CRIA logo

Inscrição ENEM 2023: tudo o que você precisa saber!

Compartilhe

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2023 abre as inscrições nessa segunda-feira e estarão abertas até dia 16 de Junho. Está com dúvidas sobre a inscrição ou sobre a prova? Confira o cronograma completo e informações necessárias para a inscrição ENEM 2023.

O Exame Nacional do Ensino Médio, mais reconhecido como ENEM, é uma avaliação educacional aplicada anualmente no Brasil. Em suma, o exame é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação.

Além disso, o exame objetiva avaliar a qualidade do ensino médio no Brasil e fornece umanota para que os estudantes possam ingressar em instituições de ensino superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Acontece todos os anos em todas as regiões do Brasil e todos que desejam realizar a prova podem se inscrever. Assim, basta se cadastrar no site e pagar a taxa de inscrição dentro do limite estabelecido pelo INEP.

Então, o CRIA elaborou esse artigo completo para você se inteirar de todo o processo de inscrição. Boa leitura.

inscricao enem 2023
Conheça tudo o que você precisa saber sobre a inscrição ENEM 2022 – Fonte: Pexels

Quem pode se inscrever?

Todos que desejam realizar a prova podem se inscreverem, basta seguir as orientações e as datas previstas. Então, concluintes e ex-concluintes do ensino médio, candidatos treineiros e pessoas privadas de liberdade para o ENEM PPL.

Você também pode gostar de:

Como se inscrever para o ENEM 2023?

Assim, para realizar a inscrição e os demais procedimentos exigidos, os interessados devem utilizar o login único da plataforma Gov.br.

No site do (INEP), existe uma página dedicada a fornecer orientações essenciais aos participantes do Enem. Além disso, há uma seção de perguntas frequentes sobre o exame, onde os interessados podem encontrar respostas claras e precisas para as dúvidas mais comuns. Dessa forma, é possível obter os esclarecimentos necessários de forma prática e acessível.

Qual é o valor da taxa de inscrição do Enem 2023?

Para os candidatos em vulnerabilidade social, o ENEm garante o direito de isenção, porém, os temais precisam realizar o pagamento de uma taxa de R$ 85 até o dia 21 de junho. Assim, a inscrição só será efetivada após a confirmação do pagamento dentro da data limite. Além disso, é possível fazer o pagamento por meio de boleto, PIX ou cartão de crédito.

Quais são os documentos para realizar o ENEM?

Os documentos tantos para realizar a inscrição e para se apresentar no momento da prova continuam os mesmos, assim um documento oficial com foto é válido. Neste ano, o exame manteve a possibilidade de utilizar documentação digital, porém prints de tela não serão aceitos.

Durante o processo de inscrição, é exigido fornecer o CPF e a data de nascimento, que devem ser os mesmos registrados na Receita Federal. Uma novidade desta edição é que aqueles que optarem pelo uso do nome social e já tiverem cadastrado na base da Receita não precisarão enviar documentos adicionais.

Também é permitida a inscrição de participantes estrangeiros na prova, desde que possuam documento de identidade emitido pelo Ministério da Justiça ou carteira ou documento provisório de Registro Nacional Migratório.

Datas importantes do ENEM 2023

Segundo o Edital do ENEM 2023, as inscrições estão aberta do dia 5 de junho até dia 16. Então, atente-se, pois esse período é curto e não há excessões para retardatários. O pagamento da prova deve ser realizado entre os dias 5 a 21 de junho.

Além disso, aos candidatos que precisarem de Atendimento Especializado e Tratamento pelo Nome Social devem solicitar até o dia 16 de junho também.

A aplicação da prova será no dia 5 e 12 de novembro de 2023, ou seja, seguindo o modelo anterior de dois domingos.

Confira agora o calendário completo:

edital enem 2023
Edital ENEM 2023. Fonte: INEP

Passo a passo de como se inscrever no ENEM 2023

Veja agora um passo a passo de como se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio de 2023.

1º Passo: acesse a página do participante

As inscrições para o Enem 2023 serão realizadas através da Página do Participante. Ao acessar o site, a assistente virtual “Nanda” o receberá calorosamente e explicará que é possível realizar a inscrição para o exame e consultar resultados de edições anteriores.

Para iniciar a inscrição, será necessário fazer login no portal Gov.br. Caso não possua um cadastro, basta criar uma conta e retornar à Página do Participante.

ENEM 2023
Inscrição ENEM 2023 – Fonte: INEP

Ao selecionar a opção “Inscrição”, a assistente virtual Nanda solicitará que você clique na imagem correspondente ao item solicitado por ela, o qual o Inep adota como uma medida de segurança. No exemplo abaixo, foi solicitado ao participante que clique na imagem do “avião”.

ENEM 2023
Conheça o passo a passo para se inscrever. – Fonte: INEP

2º Passo: informe os dados pessoais

Depois de clicar na imagem solicitada, você deverá fornecer o seu número de CPF. Em seguida, será necessário digitar a sua data de nascimento.

INEP 2023
Fonte: INEP


É obrigatório que o número do CPF seja pessoal e não seja possível se inscrever utilizando o documento de outra pessoa. A documentação será utilizada para identificação do participante ao longo de todo o processo do Enem 2023, bem como em outras edições, caso o estudante decida realizar a prova novamente.

Na próxima tela, a assistente virtual Nanda solicitará o preenchimento de informações como sexo, cor/raça, estado civil e nacionalidade.

inep 2023
Fonte: INEP 2023

Desse modo, na sequência, você terá que informar a cidade e o estado onde nasceu.

inep 2023
Fonte: INEP

Por último, a Nanda solicitará o CEP do local em que você mora. Porém, quem não souber pode procurar no site dos Correios. 

inep 2023
Fonte: INEP

Por fim, coloque o seu endereço atual para prosseguir com a inscrição.

3º Passo: atendimento especializado

O atendimento especializado no Enem é um recurso disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para participantes que possuem necessidades específicas durante a realização da prova. Em suma, esse tipo de atendimento visa garantir a igualdade de oportunidades e acessibilidade aos candidatos, permitindo que eles participem do exame em condições adequadas.

O atendimento especializado é destinado a pessoas com deficiência, transtornos do espectro autista, dislexia, déficit de atenção, entre outras condições que podem impactar a realização da prova.

Desse modo, selecione se você precisará ou não desse atendimento:

inep enem 2023
Fonte: INEP

Assim, essas são as possibilidades de atendimento especial do ENEM. Selecione se precisará e passe para o próximo passo:

enem 2023
Fonte: INEP

4º Passo: escolha a Língua Estrangeira

Após isso, será necessário selecionar a língua estrangeira que será avaliada na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Então, as opções disponíveis são Inglês e Espanhol, e quaisquer alterações só podem ser feitas durante o período de inscrições do Enem.

inep 2023
Fonte: INEP

5º Passo: informe a escolaridade

Durante a inscrição do Enem 2023, será solicitado que você informe o seu nível de escolaridade. É importante ressaltar que essa opção não poderá ser alterada após a conclusão da inscrição no exame.

Será necessário indicar se você está atualmente cursando o ensino médio ou se já concluiu essa etapa. Além disso, será solicitado que você informe se estudou em escola pública ou privada, bem como se obteve a formação de maneira regular, por meio de supletivo ou por meio do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).

inep enem 2023
Fonte: INEP

6º Passo: escolha a cidade de prova

Agora, você deverá selecionar o estado e o município onde realizará as provas do Enem. É importante destacar que não é possível escolher a escola ou local específico de prova, apenas o município.

É fundamental atentar-se ao fato de que a cidade de prova não poderá ser alterada após a conclusão das inscrições. Portanto, se você estiver planejando mudar de cidade, por exemplo, é necessário escolher o município onde estará nos dias 5 e 12 de novembro, que são as datas de realização das provas do Enem.

inep 2023
Fonte: INEP

7º Passo: responda o questionário socioeconômico

O próximo passo do processo de inscrição no Enem 2023 consiste no preenchimento do questionário socioeconômico. Então, esse questionário contém 25 perguntas que visam coletar informações sobre o perfil econômico e social seu e de sua família. Desse modo, esses dados são importantes para a organização do exame obter um panorama mais detalhado das condições socioeconômicas dos participantes.

inep 2023
Fonte: INEP

8° Passo: informe celular e e-mail

Durante o processo de inscrição, é necessário fornecer as seguintes informações de contato: telefone fixo (opcional), número de celular e endereço de e-mail. Esses dados são solicitados para que o Inep possa entrar em contato, caso necessário.

inep 2023
Fonte: INEP

9º Passo: insira uma foto e confirme seus dados

Durante o processo de inscrição, será necessário fazer o upload de uma foto sua no sistema. Em seguida, você revisará todas as suas informações e opções. Nesse sentido, se estiver tudo correto, marque a caixa “Confirmo a opção de língua estrangeira, modalidade e município de prova para a realização do Exame”. É importante destacar que essas opções não poderão ser alteradas após a confirmação da inscrição.

inep 2023
Fonte: INEP

10º Passo: pagamento da taxa

Por fim, após concluir a inscrição, será necessário acessar novamente a Página do Participante para gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU). No Enem 2023, a taxa de inscrição é de R$ 85.

Durante a etapa de pagamento, você receberá auxílio do assistente virtual “Beto”. Assim, ele apresentará as opções disponíveis para efetuar o pagamento da taxa: “Boleto” ou “Pix e cartão de crédito”. Você poderá escolher a opção que for mais conveniente para você.

O boleto da taxa de inscrição pode ser pago em casas lotéricas, agências bancárias, agências dos Correios que possuam o serviço do Banco Postal, por meio de internet banking e aplicativos de bancos.

Na edição de 2022, também foi possível realizar o pagamento da taxa através do Pix e cartão de crédito, com uma taxa adicional de R$ 2,54. No entanto, é importante observar que o parcelamento da taxa de inscrição no cartão de crédito está sujeito a juros.

A confirmação da inscrição no ENEM 2023 para aqueles que efetuaram o pagamento só será realizada após a confirmação do pagamento. O processo de compensação bancária pode levar até uma semana, de acordo com o INEP.

Se prepare para o ENEM 2023 com o CRIA

Quer estar bem preparado para o dia do exame? Bom, o CRIA você estará no caminho certo para a gabaritar a redação do ENEM. Assim, o corretor de redação por inteligência artificial pode acelerar o seu processo de estudos, já que utilizamos um banco de dados com milhares de redações para te fornecer uma correção fiel ao do exame.

Além disso, em até dois minutos sua redação será corrigida, informando os erros e os pontos de melhoria. Assim, o CRIA é um Software desenvolvido e testado por professores e alunos. Muito prático, não é mesmo?

Garanta acesso à plataforma e tire nota mil. Acesse agora.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

como e a redacao da uft

Como é a redação da UFT 2024/2?

A redação da UFT segue o padrão comum de muitos vestibulares, solicitando aos candidatos que produzam um texto dissertativo-argumentativo. A avaliação é baseada em cinco competências específicas, conforme detalhado no edital da instituição.

Leia mais »