CRIA logo

Filmes para relaxar e aprender: estude enquanto descansa!

Compartilhe

Os filmes são ótimas formas de relaxar, mas também grandes fontes de aprendizado. Veja a lista completa que preparamos para você.

Com as férias se aproximando, é hora de dar uma pausa nos estudos antes de recomeçar tudo. Assim, um bom método para descansar é assistindo filmes. Mas já pensou em escolher filmes para relaxar e aprender?

A relação do cinema com a educação brasileira data desde os anos de 1920. Este foi um período em que produções cinematográficas foram identificadas por educadores como “um potencial educacional” e, assim, passaram a introduzi-las nas escolas por meio de projetos educacionais.

Assim, sua utilização se estendeu por todo o século XX, sob diferentes processos metodológicos e planos educacionais que orientaram o ensino-aprendizagem no Brasil. Na atualidade, o acesso a produções cinematográficas se popularizou intensamente, principalmente em virtude do uso televisivo na maioria das residências deste país.

Desse modo, a influência das mídias na formação da personalidade de crianças e adolescentes ocupa,
hoje, mais espaço escolar e exerce o papel de agente que interfere na sociedade ao ditar valores, costumes, linguagem e tantos outros elementos.

Nesse sentido, as mídias podem ser instrumentos a serviço da educação, já que as mídias audiovisuais, sejam elas tradicionais ou interativas, têm um papel fundamental como veículos catalisadores para a construção de conhecimento.

Então, confira abaixo uma lista elaborada pelo CRIA com 7 filmes para relaxar e aprender. Continue conosco e boa leitura.

filmes para relaxar e aprender
Filmes para relaxar e aprender: pegue a pipoca e bom proveito — Foto: Pexels.

5 filmes para relaxar e aprender

Os filmes na educação podem ser vistos como texto gerador de debate, bem como documentos representativos de sua produção histórica pautados em valores e ideologias determinadas por um contexto social, seja como um produto cultural, estético, de valorização da Arte.

Nessa perspectiva, confira 5 filmes para relaxar e aprender:

1. “Escritores da Liberdade” (2007):

O filme centra-se em Erin Gruwell (interpretada por Hilary Swank), uma jovem professora idealista que começa a lecionar na Woodrow Wilson High School, uma escola marcada por tensões raciais e sociais. Assim, ao entrar na sala de aula, ela se depara com um grupo de alunos dividido por gangues e hostilidades étnicas.

Erin decide usar métodos de ensino não convencionais para romper as barreiras entre os alunos. Então, ela introduz aos estudantes o livro “O Diário de Anne Frank” e pede que eles mantenham seus próprios diários, expressando suas experiências e sentimentos.

Essa estratégia visa estimular a compreensão mútua e incentivar a empatia entre os estudantes.

Onde assistir?

Você também pode se interessar por:

2. “Preciosa” (2009)

O filme narra a história de Clareece “Preciosa” Jones, uma adolescente negra que enfrenta uma série de desafios em sua vida. Preciosa sofre abusos físicos e emocionais de sua mãe, Mary, por estar grávida de seu segundo filho aos 16 anos e é vítima de abuso sexual de seu pai.

Após ser expulsa da escola tradicional devido à gravidez, Preciosa é encaminhada para uma instituição de ensino alternativa para adultos, onde encontra apoio e uma oportunidade de educação. Desse modo, elar recebe incentivo de sua professora, a Sr.ª Rain, e começa a desenvolver suas habilidades de leitura e escrita.

Onde assistir?

3. “A Felicidade das Pequenas Coisas” (2019):

Em “A Felicidade das Pequenas Coisas”, um jovem professor butanês, Ugyen, foge de suas obrigações enquanto planeja ir para a Austrália no intuito de tornar cantor.

Entretanto, como reprimenda, seus superiores o enviaram à escola mais remota do mundo: uma aldeia glacial do Himalaia, chamada Lunana, para completar seu serviço.

Onde assistir?

  • Globoplay.

4. “O Menino Que Descobriu o Vento” (2019)

“O Menino que Descobriu o Vento” é um filme dramático britânico, dirigido e estrelado por Chiwetel Ejiofor, lançado em 2019 e baseado no livro de memórias “The Boy Who Harnessed the Wind”, escrito por William Kamkwamba e Bryan Mealer.

O filme conta a história real de William Kamkwamba, um jovem do Malawi que, durante uma severa seca, constrói um moinho de vento improvisado para salvar sua aldeia da fome. Assim, ele utiliza peças de bicicleta, materiais encontrados e conhecimentos autodidatas para criar uma solução engenhosa que gera energia a partir da força do vento.

Onde assistir?

5. “A Teoria de Tudo” (2014):

O filme retrata a vida de Stephen Hawking, desde seus dias de estudante em Cambridge até os desafios que enfrentou devido à esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença neurodegenerativa que desenvolveu ainda jovem.

Desse modo, a história também se concentra no relacionamento de Stephen com Jane, desde os primeiros dias de sua vida juntos até os desafios pessoais e profissionais que enfrentaram.

Onde assistir?

6. “Hoje eu quero voltar sozinho” (2014):

“Hoje eu quero voltar sozinho” é um drama adolescente LGBT no cinema nacional. Leonardo (Ghilherme Lobo) é um adolescente cego. 

Então, ele tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Assim, quando Gabriel (Fabio Audi) chega à cidade, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo.

Onde assistir?

7. Moxie: Quando as Garotas Vão à Luta (2021):

A história segue a personagem Vivian, uma adolescente que, inspirada pelo passado ativista de sua mãe, decide combater o sexismo e as injustiças de gênero em sua escola. Por isso, ela cria uma revista anônima chamada “Moxie” para encorajar outras garotas a se levantarem contra o machismo.

Onde assistir?

Aprimore sua escrita com o CRIA

Projetado para ser um corretor de redações baseado em inteligência artificial e processamento de linguagem natural, o CRIA é uma ferramenta útil, isto é, simples de utilizar.

Assim, ele utiliza modelos de aprendizado de máquina gerados por meio de redações escritas por alunos reais e corrigidas por professores.

Através do modelo, o CRIA realiza a correção das redações seguindo os parâmetros gerais cobrados por diversos vestibulares.

correcao cria
Agora o CRIA corrige suas redações de todos os vestibulares — Foto: CRIA.

Quais são as funcionalidades do CRIA?

  • Análise instantânea da redação;
  • Simulação da sua nota do ENEM por competência;
  • Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
  • Traz correções detalhadas por competência;
  • Histórico de progresso;
  • Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
  • Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
  • Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.
O CRIA, uma ferramenta de correção de redações com inteligência artificial, te ajuda a praticar para o ENEM — Vídeo: Reprodução.

Qual o passo a passo para utilizar o CRIA?

Após escolher o plano, seu acesso à plataforma será liberado. Então, você pode escolher um tema disponível no site ou enviar outro tema desejado.

Em seguida, escreva o texto na área indica e submeta para correção. Em até 2 minutos sua redação do ENEM estará corrigida conforme as 5 competências do ENEM.

Por fim, após realizar as correções indicadas, atualize a análise para obter um novo resultado.

inteligencia artificial para corrigir redacao
CRIA: corretor de redação por inteligência artificial — Foto: CRIA.

Acompanhe seu progresso

Após enviar as redações, é possível acessar outra ferramenta disponível para os alunos do CRIA: o gráfico com histórico de pontuação.

Assim, por meio dele, é possível visualizar de maneira clara as competências que precisam de mais atenção.

grafico de correcao de redacao interativo
Gráfico de correção de redação interativo — Foto: CRIA.

A quem o CRIA se destina?

  • Para os professores, visamos diminuir a sobrecarga e otimizar a gestão da turma;
  • Para os alunos, tornarmos o processo mais ágil, divertido, incentivando a prática constante.

Vamos começar? Então acesse aqui.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

como e a redacao da uft

Como é a redação da UFT 2024/2?

A redação da UFT segue o padrão comum de muitos vestibulares, solicitando aos candidatos que produzam um texto dissertativo-argumentativo. A avaliação é baseada em cinco competências específicas, conforme detalhado no edital da instituição.

Leia mais »