto de vista.

A maioria das redações nota 1000 usa uma estratégia de contextualização por meio de um repertório sociocultural, como uma citação, um fato histórico ou uma alusão a um filme.

Exemplo de Introdução (Análise Detalhada):

Tema: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil” (ENEM 2017).

Introdução:

“A Constituição Federal de 1988 — norma de maior hierarquia no sistema jurídico brasileiro — garante o acesso à educação para todos os cidadãos. No entanto, o precário sistema educacional voltado para surdos no Brasil, o qual não é eficiente na inclusão de alunos no ensino regular, impede que essa prerrogativa constitucional seja cumprida. Nesse sentido, é de fundamental importância a discussão acerca das razões que configuram esse desafio, como o despreparo do corpo docente, além da ausência de um ensino de qualidade que se adeque às necessidades dos deficientes auditivos.”

Análise:

  • Contextualização: A autora inicia a redação com uma citação da Constituição Federal de 1988, uma fonte de alto prestígio (repertório sociocultural legitimado e pertinente). Ela usa a norma para estabelecer um contraste entre o que a lei garante (acesso à educação para todos) e a realidade dos surdos no Brasil, que é a ineficiência do sistema educacional.
  • Tese: A tese da autora é clara e aparece logo após a contextualização. Ela argumenta que a formação educacional de surdos é um desafio devido a duas causas principais: o despreparo do corpo docente e a ausência de um ensino de qualidade que se adeque às necessidades desses alunos. Esses dois pontos serão os argumentos desenvolvidos nos próximos parágrafos do texto (desenvolvimento 1 e 2), demonstrando planejamento e coerência.

2. Desenvolvimento: prove sua tese com argumentos

Esta é a parte onde você defende seu ponto de vista. Geralmente, as redações nota 1000 usam dois parágrafos de desenvolvimento, cada um focado em um argumento diferente.

Então, é crucial que cada parágrafo comece com um tópico frasal, que é a frase que resume o argumento principal.

Exemplo de Parágrafo de Desenvolvimento (Análise Detalhada)

Tema: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil” (ENEM 2017).

Parágrafo de Desenvolvimento 1:

“Em primeiro plano, é indubitável que o despreparo dos profissionais da educação contribui para a exclusão do aluno surdo. De acordo com o educador e filósofo brasileiro Paulo Freire, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Nesse sentido, ao se considerar a formação de docentes no Brasil, percebe-se a ausência de disciplinas obrigatórias de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, nas grades curriculares dos cursos de licenciatura. Dessa maneira, a incapacidade de comunicação entre mestres e alunos acarreta um maior isolamento desse público, que, em consequência, possui seu aprendizado comprometido. Tal fato explica, por exemplo, o índice alarmante de analfabetismo entre surdos no país, que, segundo a FENEIS (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos), chega a 70%.”

Análise:

  • Tópico Frasal e Argumentação: O parágrafo começa com um tópico frasal claro: “é indubitável que o despreparo dos profissionais da educação contribui para a exclusão do aluno surdo.” Essa frase retoma o primeiro argumento apresentado na tese, garantindo a coerência com a introdução. Em seguida, o autor desenvolve o argumento, explicando como a ausência de Libras na formação dos professores impede a comunicação e prejudica o aprendizado dos alunos surdos.
  • Repertório Sociocultural: O autor utiliza a citação de Paulo Freire, um nome de autoridade no campo da educação, para fortalecer sua argumentação. De forma estratégica, a citação introduz a importância da educação como agente de transformação social, reforçando a relevância do problema.
  • Dados e Fatos: Para comprovar o argumento, o autor cita um dado alarmante da FENEIS (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos) sobre o analfabetismo entre surdos. A inclusão de uma fonte confiável e um dado concreto confere autoridade e confiabilidade ao texto, elevando a nota na competência 2 e 3.
  • Coesão e Fluidez: os conectivos e expressões como “Em primeiro plano”, “Nesse sentido”, “Dessa maneira” e “Tal fato”, que ligam as ideias de forma lógica e fluida, facilitando a leitura e a compreensão.

3. Conclusão: apresente a proposta de intervenção

A conclusão no ENEM exige uma proposta de intervenção detalhada para solucionar o problema discutido. A proposta deve ser completa, com cinco elementos essenciais:

  • Agente: Quem vai realizar a ação? (Governo, ONG, escola, família)
  • Ação: O que será feito?
  • Meio/Modo: Como será feito?
  • Finalidade: Para que será feito?
  • Detalhamento: Uma informação a mais que especifica um dos elementos anteriores.

Exemplo de Conclusão de modelos de redação nota 1000:

Tema: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil” (ENEM 2017).

Conclusão:

“Portanto, para que a educação inclusiva seja efetivada no país, é imprescindível que o Ministério da Educação (MEC), por meio da inserção da disciplina de Libras na grade curricular obrigatória das licenciaturas, a capacite professores e futuros docentes para o ensino de alunos surdos. Tal medida tem por finalidade tornar a comunicação mais acessível e o processo de aprendizagem desses indivíduos mais eficiente. Cabe, ainda, aos gestores escolares a promoção de palestras e seminários, realizados por profissionais especializados em educação de surdos, que abordem a importância do respeito à diversidade e da inclusão social, o que irá garantir um espaço escolar mais inclusivo e humanizado.”

Análise dos 5 Elementos da Proposta de Intervenção:

  1. Agente: O autor sugere dois agentes: o Ministério da Educação (MEC) e os gestores escolares. A presença de mais de um agente demonstra uma visão abrangente do problema.
  2. Ação: Duas ações são propostas: o MEC precisa capacitar professores e futuros docentes para o ensino de alunos surdos e os gestores escolares devem promover palestras e seminários.
  3. Meio/Modo: O autor especifica como as ações serão realizadas. O MEC fará a capacitação “por meio da inserção da disciplina de Libras na grade curricular obrigatória das licenciaturas”. Os gestores farão a promoção de palestras “com profissionais especializados em educação de surdos”.
  4. Finalidade: A finalidade das ações também é clara. A primeira medida tem o objetivo de “tornar a comunicação mais acessível e o processo de aprendizagem desses indivíduos mais eficiente”. A segunda, por sua vez, visa “garantir um espaço escolar mais inclusivo e humanizado”.
  5. Detalhamento: O texto inclui detalhes que enriquecem a proposta. O detalhamento da primeira ação mostra como ela será: “inserção da disciplina de Libras na grade curricular obrigatória”. Na segunda ação, o detalhamento é a especificação de quem realizará as palestras (“profissionais especializados em educação de surdos”).

A conclusão é nota 1000 porque apresenta uma proposta completa, com todos os cinco elementos bem definidos e detalhados, demonstrando que o autor pensou em soluções práticas e viáveis para o problema discutido.

Exemplos de redação nota 1000 (Análise Detalhada)

Vamos mergulhar em exemplos práticos de redações que alcançaram a nota máxima, analisando cada parágrafo para entender as estratégias usadas pelos estudantes. Então, veja a seguir modelos de redação nota 1000:

1. Amanda Teixeira Zampiris – ENEM 2024

Na obra intitulada “Brasil, País do Futuro”, Stefan Zweig, autor austríaco, em sua visita ao Brasil, defendeu a ideia de que o país estava destinado a ser um dos mais importantes países do mundo no futuro. No entanto, 80 anos depois, as previsões do autor ainda não se concretizaram e os desafios para enfrentar a invisibilidade do trabalho de cuidado — realizado por mulheres — são entraves para isso. Observa-se, assim, que isso ocorre porque a negligência governamental e a permanência histórica impedem a resolução da questão.

Desenvolvimento 1:

Sob este viés, é preciso atentar para a omissão estatal presente nessa problemática. Nessa perspectiva, o pensador Thomas Hobbes afirma que o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população. Entretanto, isso não ocorre no Brasil, pois a falta de atuação das autoridades corrobora a permanência do trabalho de cuidado não remunerado e mal pago realizado, principalmente, por mulheres — que inclui cuidar de crianças e idosos, bem como os afazeres domésticos —, visto que o Governo não tem cumprido seu papel no sentido de assegurar os direitos básicos a esse grupo social, como o direito a um salário digno. Assim, as funções sociais e estatais são descumpridas, agravando o problema.

Desenvolvimento 2:

Outrossim, a permanência histórica é fator importante como constituinte desse imbróglio. Nesse sentido, consoante ao pensamento do antropólogo Claude Lévi-Strauss, só é possível compreender adequadamente as ações coletivas por meio do entendimento dos eventos históricos. Desse modo, a questão da invisibilidade do trabalho de cuidado feito por mulheres majoritariamente pobres e vítimas de discriminação de gênero, mesmo que fortemente presente no século XXI, apresenta raízes indissociáveis à história brasileira — que foi marcada pelo machismo e pelo patriarcado —, uma vez que as atividades domésticas não pagas ainda são delegadas às pessoas do sexo feminino de forma quase que exclusiva.

Conclusão:

Faz-se necessário, portanto, que meios sejam criados para intervir nesse óbice. Logo, o Governo Federal — órgão responsável pela administração federal em todo território nacional — deve estabelecer políticas públicas que garantam a remuneração e a valorização do trabalho de cuidado, por meio da utilização de verbas governamentais para o pagamento de salários. Tal ação deve ser realizada com a finalidade de mitigar a invisibilidade dos afazeres domésticos realizados pela mulher na sociedade brasileira e, consequentemente, combater as raízes históricas presentes nessa questão. Dessarte, o Brasil poderá se tornar um “País do Futuro”, como defendido por Stefan Zweig.

2. Lucas Malta de Carvalho

A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, garante o trabalho remunerado e a dignidade humana como direitos de todo cidadão brasileiro, além de estabelecer a igualdade entre os gêneros masculino e feminino na sociedade. Entretanto, nota-se que tal prerrogativa não tem se reverberado na prática, visto que ainda há uma invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil, o qual, muitas vezes, não apresenta retorno financeiro. Portanto, faz-se necessária a análise dos principais fatores que contribuem para esse triste cenário: o machismo e o descaso estatal.

Desenvolvimento 1:

Em primeira análise, é importante destacar que a mulher ocupa uma posição subjugada na sociedade brasileira desde o período colonial, sendo encarregada dos afazeres domésticos e dos cuidados familiares. A partir desse contexto, após anos de inferiorização, as mulheres conquistaram diversos direitos sociopolíticos, como o direito ao voto e o trabalho remunerado. Todavia, mesmo com essas conquistas, ainda é notável que existe um machismo estrutural na sociedade contemporânea, já que, segundo o IBGE, as mulheres gastam o dobro de tempo com tarefas de cuidado, quando comparadas aos homens. Nesse sentido, por ser uma tradição enraizada na sociedade, o trabalho de cuidado realizado pela população feminina é ignorado por grande parte das pessoas.

Desenvolvimento 2:

Ademais, é imperioso ressaltar que a invisibilidade e a desvalorização desse tipo de trabalho resultam, em alguns casos, na falta de remuneração, o que contraria o direito estabelecido na Constituição. De acordo com o filósofo Nicolau Maquiavel, o principal objetivo do governante é a manutenção do poder, deixando em segundo plano a busca pelo bem comum. Assim, é evidente que o Estado não se preocupa com a garantia dos direitos das mulheres, o que reflete na ausência de políticas públicas que assegurem uma remuneração digna àquelas que trabalham. Dessa forma, as mulheres se encontram desamparadas, ao mesmo tempo, pela sociedade e pelo governo.

Conclusão:

Portanto, é necessário promover ações concretas, as quais alterem o quadro de invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela população feminina. Logo, cabe às emissoras de TV, as quais são grandes formadoras de opinião da sociedade, realizar campanhas sobre a importância de lutar contra o machismo, por meio de anúncios publicitários, a fim de desconstruir ideias de subjugação presentes no Brasil contemporâneo. Além disso, o Governo Federal deve fiscalizar as relações de trabalho para garantir a remuneração feminina.

3. Gabriela Larissa de Souza Gurgel – ENEM 2024

A filósofa contemporânea Hannah Arendt constata, por meio do conceito denominado “Banalidade do Mal”, a tendência existente nas sociedades no que tange à naturalização das mazelas presentes na coletividade. Nessa vertente, percebe-se que, na realidade brasileira atual, a proposição teórica mencionada se torna evidente, sobretudo quando são considerados os entraves para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres. Com efeito, hão de ser analisados os principais intensificadores da temática em questão: o machismo estrutural e a omissão estatal.

Desenvolvimento 1:

Diante desse cenário, a persistência de um ideário preconceituoso contra o público feminino potencializa a desvalorização de atividades de cuidado. Nesse viés, durante o Período Colonial, houve a estruturação da família brasileira com base em valores patriarcais, de modo a haver a restrição do papel social da mulher ao domésticos. No entanto, apesar do lapso temporal, tais convenções ainda estão presentes no país. Segundo dados do IBGE, as mulheres se dedicaram mais que o dobro de horas semanais, em 2019, em comparação aos homens, às tarefas de cuidado. Nessa linha de raciocínio, atividades desse tipo são comumente vistas como uma obrigação feminina, mas, recebem um grau inferior de reconhecimento e de importância. Isso se torna claro pelo fato de muitas tarefas serem mal pagas ou não remuneradas, o que é preocupante em um país como o Brasil — o qual apresenta, em sua Constituição Federal de 1988, o direito à dignidade laboral.

Desenvolvimento 2:

Ademais, é imperioso destacar a postura inerte do Estado brasileiro quanto à tentativa de mitigar a invisibilização que acomete a problemática. Sob tal ótica, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman define como “Instituições Zumbi” aquelas entidades que mantêm suas estruturas vigentes, contudo não cumprem adequadamente seus papéis sociais. Nesse sentido, o aparato estatal nacional pode ser enquadrado na visão baumaniana, tendo em vista que o trabalho de cuidado colocado em prática pelas mulheres é decorrente, em muitos contextos, da intersecção de desigualdades socioeconômicas e étnicas. Dessa forma, enquanto não for combatida a conjuntura precária vivenciada por tantas meninas e mulheres, as quais se encontram, principalmente, em situação de pobreza e de vulnerabilidade, elas continuarão inseridas em um trabalho de cuidado sem o amparo estatal necessário. Portanto, fazem-se urgentes medidas de enfrentamento aos impasses da temática supracitada.

Conclusão:

Assim, o Ministério do Trabalho e Emprego deve realizar um registro das principais áreas com presença do trabalho de cuidado. Tal iniciativa será efetivada por intermédio de profissionais do IBGE, os quais, em parceria com o Poder Executivo, irão às residências onde as mulheres exercem suas atividades e organizarão um auxílio financeiro para ajudá-las a garantir suas dignidades enquanto cidadãs. Isso poderá proporcionar melhores perspectivas de vida para o público feminino, de maneira a fragilizar o machismo e ampliar a igualdade.

Como se preparar para qualquer redação com o CRIA?

Agora que você já viu alguns modelos de redação nota 1000, o CRIA pode ser a ferramenta ideal para esse processo. Mas o que é o CRIA?

O CRIA é um corretor de redação por inteligência artificial que utiliza modelos de aprendizado de máquina gerados por meio de redações escritas por alunos reais e corrigidas por professores.

Além disso, o CRIA realiza previsões de notas por competência, análise de contexto na introdução, previsão de defesa de tese, previsão de fuga ao tema, previsão de intervenção, uso de parônimas e homônimas, etc.

Mas o que o CRIA faz por você?

  • Análise instantânea da redação;
  • Simulação da sua nota do ENEM por competência;
  • Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
  • Traz correções detalhadas por competência;
  • Histórico de progresso;
  • Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
  • Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
  • Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.

Vamos começar? Então acesse aqui.

Perguntas frequentes:

O que não pode faltar em uma redação nota 1000?

Uma redação nota 1000 deve ter, obrigatoriamente, uma estrutura clara (introdução, desenvolvimento, conclusão), repertório sociocultural pertinente, argumentos bem fundamentados e uma proposta de intervenção completa com os cinco elementos essenciais.

Preciso ter um repertório sociocultural muito vasto para tirar 1000?

Não necessariamente. Mais importante do que a quantidade é a pertinência. Você deve usar o repertório de forma estratégica e bem articulada com seus argumentos, para demonstrar que compreendeu a relação entre o conhecimento e o tema.

Qual a principal diferença entre uma redação 900+ e uma nota 1000?

A principal diferença costuma estar no domínio completo de todas as cinco competências. Pequenos deslizes gramaticais, falta de um elemento na proposta de intervenção ou um repertório menos aprofundado podem fazer a nota cair para 980 ou 960. O 1000 exige a perfeição.

Referências:

[1] INEP. Cartilha do Participante ENEM (Guia oficial de redação).

[2] Ministério da Educação. Conheça as cinco competências cobradas na redação do ENEM.

[3] Ministério da Educação. Modelos de redação nota 1000 do ENEM.

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