CRIA logo

Conheça as regras do ENEM: 10 dicas essenciais

Compartilhe

Se você está inscrito no ENEM 2023, precisa se atentar às regras do exame. Desde o tipo de caneta até o que pode ser levado no dia, é importante verificar todos os detalhes antes da prova. Então, conheça as regras do ENEM.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), organizado pelo Cespe/UnB, Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília, é um exame que avalia as habilidades dos alunos que estão terminando o ensino médio em instituições públicas ou privadas.

O ENEM tem sido uma das principais métricas para avaliar o Ensino Médio no Brasil nos últimos anos. O exame exige questões objetivas e uma redação dissertativa, e, além disso, existem algumas regras a serem seguidas.

Todos as provas vestibulares e exames como ENEM possuem regras a serem seguidas. Não sabe quais são? Então, conheça as regras do ENEM que o CRIA organizou para você. Boa leitura.

conheca as regras do enem
Conheça as regras do ENEM: tudo o que você precisa saber para fazer a maior prova do Brasil — Fonte: Freepik.

Conheça as regras do ENEM

Criado em 1998, o ENEM se tornou um marco no sistema educacional do país, sendo responsável por uma maior democratização da educação. Se você se inscreveu no ENEM 2023, precisa entender como funciona a prova e também quais são as regras fundamentais.

Então, conheça as regras do ENEM:

1. Cumprir os prazos de inscrição

O INEP estabelece um prazo para a inscrição dos candidatos. Assim, os candidatos devem oferecer informações pessoais durante a inscrição online, escolher a língua estrangeira da prova, escolher o local do exame e, se necessário, solicitar atendimento especializado.

Caso você perca o prazo de inscrição, não será possível participar do exame no ano desejado. Então fique de olho e não perca as datas.

2. Justifique a falta da edição anterior

Caso você tenha faltado ao ENEM no ano anterior, é necessário justificar a falta caso necessite solicitar a taxa de inscrição. Assim, segundo o INEP:

“A justificativa é direcionada ao participante que adquiriu a isenção da taxa na edição anterior, mas faltou aos dois dias de aplicação e deseja pedir isenção novamente, em 2022. Para isso, é necessário anexar no sistema a documentação que comprove os motivos da ausência.”

Você pode verificar a informação completa clicando aqui.

3. Quem pode pedir a taxa de isenção?

Segundo o INEP, apenas candidatos enquadrados em situação de vulnerabilidade socioeconômica podem solicitar a isenção.

Eles devem ser membros de famílias de baixa renda, com Número de Identificação Social (NIS) único e válido, além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até 3 salários mínimos.

Além disso, caso você já tenha pedido a taxa de isenção no ano anterior e não comparecido, será necessário justificar a falta para as próximas provas.

Você também pode se interessar por:

4. Não leve itens proibidos

Todo mundo sabe que não é possível utilizar celular na hora da prova, mas você sabia que é proibido itens como:

  • Óculos escuros, bonés, chapéus e similares;
  • Lápis, borracha, lapiseira e calculadoras;
  • Fones de ouvido;
  • Relógios e chaves;
  • Dispositivos eletrônicos, como celulares, tablets e outros.

Vale lembrar que se o telefone tocar, independe se você estiver com ele em mãos ou não, o candidato será desclassificado. Então, fique muito a atento com isso.

5. Leve a caneta correta

Jamais se esqueça que apenas é permitido o uso da caneta esferográfica de tinta preta e de material transparente. Por isso, não leve outro tipo de caneta para não causar problemas, já que pode ser eliminado da prova por conta do uso do material incorreto.

conheca as regras do enem
Existem muitas regras para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio, assim não deixe de conhecê-las — Fonte: Freepik.

6. Fique atento aos horários

Os portões dos locais de prova são fechados pontualmente, e os candidatos devem chegar com antecedência. Então, é recomendável que os participantes estejam no local em pelo menos 1 hora antes do início das provas.

Afinal, você não quer aparecer como meme dos atrasados no ENEM, não é mesmo? A dica é se organizar bem para chegar no horário. Se o endereço de prova for distante da sua casa, vá algum dia antes, verifique como chegar ao local e saia de casa com algumas horas de antecedência.

Caso o participante não consiga entrar no local de prova no horário determinado, será impedido de realizar a prova.

7. Não se esqueça do documento com foto

No dia da prova, é obrigatório apresentar um documento de identificação original com foto, como RG ou CNH. Assim, é recomendável levar também o cartão de confirmação de inscrição, que contém informações importantes.

8. Não utilize calculadoras ou materiais de consulta

Uma das regras fundamentais do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a proibição do uso de calculadoras ou materiais de consulta durante a realização das provas.

Nesse sentido, o ENEM é projetado para avaliar o conhecimento e as habilidades dos candidatos sem o uso de ferramentas externas, garantindo, assim, a igualdade de condições para todos.

Desse modo, o não cumprimento dessa regra pode levar à eliminação do candidato ou à anulação de sua prova, resultando em consequências negativas para sua pontuação e participação no processo seletivo.

9. Respeite o tempo de aplicação da prova

O ENEM se divide em 2 dias de aplicação, com diferentes áreas de conhecimento em cada um. Cada prova tem um tempo máximo de realização, e os candidatos devem administrá-lo adequadamente.

Então, o exame terá 5h30 de duração no primeiro dia e de 5h no segundo dia. O tempo mínimo de permanência na prova é de 2 (duas) horas, ou seja, o candidato não pode sair antes desse horário.

10. Para levar o caderno de questões para casa, fique até o final.

Não é permitido que os candidatos levem o caderno de questões para casa a qualquer momento que sair da prova. Então, somente os que ficarem até os últimos 30 minutos do exame poderá levá-lo consigo.

O que acontece se eu não cumprir as regras do ENEM?

O não cumprimento das regras do ENEM pode resultar em diversas consequências, que vão desde advertências até a desclassificação do candidato.

Desse modo, é fundamental que os participantes estejam cientes das regras e as sigam rigorosamente para evitar problemas. Então, algumas das possíveis consequências incluem:

  • Advertência em casos menos graves;
  • Eliminação do candidato;
  • Anulação da prova;
  • Impedimento de participar de futuras edições.

Como utilizar o CRIA nos seus estudos?

Projetado para ser um corretor de redações baseado em inteligência artificial e processamento de linguagem natural, o CRIA é uma ferramenta útil e simples de utilizar.

Assim, ele utiliza modelos de aprendizado de máquina gerados por meio de redações escritas por alunos reais e corrigidas por professores.

Através do modelo, o CRIA realiza previsões de notas por competência, análise de contexto na introdução, previsão de defesa de tese, previsão de fuga ao tema, previsão de intervenção, uso de parônimas e homônimas, etc.

Quais são as funcionalidades do CRIA?

  • Análise instantânea da redação;
  • Simulação da sua nota do ENEM por competência;
  • Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
  • Traz correções detalhadas por competência;
  • Histórico de progresso;
  • Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
  • Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
  • Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.
O CRIA, uma ferramenta de correção de redações com inteligência artificial, te ajuda a praticar para o ENEM — Vídeo: Reprodução.

Qual o passo a passo para utilizar o CRIA?

Após escolher o plano, seu acesso à plataforma será liberado. Então, você pode escolher um tema disponível no site ou enviar outro tema desejado.

Em seguida, escreva o texto na área indica e submeta para correção. Em até 2 minutos sua redação do ENEM estará corrigida conforme as 5 competências do ENEM.

Por fim, após realizar as correções indicadas, atualize a análise para obter um novo resultado.

inteligencia artificial para corrigir redacao
CRIA: corretor de redação por inteligência artificial — Foto: CRIA.

Acompanhe seu progresso

Após enviar as redações, é possível acessar outra ferramenta disponível para os alunos do CRIA: o gráfico com histórico de pontuação.

Assim, por meio dele, é possível visualizar de maneira clara as competências que precisam de mais atenção.

grafico de correcao de redacao interativo
Gráfico de correção de redação interativo — Fonte: CRIA.

A quem o CRIA se destina?

  • Para os professores, visamos diminuir a sobrecarga e otimizar a gestão da turma;
  • Para os alunos, tornarmos o processo mais ágil, divertido, incentivando a prática constante.

Vamos começar? Então acesse aqui.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

como e a redacao da uft

Como é a redação da UFT 2024/2?

A redação da UFT segue o padrão comum de muitos vestibulares, solicitando aos candidatos que produzam um texto dissertativo-argumentativo. A avaliação é baseada em cinco competências específicas, conforme detalhado no edital da instituição.

Leia mais »