CRIA logo

Significado das cores da prova do ENEM: confira!

Compartilhe

Os cadernos de prova do ENEM possuem cores diferentes. Mas você sabe o significado de cada uma delas? Confira aqui!

Já parou para pensar se existe algum significado das cores da prova do ENEM? Se você já fez o exame, provavelmente teve essa dúvida. A resposta é simples: elas apenas servem apenas para diferenciar os tipos de cadernos distribuídos durante a aplicação do exame.

O ENEM surgiu em 1998 para avaliar as competências básicas para o exercício pleno da cidadania. Além disso, é uma modalidade alternativa ou complementar aos exames de acesso aos cursos profissionalizantes, pós-médios e ao ensino superior.

Desse modo, devido a essa relevância, faz muitos participantes do exame podem imaginar que exista algum significado para cada uma das cores dos cadernos de prova.

Então, confira abaixo o motivo das cores da prova do ENEM e algumas dúvidas frequentes sobre o exame. Continue com o CRIA e boa leitura.

significado das cores da prova do enem
É importante que os candidatos verifiquem cuidadosamente a cor do caderno de prova que receberam – Foto: Pexels.

Quais são as cores da prova do ENEM?

Os cadernos de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), possuem quatro cores: amarelo, azul, rosa e branco.

Você também pode se interessar por:

Qual a diferença de cores das provas do ENEM?

A grande diferença entre as cores das provas do ENEM é a ordem de disposição das questões. Assim, para cada versão, existe uma organização própria para não haver a possibilidade de fraude, isto é, “cola” na hora do exame.

Desse modo, os candidatos sentados próximos uns dos outros não receberão os mesmos conjuntos de questões na mesma ordem.

Vale lembrar que na hora de conferir o gabarito, é preciso saber qual é a cor do seu caderno de prova para evitar alguma confusão.

Qual o significado das cores da prova do ENEM?

Bom, como já deu para perceber, não há um significado das cores da prova do ENEM. Nesse sentido, não possuem um significado específico em termos de conteúdo ou dificuldade das questões.

Cada um dos cadernos de prova contém o mesmo conjunto de perguntas, mas a ordem das questões e das alternativas muda para cada versão.

 Como saber a cor do caderno do ENEM?

Para identificar a cor do caderno do ENEM, é necessário ter a prova em mãos. Assim, ao receber o teste, verifique a cor que está na capa para preencher o gabarito corretamente.

O que acontece com quem é pego colando no ENEM?

Se um candidato for pego colando durante a realização do ENEM, ele estará sujeito a várias consequências, sendo elas:

  • A prova do candidato pode ser anulada, o que significa que sua pontuação não será considerada para o ingresso no ensino superior;
  • O candidato pode não poder participar de edições do ENEM futuras por um período;
  • O candidato pode enfrentar sanções legais, como multas ou processos criminais, dependendo da gravidade da situação, por exemplo, fraude ou falsificação de documentos.

Tem problema marcar a cor errada no ENEM?

É verdade que marcar a cor errada no caderno de prova do ENEM pode causar problemas ao corrigir o exame. Assim, cada caderno de prova tem uma cor definida (amarelo, azul, rosa ou branco), e os gabaritos de correção correspondem a essa cor.

Nesse sentido, se um candidato marca suas respostas em um caderno de cor diferente daquela que foi designada para ele, seu exame pode ser corrigido de acordo com um gabarito errado, afetando negativamente sua pontuação final no exame.

Qual a melhor forma de preencher o gabarito do ENEM?

Para preencher o gabarito do ENEM corretamente e evitar erros, é importante seguir as orientações básicas do INEP. Então, utilize caneta esferográfica de tinta preta e preencha os círculos completamente.

Além disso, marque apenas uma alternativa por questão e evite rasuras a todo custo. Por fim, confira as marcações ao finalizar e veja se não deixou nenhuma questão em branco, mesmo que os erros não são penalizados na prova.

Então, ao finalizar a prova, entregue o gabarito ao aplicador no local indicado, seguindo as instruções fornecidas durante a aplicação do exame.

Como destacar o gabarito do ENEM?

Esse momento exige muita cautela e precisão, já que se houver algum dano no gabarito, o candidato pode ser eliminado do exame. Desse modo, a melhor maneira é dobrar a parte destacada, até que fique mais maleável para destacá-lo.

Dicas de como assinalar o gabarito do ENEM:

Para preencher o gabarito do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), siga estas orientações:

  1. Utilize uma caneta esferográfica de tinta preta para preencher o gabarito. O preenchimento deve ser feito completamente, sem ultrapassar os limites dos círculos.
  2. Marque apenas uma alternativa por questão. Caso marque mais de uma alternativa, a questão será considerada errada.
  3. Faça a marcação de forma cuidadosa e nítida, preenchendo o círculo completamente. Evite borrões ou rasuras que dificultem a leitura óptica do gabarito.
  4. Não dobre, amasse ou suje o cartão de respostas do gabarito, pois isso pode prejudicar a leitura das respostas durante a correção.
  5. Verifique se está preenchendo o gabarito correspondente à prova que está fazendo. Cada prova tem um gabarito específico, identificado pela cor (amarelo, azul, rosa ou branco).
  6. Ao terminar de responder todas as questões da prova, confira se todas as marcações estão corretas antes de entregar o gabarito ao aplicador.

Aprimore sua escrita com o CRIA

Agora que você compreendeu não haver significado das cores da prova do ENEM, é hora de praticar. Com isso, o CRIA pode te ajudar. Mas o que é o CRIA?

Projetado para ser um corretor de redações baseado em inteligência artificial e processamento de linguagem natural, o CRIA é uma ferramenta útil e simples de utilizar.

Assim, ele utiliza modelos de aprendizado de máquina gerados por meio de redações escritas por alunos reais e corrigidas por professores.

Então, através do modelo, o CRIA realiza a correção das redações seguindo os parâmetros gerais cobrados por diversos vestibulares.

cria
Agora o CRIA corrige suas redações de todos os vestibulares – Fonte: CRIA.

Quais são as funcionalidades do CRIA?

  • Análise instantânea da redação;
  • Simulação da sua nota do ENEM por competência;
  • Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
  • Traz correções detalhadas por competência;
  • Histórico de progresso;
  • Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
  • Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
  • Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.
O CRIA, uma ferramenta de correção de redações com inteligência artificial, te ajuda a praticar para o ENEM — Vídeo: Reprodução.

Qual o passo a passo para utilizar o CRIA?

Após escolher o plano, seu acesso à plataforma será liberado. Então, você pode escolher um tema disponível no site ou enviar outro tema desejado.

Em seguida, escreva o texto na área indica e submeta para correção. Em até 2 minutos sua redação do ENEM estará corrigida conforme as 5 competências do ENEM.

Por fim, após realizar as correções indicadas, atualize a análise para obter um novo resultado.

inteligencia artificial para corrigir redacao
CRIA: corretor de redação por inteligência artificial — Foto: CRIA.

Acompanhe seu progresso

Após enviar as redações, é possível acessar outra ferramenta disponível para os alunos do CRIA: o gráfico com histórico de pontuação.

Assim, por meio dele, é possível visualizar de maneira clara as competências que precisam de mais atenção.

grafico de correcao de redacao interativo
Gráfico de correção de redação interativo — Fonte: CRIA.

A quem o CRIA se destina?

  • Para os professores, visamos diminuir a sobrecarga e otimizar a gestão da turma;
  • Para os alunos, tornarmos o processo mais ágil, divertido, incentivando a prática constante.

Vamos começar? Então acesse aqui.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

como e a redacao da uft

Como é a redação da UFT 2024/2?

A redação da UFT segue o padrão comum de muitos vestibulares, solicitando aos candidatos que produzam um texto dissertativo-argumentativo. A avaliação é baseada em cinco competências específicas, conforme detalhado no edital da instituição.

Leia mais »