Aprenda estratégias eficazes para o ensino de redação dissertativa na escola. Além disso, descubra como melhorar a escrita dos alunos, desenvolver argumentação sólida e estruturar redações de maneira clara e objetiva.
O ensino de redação dissertativa na escola é uma parte crucial na formação dos alunos, especialmente no contexto de vestibulares, ENEM e outros exames que exigem uma argumentação bem estruturada.
No entanto, muitos professores enfrentam desafios ao avaliar e corrigir as produções textuais de seus alunos, tanto pela alta demanda quanto pela complexidade da tarefa. A boa notícia é que a tecnologia, especialmente a Inteligência Artificial (IA), pode ser uma grande aliada nesse processo.
A plataforma CRIA (Corretor de Redação por Inteligência Artificial) oferece uma solução inovadora para escolas e professores, tornando o ensino de redação mais eficiente e acessível. Então, vamos entender como a IA pode transformar o ensino e a correção de redações dissertativas.
Ensino de redação dissertativa na escola:
A redação é um desafio comum para estudantes de diferentes níveis de escolaridade, incluindo os do ensino médio, vestibulandos e concurseiros. Nesse sentido, a dificuldade em organizar as ideias, escolher argumentos e a sensação de “branco” na hora de escrever são obstáculos frequentes, conforme apontado por Figueiredo e Gracioli (2019).
Esses problemas muitas vezes têm raízes em fatores como o baixo hábito de leitura e a pouca prática de escrita. Segundo a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, apenas 52% da população brasileira tem o hábito de leitura, e a média de livros lidos por ano é de apenas 2,5.
Assim, a leitura é crucial não só para desenvolver habilidades de escrita, mas também para ampliar o repertório sociocultural e linguístico, além de fornecer conhecimento geral.
Entretanto, é possível superar as dificuldades e desenvolver uma boa redação para o ENEM e vestibulares, mesmo sem “inspiração” ou um talento especial para a escrita.
A chave está em adotar técnicas adequadas, métodos de aprendizagem eficientes e praticar regularmente. Com esses componentes, o estudante pode alcançar um bom desempenho nas provas.
1. Desafios comuns na escrita dos estudantes
- Falta de Leitura Regular: Um dos maiores desafios é a baixa frequência de leitura entre os alunos. Como o ensino de redação envolve a leitura constante e a prática da escrita, a falta desse hábito prejudica o desenvolvimento de um repertório adequado e a compreensão das estruturas textuais.
- Estruturação do Texto: A dificuldade em organizar as ideias de maneira lógica e coesa é uma preocupação frequente. Muitos alunos ainda têm dificuldades em compreender a estrutura da redação dissertativa-argumentativa, impactando a clareza e a fluidez do texto.
- Argumentação Fraca: A construção de uma argumentação sólida é essencial para a redação de qualidade. No entanto, muitos alunos falham em desenvolver argumentos convincentes ou em apoiar suas opiniões com dados, fatos ou exemplos pertinentes.
- Erros Gramaticais e Ortográficos: Embora a norma culta da língua portuguesa seja importante, muitos alunos ainda cometem erros gramaticais e ortográficos que comprometem a qualidade do texto. A pressão do tempo e a falta de revisão contribuem para esses erros.
2. Como superar as dificuldades: estratégias para o ensino de redação
Promover o hábito de leitura
Incentivar a leitura regular é essencial. Além de trabalhar com textos acadêmicos, pode-se diversificar as leituras, incluindo crônicas, reportagens e até mesmo livros literários que abordem temas relevantes para as redações do ENEM.
Além disso, a leitura crítica e analítica também pode ser estimulada, para os alunos desenvolverem uma compreensão mais profunda dos textos.
Ensinar a estrutura da redação
Trabalhar com uma estrutura clara e bem definida para a redação dissertativa-argumentativa é fundamental. Professores devem garantir que os alunos entendam as funções de cada parte do texto: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Além disso, a introdução deve apresentar a tese, o desenvolvimento deve explorar os argumentos de forma lógica, e a conclusão deve sintetizar os principais pontos e apresentar uma solução ou reflexão final.
Fortalecer a argumentação
A argumentação é um dos pontos mais importantes. Uma técnica eficaz para os professores é a prática de “brainstorming” (tempestade de ideias), onde os alunos podem discutir temas atuais e buscar exemplos concretos e dados que embasem seus argumentos.
Além disso, os alunos podem ser incentivados a aprender diferentes tipos de argumentos, como exemplos, fatos e dados estatísticos, para garantir a consistência de suas ideias.
Prática contínua e revisão
A prática constante de redação é essencial para o aprimoramento. Organize atividades em sala de aula que incentivem a escrita e a revisão entre pares, criando um ambiente de colaboração.
Além disso, os alunos devem ser orientados sobre como revisar seus próprios textos, identificando erros gramaticais e de coerência.
Desenvolver a autocrítica
Incentivar a reflexão sobre os próprios textos ajuda os alunos a desenvolverem um olhar crítico. Solicitar que eles leiam seus próprios textos e identifiquem pontos que podem ser melhorados é uma forma de promover a autonomia na escrita.
3. O papel do professor na superação das dificuldades
Os professores desempenham um papel crucial no desenvolvimento das habilidades de escrita dos alunos. Ao focar em práticas que promovam a leitura, a organização do texto, o fortalecimento da argumentação e a revisão constante, é possível auxiliar os alunos a superarem as dificuldades mais comuns na escrita de redações.
A implementação dessas estratégias no cotidiano escolar, com dedicação e paciência, contribuirá para os estudantes estarem mais preparados para enfrentar os desafios das redações no ENEM e nos vestibulares.
Por que investir no CRIA?
Com o CRIA, escolas e professores não apenas aprimoram a qualidade do ensino de redação, mas também modernizam sua abordagem pedagógica, tornando-a mais alinhada às demandas do século XXI.
A plataforma é um recurso essencial para otimizar o tempo, melhorar o desempenho dos alunos e facilitar a rotina docente.
Agora que você já sabe mais sobre ensino de redação dissertativa na escola, o CRIA pode ser a ferramenta ideal para esse processo. Mas o que é o CRIA?
O CRIA é um corretor de redação por inteligência artificial que utiliza modelos de aprendizado de máquina gerados por meio de redações escritas por alunos reais e corrigidas por professores.
Além disso, o CRIA realiza previsões de notas por competência, análise de contexto na introdução, previsão de defesa de tese, previsão de fuga ao tema, previsão de intervenção, uso de parônimas e homônimas, etc.
Mas o que o CRIA faz por você?
- Análise instantânea da redação;
- Simulação da sua nota do ENEM por competência;
- Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
- Traz correções detalhadas por competência;
- Histórico de progresso;
- Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
- Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
- Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.
Vamos começar? Então acesse aqui.
Esse artigo foi útil?
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.
Vamos melhorar este post.
Como podemos melhorar esse post?