Utilizar os conectivos essenciais na redação do ENEM é fundamental para estabelecer coesão e coerência no texto. Relacionados a Competência 04, eles demonstram domínio de mecanismos linguísticos necessários para construir a argumentação na redação.
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é atualmente o maior vestibular em atividade no Brasil, além do mais disputado. No entanto, passar nesses exames é um desafio ainda maior para muitos alunos do ensino básico brasileiro que estão na esfera pública, uma vez que muitas dificuldades são recorrentes.
Sobretudo, nas provas de redações, pois são requeridos desses alunos o acionamento e articulação de conhecimentos que deem conta da produção de textos coerentes e coesos, que respeitem os aspectos estruturais, as textualidades e os aspectos gramaticais envolvidos nesse processo.
Entre os aspectos avaliados no exame, estão as competências I e IV, que solicitam o domínio da norma-padrão da língua portuguesa e demonstração de conhecimento necessário para argumentação do texto, respectivamente, na chamada prova de redação.
O CRIA preparou esse artigo completo para você entender de vez quais são os conectivos essenciais da redação do ENEM.
O que são conectivos?
Os conectivos são palavras utilizadas para estabelecer conexão lógica entre duas orações, frases, períodos ou partes de um texto. Vale informar que podem fazer parte de mais de uma classe gramatical, podendo ser conjunção, advérbio, preposições ou expressões adjetivas.
Assim sendo, existem alguns tipos de conectivos e cada um serve para apresentar uma ideia diferente. Mesmo que possam se repetir, dependendo do caso e como for utilizado, eles podem atuar de diversas formas. Os tipos mais comuns de conectivos são:
- Adição.
- Contraste.
- Conclusão.
- Causa.
- Consequência.
- Comparação.
- Concessão.
- Tempo.
Você também pode gostar de:
Como fazer uma proposta de intervenção do ENEM perfeita?
Palavrões na redação do ENEM: posso usar?
Tipos de conectivos essenciais na redação do ENEM
Os conectivos são recursos que, se bem utilizados, podem garantir uma melhor fluidez no texto. Além da ortografia, é preciso se atentar a outros aspectos na hora de escrever a sua redação. Portanto, compreender seu uso é crucial para atingir uma boa nota no ENEM.
Agora que você já entendeu o que são conectivos, conheça os tipos de conectivos e suas funções.
Adição
- E;
- Mais;
- Também;
- Não só… mas também;
- Assim como;
- Como também;
- Ademais;
- Outrossim;
- Além disso;
- Em adição.
Conclusão
- Logo;
- Portanto;
- Então;
- Assim;
- Enfim;
- Por isso;
- Por conseguinte;
- Dessa forma;
- Em resumo;
- Em síntese.
Consequência
- Portanto;
- Logo;
- Assim sendo;
- Por isso;
- Consequentemente;
- Desse modo;
- Então;
- Dessa maneira.
Contraste
- Mas;
- Porém;
- Contudo;
- Todavia;
- Entretanto;
- No entanto;
- Ainda assim;
- Ao contrário;
- Embora;
- Apesar de.
Exemplificação
- Por exemplo;
- Como;
- Isto é;
- Exemplificando.
Explicação
- Ou seja;
- Isto é.;
- A saber;
- Em outras palavras;
- Ou melhor.
Concessivas
- Conquanto;
- Ainda que;
- Mesmo que;
- Posto que;
- Apesar de que;
- Nem que.
Como utilizar os conectivos essenciais para o ENEM?
Uma produção textual que apresenta coesão e coerência textuais, demonstra que quem escreveu tem domínio de conhecimento linguístico e suas relações de sentido.
Consequentemente, transparece cálculos de sentido, que possibilitará ao leitor a compreensão do texto, interpretação do conteúdo escrito e aplicação de conhecimentos globais, em outros termos, conhecimento de mundo.
Assim, os gêneros textuais dissertativos e argumentativos, exigem que aja relação de intertextualidade com outras referências textuais e essa relação de sentido e compreensão só é possível, inicialmente, se houver coerência no texto.
Desse modo, todas essas inferências sobre o gênero redação só se materializam por meio de escolhas lexicais, que ajudam a construir argumentos e persuadir o leitor. Assim, conectivos previamente decididos com exatidão para articular uma ligação que gera segmento nas orações.
Cada um dos exemplos a seguir são de diferentes momentos da redação, tanto da introdução quanto do desenvolvimento e conclusão. Então, agora que você já sabe o que são e já viu exemplos de conectivos essenciais na redação do ENEM, veja exemplos de como utilizá-los.
ENEM 2021 – Introdução
“Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil” – Giovanna Gamba Dias
“Em sua obra “Os Retirantes”, o artista expressionista Cândido Portinari faz uma denúncia à condição de desigualdade compartilhada por milhões de brasileiros, os quais, vulneráveis socioeconomicamente, são invisibilizados enquanto cidadãos. A crítica de Portinari continua válida nos dias atuais, mesmo décadas após a pintura ter sido feita, como se pode notar a partir do alto índice de brasileiros que não possuem registro civil de nascimento, fator que os invisibiliza. Com base nesse viés, é fundamental discutir a principal razão para a posse do documento promover a cidadania, bem como o principal entrave que impede que tantas pessoas não se registrem.”
Nessa introdução de uma redação do ENEM 2021 são utilizadas algumas conjunções. O termo “como” é utilizado para exemplificar a fala anterior.
Já “mesmo” e “bem como” são conjunções concessivas. Ou seja, apresentam um fato contrário da oração principal.
ENEM 2020 – Desenvolvimento
“O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira” – Aline Soares Alves
“Em primeiro lugar, a negligência do Estado, a escassez de projetos estatais que visem a assistência psiquiátrica na sociedade contribui para a precariedade desse setor e para a continuidade desse estigma envolvendo essa temática. Dessa maneira, parte da população deixa de possuir tratamento adequado, o que resulta na piora de sua saúde mental e na sua exclusão social. No entanto, apesar da Constituição Federal de 1988 determinar como direito fundamental do cidadão brasileiro e acesso à saúde de qualidade, essa lei não é concretizada, pois não há investimentos estatais suficientes nessa área. Diante dos fatos apresentados, é imprescindível uma ação do Estado para mudar sua realidade.“
O conectivo “e” está agindo como aditivo na frase, já “apesar” tem a função de contraste. Por fim, “Dessa maneira” traz a ideia de consequência.
ENEM 2019 – Conclusão
“A democratização do acesso ao cinema no Brasil” – Amanda Rocha
“Portanto, cabe à iniciativa privada, em parceria com os estados e municípios, promover a interiorização das salas de teledramaturgia, por meio da construção de novos empreendimentos em áreas distantes dos pólos econômicos e da redução dos custos para o consumidor de baixa renda, incentivando, então, a cultura mais democrática. Além disso, é responsabilidade da Ancine, Agência Nacional de Cinema, estabelecer um canal de comunicação mais efetivo com o telespectador, por intermédio de aplicativos e das redes sociais interativas, para que denúncias e reclamações sobre preços abusivos possam ser realizadas. Como efeito social, a democratização do cinema no Brasil será uma realidade, destruindo, assim, barreiras e “feudos” sociais.”
Na conclusão, é comum começar com a conjunção “portanto” devido à ideia de arrematar todas as ideias citadas anteriormente.
As conjunções “então” e “assim” agem como conectores de conclusão dentro do parágrafo e “além disso” é uma adição de ideias.
Exercícios sobre conectivos no ENEM
Nos desafios propostos pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a habilidade de articular ideias de forma clara e coesa desempenha um papel fundamental.
Entre as ferramentas que contribuem para a coesão textual, os conectivos destacam-se como elementos-chave na construção de um discurso lógico e fluido.
Assim, confira abaixo exercícios sobre conectivos essenciais na redação do ENEM:
1. ENEM 2021
Como ocorrem os eclipses solares?
Quando a Lua passa exatamente entre a Terra e o Sol, o astro que ilumina nosso planeta some por alguns minutos. O espetáculo só ocorre durante a lua nova e apenas nas ocasiões em que a sombra projetada pelo satélite atinge algum ponto da superfície do planeta. Aliás, é o tamanho dessa sombra que vai determinar se o desaparecimento do astro será total, parcial ou anular. Geralmente, ocorrem ao menos dois eclipses solares por ano. Um eclipse solar é uma excelente oportunidade para estudar melhor o Sol.
Disponível em: https://mundoestranho.abril.com.br. Acesso em: 21 ago. 2017 (adaptado).
Nesse texto, a palavra “aliás” cumpre a função de
A)promover uma conclusão de ideias valendo-se das informações da frase anterior.
B)indicar uma mudança de assunto e de foco no tema desenvolvido.
C)conectar a informação da frase anterior com a da posterior.
D)conferir um caráter mais coloquial à reportagem.
E)salientar a negação expressa na frase posterior.
Gabarito: C
2. ENEM 2018
Para os chineses da dinastia Ming, talvez as favelas cariocas fossem lugares nobres e seguros: acreditava-se por lá, assim como em boa parte do Oriente, que os espíritos malévolos só viajam em linha reta. Em vielas sinuosas, portanto, estaríamos livres de assombrações malditas. Qualidades sobrenaturais não são as únicas razões para considerarmos as favelas um modelo urbano viável, merecedor de investimentos infraestruturais em escala maciça. Lugares com conhecidos e sérios problemas, elas podem ser também solução para uma série de desafios das cidades hoje. Contanto que não sejam encaradas com olhar pitoresco ou preconceituoso. As favelas são, afinal, produto direto do urbanismo moderno e sua história se confunde com a formação do Brasil.
CARVALHO, B. A favela e sua hora. Piauí, n. 67, abr. 2012.
Os enunciados que compõem os textos encadeiam-se por meio de elementos linguísticos que contribuem para construir diferentes relações de sentido. No trecho “Em vielas sinuosas, portanto, estaríamos livres de assombrações malditas”, o conector “portanto” estabelece a mesma relação semântica que ocorre em
A) “[…] talvez as favelas cariocas fossem lugares nobres e seguros […].”
B) “[…] acreditava-se por lá, assim como em boa parte do Oriente […].”
C) “[…] elas podem ser também solução para uma série de desafios das cidades hoje.”
D) “Contanto que não sejam encaradas com olhar pitoresco ou preconceituoso.”
E) “As favelas são, afinal, produto direto do urbanismo moderno […].”
Gabarito: E
3. ENEM 2011
Cultivar um estilo de vida saudável é extremamente importante para diminuir o risco de infarto, mas também de problemas como morte súbita e derrame. Significa que manter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente já reduz, por si só, as chances de desenvolver vários problemas. Além disso, é importante para o controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e de glicose no sangue. Também ajuda a diminuir o estresse e aumentar a capacidade física, fatores que, somados, reduzem as chances de infarto. Exercitar-se, nesses casos, com acompanhamento médico e moderação, é altamente recomendável.
ATALIA, M. Nossa vida. Época. 23 mar. 2009.
As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se, no fragmento, que
A) a expressão “Além disso” marca uma sequenciação de idéias.
B) o conectivo “mas também” inicia oração que exprime ideia de contraste.
C) o termo “como”, em “como morte súbita e derrame”, introduz uma generalização.
D) o termo “Também” exprime uma justificativa.
E) o termo “fatores” retoma coesivamente “níveis de colesterol e de glicose no sangue”.
Gabarito: A
Aprimore sua escrita com o CRIA
Agora que você já aprendeu o que são os conectivos essenciais na redação do ENEM, o CRIA pode ser a ferramenta ideal para esse processo. Mas o que é o CRIA?
Projetado para ser um corretor de redações baseado em inteligência artificial e processamento de linguagem natural, o CRIA é uma ferramenta útil e simples de utilizar.
Assim, ele utiliza modelos de aprendizado de máquina gerados por meio de redações escritas por alunos reais e corrigidas por professores.
Através do modelo, o CRIA realiza previsões de notas por competência, análise de contexto na introdução, previsão de defesa de tese, previsão de fuga ao tema, previsão de intervenção, uso de parônimas e homônimas, etc.
Quais são as funcionalidades do CRIA?
- Análise instantânea da redação;
- Simulação da sua nota do ENEM por competência;
- Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
- Traz correções detalhadas por competência;
- Histórico de progresso;
- Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
- Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
- Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.
Qual o passo a passo para utilizar o CRIA?
Após escolher o plano, seu acesso à plataforma será liberado. Então, você pode escolher um tema disponível no site ou enviar outro tema desejado.
Em seguida, escreva o texto na área indica e submeta para correção. Em até 2 minutos sua redação do ENEM estará corrigida conforme as 5 competências do ENEM.
Por fim, após realizar as correções indicadas, atualize a análise para obter um novo resultado.
Acompanhe seu progresso
Após enviar as redações, é possível acessar outra ferramenta disponível para os alunos do CRIA: o gráfico com histórico de pontuação.
Assim, por meio dele, é possível visualizar de maneira clara as competências que precisam de mais atenção.
A quem o CRIA se destina?
- Para os professores, visamos diminuir a sobrecarga e otimizar a gestão da turma;
- Para os alunos, tornarmos o processo mais ágil, divertido, incentivando a prática constante.
Vamos começar? Então acesse aqui.
Esse artigo foi útil?
Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1
Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.
Vamos melhorar este post.
Como podemos melhorar esse post?