O exame nacional do ensino médio está cada vez mais próximo, nos dias 13 e 20 de novembro, e por isso é importante atentar-se sobre as possibilidades de temas de redação para o ENEM 2022.
A prova do ENEM é dividida em quatro áreas principais de conhecimento – ciências humanas e suas tecnologias, ciências naturais e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas técnicas e matemática e suas tecnologias.
Então, cada área de conhecimento do Enem possui 45 questões objetivas que exigem interpretação textual, raciocínio e cálculo. Além disso, a redação dissertativa argumentativa é obrigatória no Enem, e também é considerada o maior peso avaliativo da prova.
Considerando essa informação, o tema da redação para o ENEM 2022 é provavelmente a parte mais difícil da avaliação para muitos alunos. Entretanto, existem maneiras de se preparar para o teste e escrever uma boa redação no dia da prova.
Nesse sentido, os acontecimentos da atualidade são o foco da redação do Enem, e sempre possuem possibilidade de serem o tema do ano. Sendo assim, estar atualizado pode ser um grande diferencial para você se preparar e saber quais argumentos usar para impressionar as bancas de exame.
Confira todas as informações relevantes sobre como estudar para redação do ENEM 2022 abaixo.
Como funciona o ENEM?
Sobretudo, o ENEM é o exame nacional do ensino médio, que serve para avaliar a qualidade de desempenho das escolas no Brasil. Sendo assim, ele é composto por 180 questões objetivas (múltipla escolha) de diversas matérias pertinentes ao ensino médio, e 1 redação.
Hoje, além da função de estabelecer um parâmetro para qualidade de ensino no país, o ENEM também é a chave principal de entrada em universidades públicas e privadas.
Apesar de ser voltada para avaliar o aluno que está concluindo o ensino médio, a prova do ENEM é aberta para qualquer pessoa, esteja ela nos primeiros anos do ensino médio, ou com nível de pós-doutorado.
As provas do ENEM são divididas em 5 segmentos:
- Ciências humanas e suas tecnologias (Filosofia, sociologia, geografia e história)
- Ciências da natureza e suas tecnologias (Biologia, química e física)
- Linguagens, códigos e suas tecnologias (Língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação)
- Matemática e suas tecnologias
- Redação
No primeiro dia de prova, você terá 4h30 para fazer 90 questões, sendo 45 de Ciências humanas e suas tecnologias e outras 45 de ciências da natureza e suas tecnologias.
Já no segundo dia, o tempo será um pouco maior: 5h30. Isso porque, além de responder as 45 questões de matemática e mais 45 de linguagens, você também terá a redação para produzir.
Pensando nisso, preparamos uma lista de possíveis temas de redação para ENEM 2022 para você começar a pesquisar e treinar sobre os temas
Temas de redação para o ENEM 2022
O método do INEP para escolher o tema da redação para o Enem é secreto, mas as especulações sempre rolam soltas seguindo os principais tópicos coletivos. O que se sabe sobre a escolha, é que envolvem especialistas selecionados pelo INEP, e que ela acontece cerca de 4 a 5 meses antes da prova.
O tema pode passar por aspectos políticos, sociais, culturais… Por exemplo, em 2019, o tema foi “a democratização do acesso ao cinema no Brasil”.
Outros exemplos de edições passadas foram: “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira” em 2020; “invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil” na primeira aplicação do exame em 2021, e “Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil” na reaplicação da edição.
Os temas são bastante variados, por isso, é tão importante se manter atualizado e pesquisar por diversos assuntos.
Veja a seguir alguns temas que podem cair na redação ENEM 2022:
Cultura do cancelamento
A cultura do cancelamento vem sido discutida ha bastante tempo e hoje vemos que não se trata apenas de um termo passageiro da internet que logo desaparece.
Vemos severas consequências, não só no meio offline como perda de seguidores, o isolamento e sensação de impotência de quem é vítima também é algo que se destaca como preocupante no meio dessa questão.
Em casos extremos pode levar em quadros clínicos de depressão e ansiedade.
Por toda repercussão do tema e pela complexidade que ele carrega, é uma possível pauta para a redação do ENEM.
Algoritmo das redes sociais
O algoritmo das redes sociais é um dos temas cogitados para a redação ENEM 2022, não é difícil de imaginar sua relevância nos tempos atuais, em meio a era da internet e a presença online da grande maioria da população mundial de todas as idades.
O algoritmo criado para redes sociais proporciona uma manipulação do conteúdo que consumimos e influencia nossos gostos, escolhas e até estilo de vida. Até onde esse “controle” pode chegar? Essa é uma discussão que rende muito material para uma redação do ENEM.
Evasão escolar
Nos últimos anos, a quantidade de crianças que saíram de suas escolas e hoje vivem sem educação básica, que é direito do jovem no Brasil, aumentou drasticamente. Isso aconteceu principalmente no período da pandemia, com milhares de estudantes tendo que abandonar suas escolas em decorrência do covid19 e suas consequências.
Muitas escolas, principalmente públicas, não estavam preparadas para migrar para o ensino digital, da mesma forma que muitos estudantes também não possuíam material suficiente para acompanhar as aulas, e estudar em casa de forma online.
Esse é um problema grave que cabe em muitas exigências de boas práticas de redação no ENEM: o uso de estatísticas, direitos humanos, fatos e citações que atestem a veracidade da questão.
Insegurança alimentar
A insegurança alimentar, diferente do que se pensa, não é um nome diferente para retratar a fome, e sim um retrato da incerteza de ter um prato cheio para alimentar as famílias brasileiras.
A insegurança alimentar representa a insegurança dos recursos serem eficazes o suficiente para trazer alimento até a mesa de todos.
A pandemia aumentou o índice de insegurança alimentar, fazendo com que mais famílias passem fome e não saibam quando terão sua próxima refeição.
Violência doméstica
Também teve aumento durante a pandemia de COVID-19, os casos de violência domestica no Brasil.
Neste tema, é importante também abordar fatos, estilísticas e notícias reais sobre essa dura realidade que vivemos. Quanto mais informações que agreguem veracidade e gravidade, melhor.
Importância da democracia
As pautas políticas estão, cada vez mais, sendo discutidas amplamente pela sociedade. A polarização política que vivemos cria mais uma vez o questionamento “o quão importante é a democracia em nossas vidas?”
Não podemos negar que não é possível se abster desse questionamento mais, e por isso, trazer esse tema na redação é algo tão plausível.
Como treinar redações com estes temas?
Portanto, o melhor conselho que podemos dar para te deixar preparado ao se deparar com um desses temas de redação no ENEM 2022, é: pratique!
Leia cada uma dessas sugestões com atenção e tente se lembrar de todos os elementos que você conhece sobre cada um deles. Desde o mais simples até o mais polemico, nenhum pode passar despercebido, dê atenção a eles e pesquise dados reais que comprovem seus pensamentos e lembranças.
Mesmo que alguns assuntos pareçam vagos demais para você, essa é a hora para se familiarizar com eles!
Aprimore sua escrita com o CRIA
Agora que você conferiu os possíveis temas de redação para o ENEM 2022, é hora de praticar. Com isso, o CRIA pode te ajudar. Mas o que é o CRIA?
Projetado para ser um corretor de redações baseado em inteligência artificial e processamento de linguagem natural, o CRIA é uma ferramenta útil e simples de utilizar.
Assim, ele utiliza modelos de aprendizado de máquina gerados por meio de redações escritas por alunos reais e corrigidas por professores.
Então, através do modelo, o CRIA realiza a correção das redações seguindo os parâmetros gerais cobrados por diversos vestibulares.
Quais são as funcionalidades do CRIA?
- Análise instantânea da redação;
- Simulação da sua nota do ENEM por competência;
- Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
- Traz correções detalhadas por competência;
- Histórico de progresso;
- Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
- Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
- Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.
Qual o passo a passo para utilizar o CRIA?
Após escolher o plano, seu acesso à plataforma será liberado. Então, você pode escolher um tema disponível no site ou enviar outro tema desejado.
Em seguida, escreva o texto na área indica e submeta para correção. Em até 2 minutos sua redação do ENEM estará corrigida conforme as 5 competências do ENEM.
Por fim, após realizar as correções indicadas, atualize a análise para obter um novo resultado.
Acompanhe seu progresso
Após enviar as redações, é possível acessar outra ferramenta disponível para os alunos do CRIA: o gráfico com histórico de pontuação.
Assim, por meio dele, é possível visualizar de maneira clara as competências que precisam de mais atenção.
A quem o CRIA se destina?
- Para os professores, visamos diminuir a sobrecarga e otimizar a gestão da turma;
- Para os alunos, tornarmos o processo mais ágil, divertido, incentivando a prática constante.
Vamos começar? Então acesse aqui.
Esse artigo foi útil?
Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1
Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.
Vamos melhorar este post.
Como podemos melhorar esse post?