CRIA logo

Declaração de Comparecimento ENEM: o que é?

Compartilhe

A declaração de comparecimento do ENEM atesta a presença no EXAME. Ou seja, é um documento de natureza comprovatória. Confira todos os detalhes aqui!

A declaração de comparecimento ENEM serve como um comprovante da presença nos dias de aplicação do exame. Desse modo, esta declaração pode ser necessária para vários motivos, como justificativa de ausência no trabalho ou em outras atividades.

Embora as provas do exame estejam alocadas apenas nos domingos, ainda existe a possibilidade do participante ter outro compromisso, como trabalho.

Assim, porque muitos desses profissionais trabalham aos domingos, aqueles que irão ao ENEM precisam emitir uma Declaração de Comparecimento para compensar a ausência.

Para entender o que é e como imprimir a declaração de comparecimento ENEM, confira esse guia completo elaborado pelo CRIA. Continue conosco e boa leitura.

declaracao de comparecimento enem
A declaração de comparecimento do ENEM é um documento que é utilizado para confirmar que o participante esteve presente no exame – Foto: Pexels.

O que é Declaração de Comparecimento ENEM?

A Declaração de Comparecimento ENEM é um documento oferecido pelo INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Assim, o documento permite justificar a sua ausência no trabalho ou outra atividade.

Em outras palavras, é simples para os candidatos imprimir e entregar a declaração ao aplicador durante os dias de prova, facilitando a demonstração de que eles não estavam no trabalho ou envolvidos em atividades que ocorreram durante o exame.

Você também pode se interessar por:

Para que serve a declaração de comparecimento ENEM?

A Declaração de Comparecimento ENEM permite atestar a presença do candidato nos dias de realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Assim, este documento é emitido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e pode ser utilizado para diversos fins.

Por exemplo:

  1. Justificar ausência no trabalho ou em outras atividades durante os dias de aplicação das provas.
  2. Comprovar participação no ENEM para processos seletivos de universidades, programas de bolsas de estudo, entre outros.
  3. Apresentar como documento necessário em processos administrativos ou jurídicos que exijam a comprovação da participação no exame.

Onde encontrar a declaração de comparecimento ENEM?

Se o candidato precisar justificar sua presença no exame, ele deve imprimir a declaração de comparecimento, assinada pelo aplicador do exame. A declaração está disponível na Página do Participante.

Ou seja, só é possível ter a declaração quem, antes do exame, imprimiu o documento e levou no dia da prova.

No entanto, vale ressaltar que antes de entrar na sala de provas, a declaração deve estar no envelope porta-objetos entregue pelos aplicadores. Caso não esteja, o candidato pode até mesmo ser eliminado e não poderá participar da prova.

Então, baixe e imprima a Declaração de Comparecimento diretamente em seu site oficial do INEP antes mesmo de ir em direção ao local de provas.

Passo a passo para acessar a declaração de comparecimento ENEM

  • Acesse a Página do Participante;
  • Faça seu login; e
  • Clique em “Baixar Declaração”.

No entanto, tenha cuidado. O documento fica disponível para consulta dias antes do dia da prova. Portanto, a declaração do primeiro dia do ENEM deve ser emitida apenas na próxima semana.

Além disso, a declaração do segundo dia do ENEM é normalmente divulgada um dia depois do dia da prova.

Arrase na redação do ENEM com o CRIA

Agora que você conferiu como a Declaração de Comparecimento ENEM, é hora de se preparar para a prova. Com isso, o CRIA pode te ajudar. Mas o que é o CRIA?

Projetado para ser um corretor de redações baseado em inteligência artificial e processamento de linguagem natural, o CRIA é uma ferramenta útil e simples de utilizar.

Quais são as funcionalidades do CRIA?

  • Análise instantânea da redação;
  • Simulação da sua nota do ENEM por competência;
  • Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
  • Traz correções detalhadas por competência;
  • Histórico de progresso;
  • Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
  • Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
  • Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.
O CRIA, uma ferramenta de correção de redações com inteligência artificial, te ajuda a praticar para o ENEM — Vídeo: Reprodução.

Acompanhe seu progresso

Após enviar as redações, é possível acessar outra ferramenta disponível para os alunos do CRIA: o gráfico com histórico de pontuação.

Assim, por meio dele, é possível visualizar de maneira clara as competências que precisam de mais atenção.

grafico de correcao de redacao interativo
Gráfico de correção de redação interativo — Fonte: CRIA.

Vamos começar? Então acesse aqui.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes