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Cartilha de redação do ENEM: o que é e como utilizar?

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A cartilha de redação do ENEM oferece instruções detalhadas de como fazer a produção textual do exame, disponibilizada pelo INEP.

A cartilha de redação do ENEM é disponibilizada todos os anos para os participantes da prova. Responsável por organizar as competências exigidas para a redação, ela dá uma luz aos participantes da prova de primeira viagem.

Um dos momentos mais esperados e desafiadores para os participantes é a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Esta é uma chance única para os participantes expressarem suas ideias, discutirem temas pertinentes e demonstrarem suas habilidades de escrita.

Então, todos os que desejam uma vaga em uma instituição de ensino superior, é imprescindível conhecer todos os aspectos da prova, e não somente redação. Entretanto, se você nunca participou do exame, precisa ficar de olho nas 5 competências cobradas pela banca corretora.

Desse modo, o CRIA preparou esse conteúdo completo para te guiar nessa jornada e te ajudar com todos os detalhes da cartilha de redação do ENEM. Venha com a gente e boa leitura.

cartilha de redacao do enem
Cartilha de redação do ENEM: o que você precisa saber para gabaritar a prova — Fone: Pexels.

O que é a cartilha de redação do ENEM?

A cartilha de redação do ENEM é responsável por organizar as competências solicitadas aos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Disponibilizada todos os anos, há pouca ou nenhuma mudança em cada edição, mas ainda assim é importante conferir a edição mais recente para evitar surpresas durante a prova.

Assim, segundo a cartilha:

A prova de redação exigirá de você a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Os aspectos a serem avaliados relacionam-se às competências que devem ter sido desenvolvidas durante os anos de escolaridade.”

Desse modo, a cartilha demonstra o gênero textual exigido e, o mais importante, sua característica única em trazer aspectos da atualidade.

Como é a redação do ENEM?

A redação do ENEM é uma dissertação argumentativa-dissertativa que possui uma estrutura pré-definida. Então, confira seus detalhes abaixo:

Introdução

Na introdução, é importante elaborar 3 períodos ou frases que abordem a contextualização, a defesa da tese e retomada de tema, nesta ordem. A contextualização pode ser feita por diversos mecanismos, os quais você pode compreender melhor aqui: Como escrever a introdução do ENEM?

Vale ressaltar que a retomada do tema, nem que brevemente, garante que o corretor não zere a redação por fuga. Pode até parecer repetitivo, mas inferir que o leitor tenha conhecimento prévio do assunto é um erro muito grave.

Desenvolvimento

Na fórmula mais tradicional da estrutura, os argumentos serão dispostos em 2 parágrafos de desenvolvimento.

Assim, o primeiro, ou melhor, o tópico frasal do primeiro parágrafo do desenvolvimento, precisa ser uma afirmação acerca do tema. Em seguida, a tese precisa ser explicada e, por fim, exemplificada.

O candidato deve repetir essa estrutura nos 2 parágrafos de desenvolvimento. Nesse sentido, isso garante que seu texto tenha uma base robusta de argumentação, explicação e exemplificação.

Conclusão

A conclusão é o fechamento de todas as ideias apresentadas ao longo da redação. O diferencial do ENEM, contudo, é ter como ponto principal da conclusão a proposta de intervenção.

Assim como nas demais etapas, a retomada do tema faz parte de todo o texto. Então, não seria diferente na conclusão.

Após identificar os desafios trazidos pela frase-tema e elencado nos desenvolvimentos a solução, arremate tudo. Como fazer isso? Proponha uma solução para o problema e quais agentes serão responsáveis.

Quais são as competências avaliadas?

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), reconhecido por sua abrangência e relevância no contexto educacional, é um marco importante na trajetória educacional dos estudantes brasileiros. Desse modo, o ENEM baseia-se em 5 competências essenciais para avaliar os conhecimentos e habilidades dos participantes.

Assim, confira:

  • Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;
  • Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, nos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
  • Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  • Competência 5 – Elaborar uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. 

Quais temas já foram cobrados no ENEM?

Todos os anos, o ENEM aplica uma prova impressa e presencial para os candidatos. Todavia, com exceção do período de pandemia, houve também uma edição online, descontinuada pela falta de aderência. Além dessas, existe o ENEM PPL, uma prova específica para pessoas privadas de liberdade.

Então, esse são os temas dos anos anteriores da prova regular do ENEM:

AnoTema
1998“Viver e aprender”
1999“Cidadania e participação social”
2000“Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional”
2001“Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?”
2002“O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?”
2003“A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo”
2004“Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação”
2005“O trabalho infantil na sociedade brasileira”
2006“O poder de transformação da leitura”
2007“O desafio de se conviver com as diferenças”
2008“Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar”
2009“O indivíduo frente à ética nacional”
2010“O trabalho na construção da dignidade humana”
2011“Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado”
2012“Movimento imigratório para o Brasil no século XXI”
2013“Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”
2014“Publicidade infantil em questão no Brasil”
2015“A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”
2016“Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”
2017“Desafios para Formação Educacional de Surdos”
2018“Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”
2019“Democratização do acesso ao cinema no Brasil”
2020“O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”
2021“Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”
2022“Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”

Como utilizar o CRIA no seu planejamento de estudos?

Para os candidatos que nunca realizaram a prova e até mesmo para os mais experientes, a redação do ENEM é um desafio e tanto. Assim, o primeiro passo você já deu, isto é, já conhece a cartilha de redação do ENEM. Porém, como utilizá-la na sua redação?

O CRIA pode te ajudar com todas as etapas. Mas como?

CRIA é um corretor de redação por inteligência artificial que garante uma correção com grande precisão, baseando-se nas 5 competências do ENEM. Além de entregar essa precisão, tudo isso é feito em até 2 minutos.

Ainda, o CRIA dispõe um banco de dados com centenas de milhares de redações. Então, desde zeradas até aquelas com nota mil, utilizadas como base para IA entregar ao aluno uma descrição detalhada de onde errou, como pode arrumar e o porquê tal erro gera desconto de pontos no ENEM. 

Outra ferramenta disponível para os alunos do CRIA é esse gráfico com histórico de pontuação. Assim, por meio dele, é possível visualizar de maneira bem clara as competências que precisam de mais atenção.

grafico de correcao de redacao interativo
Gráfico de correção de redação interativo — Fonte: CRIA.

Mas, afinal, para quem é o CRIA:

  • Para os professores, visamos diminuir a sobrecarga e otimizar a gestão da turma;
  • Para os alunos, tornarmos o processo mais ágil, divertido, incentivando a prática constante.

Vamos começar? Então acesse aqui.

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